Ouça agora este podcast! “011 Como quebrar a monotonia das atividades aeróbicas”

Hoje vamos falar sobre como quebrar a monotonia das atividades aeróbicas e ainda melhorar seu condicionamento físico.

Uma fala muito comum nas academias é a falta de paciência para fazer atividades aeróbicas. Sempre escuto frases como: é maçante, não rende, os minutos não passam e por aí vai. Primeiro: fazer esteira, bicicleta, elíptico ou qualquer outro aeróbico é bem diferente de treinar. Quando você treina você sempre faz em direção a um objetivo. E este é o seu primeiro passo, traçar metas. E por que isso? Porque simplesmente você precisa destas referências para se comparar e ver o quanto está evoluindo, checar a eficiencia ou não do seu treino para dar continuidade ou mudar a direção. Através de testes iniciais você saberá seu condicionamento físico atual e a partir dai, entrar na rotina de treinos. Mas o que isso tem a ver com a quebra de monotonia no aeróbico? Então, eu vou falar para você a melhor parte de todas – que, além de quebrar a monotonia o treino, é muito mais eficiente do que simplesmente fazer aeróbico. O treino é uma sequência de variações didáticas que estimulam seu organismo a se adaptar às mais diferentes situações, e com estas modificações deixamos a atividade mais dinâmica além de exigir muito mais de você, gastando mais calorias e melhorando sua capacidade física.

Vamos para prática?

Você nada em média 40minutos duas vezes por semana na piscina do seu prédio ou clube. Sem duvida, 40 minutos de aeróbico que para alguns deve demorar um século. Para se transformar este tempo em treino deixando mais agradável, é necessário pegar algumas informações. O seu primeiro passo é, quantos metros são nadados em 40 minutos? Assim conseguimos saber qual o tempo que você gasta para nadar 100m, que é a melhor referência para intensidade nesta modalidade. Com este número podemos fracionar o período e construir séries variando o seu esforço, estimulando você a nadar mais rápido lhe proporcionando um maior gasto calórico, variando seu treino de diversas formas e evoluindo todas as suas capacidades aeróbicas de acordo com a distância. Você pode encaixar na sua rotina 5 tiros de 50m, com velocidade de 10 segundos mais rápidos que o tempo de referência nos 100m, com intervalos de 30 segundos parado. Este treino é extremamente dinâmico pois intercalamos em um curto espaço de tempo, natação rápida e pausas para recuperação, melhorando a capacidade cardiorrespiratória e automaticamente a velocidade do nado.

Sem dúvida após um período de doze semanas você nadaria 40 minutos de uma forma mais tranquila e conseguiria atingir uma maior distância se usarmos está distância como referência.

Para finalizar quero de citar parte de um livro de treinamento esportivo que tive oportunidade de ler a alguns meses atrás: “Sistematizar e controlar a carga de treinamento, assim como os períodos de recuperação, levando em consideração os objetivos e às características de cada praticante são as tarefas mais importantes para se evolução da forma física.”

Sendo assim, não tenha a sensação de gastar seu tempo fazendo aeróbico, otimize seus treinos e ganhe forma física de verdade.

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