Ouça agora este podcast!“029 Como ter ideias para criar conteúdos para atrair novos visitantes?”

 

Agora vamos conversar sobre a criação de conteúdos.

Muitas pessoas ficam em dúvida sobre quais conteúdos criar para conseguir atrair mais visitantes para seu site, ou apenas para engajar sua lista.

Talvez você esteja sem saber como abordar um tema ou por onde começar um determinado artigo.

Então neste episódio vou apresentar algumas ideias, para ajudar você na criação desses conteúdos.

Eu sou Breno Reis, o expert em Marketing Digital do Dicas Curtas e semanalmente trago aqui neste podcast, várias dicas e informações para ajudar você a alavancar suas vendas e também a conhecer um pouco mais sobre este mercado em constante evolução.

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Então vamos para o que interessa!

O conteúdo é sem sobra de dúvidas a estratégia chave para alcançar grandes resultados através das ações de marketing seja no meio digital ou não.

E isto tem se mostrado cada vez mais forte porque a propaganda tradicional já não surte mais o mesmo efeito de antigamente.

As pessoas já estão enjoadas de anúncios que interrompem seu filme, sua experiência ao utilizar um serviço ou consumir um conteúdo.

É através do conteúdo que uma determinada marca pode não apenas atrair mais tornar-se referência para seu público.

Porém uma dificuldade que muitas pessoas possuem na hora de criar seus conteúdos, é justamente saber quais conteúdos criar para que consiga resultados positivos para seu negócio.

Situação x Solução

Quando é feita a análise do público alvo a ser alcançado já é possível identificar que tipos de conteúdos devem ser gerados.

Basta analisar qual a situação indesejada ou problema que o público-alvo possui que precisa ser resolvida.

Após identificar estas situações, associar as soluções que seu produto ou serviço resolve, já fornecendo algumas informações básicas para você começar a elaborar algumas ideias de como apresentar a solução.

Situação

As situações indesejáveis ou problemas geralmente são pesquisados na internet pelo seu público-alvo.

Pode parecer bobagem, mas as pessoas fazem pesquisas na internet tentando encontrar a solução para algum problema, fazendo perguntas bem diretas.

Por exemplo: “como fazer x” ou “como resolver o problema y”.

Através do mecanismo de buscas do Google, é possível coletar algumas dessas informações digitando uma ou mais palavras no campo de pesquisa.

As sugestões que aparecem logo abaixo do campo de pesquisa, referem-se a pesquisas já realizadas anteriormente por outros usuários.

Porém você pode utilizar o Google Trends, uma ferramenta que mostra a tendência e o volume de buscas de uma determinada expressão.

Ela é bem intuitiva e vou deixar o link na descrição deste episódio, para você acessar e começar a fazer a análise das possíveis situações que o seu público-alvo esteja buscando soluções para ela.

 Solução

Já a abordagem da solução está diretamente ligada ao seu produto ou serviço, mas levando em consideração os benefícios, vitórias ou ganhos que o cliente alcançará ao se tornar seu cliente.

Por exemplo: Se um cliente quer conseguir organizar suas finanças, a solução seria sair do vermelho e conseguir poupar e garantir um futuro mais seguro para ele e sua família.

Ou ainda, se o cliente está com problema de fluxo de caixa em seu negócio, a solução seria a utilização de estratégias que ajudarão seu negócio a ter vendas recorrentes de forma mais lucrativa.

Na hora de fazer esta relação, detalhe de forma específica cada conquista que o cliente terá, e caso hajam mais de uma solução para uma situação específica, não tem problema.

Deixe anotado como uma segunda alternativa, para que possa utilizar esta informação para variar o conteúdo relacionado aquela situação.

Formato

Em relação ao formato, não há de fato uma obrigatoriedade em um tipo específico.

Mas vamos lembrar sempre do bom e velho “blog”.

É através dele que o Google consegue identificar conteúdos relevantes, apresentando eles às pessoas que estiverem fazendo pesquisas utilizando expressões que façam parte de seus artigos.

Mas também é relevante a criação de conteúdos em formatos de vídeo e imagens, de forma que a experiência do usuário seja a melhor possível ao entrar em contato com seus conteúdos.

Lembre-se: quando você foca na experiência do usuário na hora de criar seus conteúdos, você também estará otimizando seus conteúdos para que o Google priorize eles nos resultados de pesquisa.

 Abordagens Ganchos

Ok! Agora você já identificou as possíveis situações e soluções que vai apresentar para seu público-alvo.

Porém não tem ideia de como abordar estas situações e soluções em conteúdos para atrair mais visitantes.

