Ouça agora este podcast!“011 Como ter disciplina para estudar para concursos?”

Como ter motivação para colocar os meus planos em ação?

Tudo começa com a disciplina. Com a disciplina você ganha a motivação diária e consistência no longo prazo. A disciplina não é algo que nasce com você. E talvez você se admire em ver uma pessoa muito disciplinada, que todos os dias, religiosamente, siga os passos traçados para conquistar um determinado objetivo. A disciplina é a combinação de dois grandes fatores:

  • E o primeiro deles é você entender o seu porquê de executar determinada ação.
  • E o segundo fator é alinhar expectativas do resultado pós concretizado após você realizar as ações necessárias para atingi-ló.

Neste episódio você vai conhecer 3 reflexões para aprender como ter mais disciplina para estudar para concurso todos os dias.

Hoje você vai aprender em detalhes os princípios básicos para desenvolver a sua disciplina, além de entender porque o hábito de estudar todos os dias é a chave para conquistar a aprovação em qualquer prova de concurso público.

Além disso, nós vamos quebrar o mito de que não é possível estudar sozinho e ser aprovado em um concurso público de alto nível. Lembre-se, a sua aprovação depende de vários fatores, é como nós conversamos nos episódios anteriores, você precisa dominar a tríade da aprovação, que é composta por: Planejamento, Método de Estudo e Mindset adequado.

E a união dessas três habilidades é o grande segredo para ser aprovado mais rápido e com facilidade.

Eu sou Pablo Amorim, o mestre dos concursos do dicas curtas e, semanalmente, trago aqui neste podcast, várias dicas e informações para ajudar você a ter alta performance nos estudos e conquistar a sua aprovação mais rápido em um concurso público.

Então, para que você não perca nenhuma dica e fique atualizado com todas as informações que estarei compartilhando aqui, basta assinar o podcast e acompanhar todas as semanas o mestre em concursos públicos do dicas curtas.

Agora, vamos para o que interessa!

Como desenvolver a disciplina para estudar

A disciplina é a chave para ganhar motivação e hábitos de consistência diários para conquistar qualquer objetivo. Seja ele qual for: Passar em um concurso público, emagrecer, dominar as suas finanças.

Mas como podemos gerar mais disciplina para estudar e ser aprovado?

A disciplina não é algo que nasce conosco. Ela é uma habilidade que pode ser desenvolvida através do hábito. Se você é uma pessoa indisciplinada e acredita que vai ser assim pelo resto da sua vida, pare agora, respire fundo e preste atenção até o final desse episódio. Eu vou te provar que você está errado. Você vai entender os conceitos por trás das pessoas altamente disciplinadas e aprenderá como ser assim também. É comum nós ficarmos admirados ao ver uma pessoa altamente disciplinada, que todos os meses poupa uma parte do seu salário para comprar o seu carro novo ou a sua casa nova à vista ou talvez você conheça alguém que acorde às 05 horas da manhã todos os dias para praticar determinada atividade física.

E por fim, temos os guerreiros que estudam todos os dias para passar em concurso, sejam 1, 2 ou mais horas por dia, religiosamente. Existem estudantes que acordam mais cedo, dormem mais tarde, ou ainda trocam o horário do almoço para ter uma horinha de estudos.

Mas como eles conseguem fazer isso?

A disciplina é a combinação de dois grandes fatores e o primeiro deles é você entender o seu grande porquê. Se você quer conquistar a sua aprovação, você precisa descobrir o seu porquê? Esse entendimento vai te dar maior clareza e mais força de vontade. Seja para acordar mais cedo, ou para dar aquele gás a mais quando a sua energia estiver em baixa. Não é simplesmente pelo salário que você deve estudar, mas pelos reais benefícios que você vai obter com o cargo público.

Por exemplo, ter uma casa decente, bem localizada, ter comida na mesa da sua família, poder pagar os seus estudos, ou os estudos dos seus filhos, cuidar da saúde deles. Pense no motivo que não te deixa dormir quando você coloca a cabeça no travesseiro, naquilo que te deixa preocupado todos os dias. Mas somente isso não basta para muitas pessoas. Muitas pessoas param aí.

É aí que entra o segundo fator, que é você alinhar as suas expectativas pós concretização do resultado, ou seja, você tem que entender o que vai acontecer com você quando você executar as suas tarefas e atingir os seus objetivos. Quando você for aprovado, como será a sua vida?

  • Você ter melhor realidade financeira?
  • Vai ter mais qualidade de vida?
  • Sua família vai viver dignamente?
  • Isso vai te dar mais liberdade de escolher o que você quer para a sua vida?

E a motivação diária acontece quando você une esses dois fatores.

1- Você sabe o que quer mudar na sua vida; e

2- Você cria uma visualização futura do seu objetivo concretizado.

 

O hábito de estudar é a chave para a aprovação

Antes de falarmos especificamente sobre o hábito de estudar, vamos definir hábito como sendo um comportamento aprendido e repetido frequentemente, independente das dificuldades, desculpas ou de qualquer outro motivo. Quando você incorpora determinada tarefa na sua rotina e repete essa tarefa sistematicamente, ela tende a se tornar um hábito, e ele passa a ocorrer de maneira automática. E o hábito de estudar todos os dias é justamente o que você vai usar para conseguir ter alta performance e disciplina para estudar.  Nosso cérebro busca a todo momento maneiras de poupar esforço. E para isso ele cria hábitos, ou seja, atalhos para tarefas rotineiras, para que ele não precise aprender novas habilidades todas vez que tive que executar essas tarefas. Automaticamente, ele transforma rotina em hábito. Dessa forma o cérebro se torna mais eficiente.

Pense em quais ações você realiza sem sequer pensar nelas: Escovar os dentes, amarrar os cadarços, olhar o whatsapp antes de dormir e ao acordar. Isso acontece também com tarefas mais complexas, como dirigir, cozinhar ou nas suas atividades profissionais. Quando você deita sem escovar os dentes te incomoda? Eu acredito que sim. E sabe por quê? Por que você quebrou o hábito. Se você tem o hábito de olhar os whatsapp ou qualquer outra rede social antes de dormir ou ao acordar, experimente ficar sem usar o celular nessas horas. Você provavelmente sentirá uma vontade angustiante de dar aquela “espiada”. E com os estudos vale o mesmo raciocínio. A maneira mais fácil de adquirir o hábito de estudar todos os dias é desenvolvendo justamente esse hábito. Começando devagar e ir aumentando gradativamente.

Como já conversamos, o hábito é a maneira que o cérebro tem para se tornar mais eficiente. Ele alivia a preocupação de ter que pensar em todas as ações para fazer menos esforço com tarefas repetitivas. Em outras palavras, o hábito vai fazer o seu cérebro se acostumar com os estudos. Você passará a sentir o efeito reverso, ou seja, passará a sentir falta de estudar quando deixar de estudar. Assim como o ato de escovar os dentes. Comporte-se como em um ritual, que deve ser seguido à risca todos os dias.

“O hábito torna suportáveis até as coisas mais assustadoras”

(Esopo – Escritor da Grécia Antiga)

Então, identifique a sua rotina, mapeie todas as suas atividades diárias, todos os dias. Faça o seu planejamento de estudos, trace um plano de ação e o siga religiosamente.

 

É possível estudar sozinho

Estudar sozinho exige muito autocontrole e disciplina. Você precisa estabelecer horários bem definidos. O ideal é que você crie o hábito de estudar nos mesmos horários sempre que for possível. Mas se não der, estude quando puder, só não deixe de estudar. Além disso, você precisa ter um bom ambiente de estudos, que tenha ao menos dois requisitos básico: Iluminação adequada e Silêncio. Obviamente o seu local de estudos deve ser organizado e funcional. Preze pela simplicidade.

É importante também que você respeite os seus limites, com tempo de intervalos durante o seu horário de estudos ( algo em torno de 10 minutos de descanso a cada 50 minutos de estudos é suficiente). Além disso, durma bem, cuide da sua alimentação e da sua saúde. Eu gosto muito da teoria de “chutar o balde”, Que é simplesmente não exagerar. O exagero causa estresse e ele esgota a sua atividade cerebral, a famosa estafa mental. Então, não abandone seus momentos de lazer, atividade física, encontro com amigos, saída para namorar e até mesmo tomar uma cerveja.  Ser concurseiro não significa deixar de viver. A chave está no equilíbrio.

 

Resumo:

  • E nesse episódio nós vimos basicamente o que é a disciplina, e como você pode desenvolver a disciplina para estudar todos os dias, aumentando o seu nível de motivação através de dois fatores básicos: que é você entender o seu porquê de criar o hábito diários de estudos, conhecendo os reais benefícios da sua aprovação, e alinhar as suas expectativas do resultado concretizado após você realizar as ações necessárias para atingi-lo.
  • Depois você aprendeu que o hábito de estudar é a chave para a sua aprovação. Pois a melhor maneira de acostumar o seu cérebro com a rotina de estudos é simplesmente estudar de forma rotineira. Pois, o nosso cérebro tende a se acostumar à rotina para reduzir esforços. E faz da rotina um hábito.
  • E, por último, você aprendeu que é perfeitamente possível estudar sozinho e ser aprovado em qualquer concurso público, até mesmo os concursos de alto nível. E, para isso, basta que você siga algumas simples recomendações e as incorpore à sua rotina diária.
  • Lembrando que o grande segredo é manter o equilíbrio, ou seja, você alinhar os estudos a um estilo de vida saudável e com qualidade de vida.

 

Espero que tenha gostado do episódio de hoje!

 

Curta, comente, compartilhe e deixe sua avaliação no ITunes para que este conteúdo chegue cada vez mais longe, ajudando mais e mais pessoas a serem aprovadas em um concurso público.

Caso fique com alguma dúvida, me procura lá no grupo do Mestre dos Concursos no Facebook, pois estarei à disposição para esclarecer todas elas.

Assine este podcast no seu dispositivo Apple através do aplicativo Podcast, ou no seu dispositivo Android usando o aplicativo de podcasts de sua preferência. E claro também através do Spotify e do Deezer.

Assim você recebe uma notificação sempre que um novo episódio estiver disponível.

Conheça também nosso time de experts através do nosso site: www.dicascurtas.com.br.

Até a próxima semana!

 

Pin It on Pinterest

Share This