Então agora vou apresentar algumas dessas abordagens:

 

Convite para missão: ajudar 10mil empresas;

A primeira abordagem que vou apresentar é o “convite para uma missão”.

Esta abordagem consiste em você fazer um chamado, ou uma convocação para resolver o problema de forma massiva.

Como se você tomasse a responsabilidade de resolver um grande grupo a resolver aquele problema específico.

Veja este exemplo: “Nosso objetivo é ajudar 1000 pessoas a falar inglês este ano!”

 

Revelação: Os cientistas/Os professores de Harvard/Japoneses descobriram;

Outra abordagem que desperta muito a curiosidade de quem se depara já com o título é a “Revelação”.

Com certeza você já viu algum título por aí comentando sobre uma grande descoberta, ou estudo científico.

Vamos supor que você quer ajudar pessoas a emagrecer, então pode comentar algo como: “Estudo realizado no Japão, revela que exercícios físicos de alta intensidade, garantem a queima de gordura corporal por até 48hrs”.

Isto foi um exemplo, mas caso você tenha uma solução com embasamento científico, poderá com certeza utilizar esta abordagem para criar um conteúdos de extremo valor para uma pessoa que se interesse pelo tema.

 

Como: como alcançar x sem fazer y/como alcançar x fazendo y/vários como;

Uma abordagem mais simples, porém, que tem muito resultado quando utilizada, é apresentação do “como alcançar x sem fazer y”.

As pessoas gostam de aprender formas de alcançar resultados sem fazer coisas que estão habituadas ou que já conhecem.

Outra forma é também inverter, dizendo “como alcançar x fazendo y”, ou seja, ensinando a fazer algo que é interesse do seu público alvo.

Aqui você pode até ensinar as pessoas a resolverem parte do problema que você resolve, e por fim oferecer a solução completa.

A verdade sobre X: A verdade sobre o modelo de negócio dos gurus;

Falar sobre a verdade de um determinado assunto, desperta muita curiosidade das pessoas.

Utilizando a abordagem da verdade, pode expor uma informação exclusiva sobre uma solução.

Você pode utilizar algo como: “A verdade sobre aprender inglês em escolas tradicionais!”

O que fazer ser isto acontecer: Enfatizar uma grande questão ou problema?

Abordar uma grande questão ou um grande problema também será bastante relevante para seu público-alvo.

Um exemplo para este tipo de abordagem é: “O que fazer se você está sofrendo com o Efeito Sanfona?”

Basicamente estará abordando a causa e o que fazer para resolvê-la!

O grande mito: O mito sobre a verdade absoluta X;

Outra abordagem é sobre mitos!

Fazer referência a mitos e coisas que são tabus para o nicho do seu público-alvo, também pode ser uma forma de conquistar bons resultados em visitas.

Declaração de guerra: Você não precisa ir para emagrecer/Você não precisa estudar gramática para aprender inglês;

Agora você pode declarar guerra contra as soluções tradicionais, apresentando algum tipo de aversão a algo que se apresenta como uma solução comum para o público-alvo.

Exemplo: “Você não precisa ir a academia para emagrecer!” Ou “Você não precisa de 5 anos para aprender a falar inglês!”

Jornada do Herói: contando uma história

Contar uma história também é uma excelente estratégia, onde você já no seu título indica a intenção de contar algo mais elaborado.

Uma excelente ideia aqui é contar a história de pessoas que alcançaram os resultados que seu produto ou serviço oferece.

Super novidade: Tenho uma novidade! Você não precisa ser um phd para fazer isso…

Usar uma super novidade pode ser uma abordagem que você tenha a possibilidade de utilizar.

Você dizer que as pessoas não precisam ser verdadeiros “phd’s” ou “especialistas” para realizar algo, pode ser o gancho para você descrever uma super novidade em um conteúdo.

Vamos a um exemplo: Como ter um negócio lucrativo no ramo de alimentação sem ser um Chef de Cozinha!

 

Eu não vou mais aceitar isso: Você não precisa… Chega de ficar…. Você nunca vai…

E por fim, dar um basta a uma situação!

Basicamente é abordar de forma bem enfática que o seu público-alvo não deve mais aceitar uma determinada situação.

Fazendo afirmações como: “Chega de ficar 5 anos estudando inglês!” ou ainda “Você não precisa passar fome para emagrecer!”

Então é isso!

Estas são algumas abordagens que você pode utilizar como ideias, para ajudar você a produzir conteúdos relevantes e que tragam os resultados que você deseja para seu negócio através da internet.

 

Espero que tenha gostado do episódio de hoje!

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Até a próxima semana!

 

Podcast do Expert Em Marketing Digital | Dicas Curtas

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