Ouça agora este podcast!“047 Como usar o marketing na revenda de açaí”

Você é empresário do ramo de alimentação, refeições rápidas e quer algumas dicas para ajudar a alavancar suas vendas?

Neste episódio vou responder o ouvinte Felipe de Menezes, ele é empresário do nicho de açaí em São José do Rio Preto em São Paulo.

Ele entrou em contato conosco através da nossa página no facebook e fez o seguinte questionamento:

“Sou empresário no ramo de Açaí

Tem algum episódio que fala em marketing digital voltado para esse nicho?”

Olha Felipe… não tinha não.

Mas agora vamos ter um graças a você!

Eu sou Breno Reis, o expert em Marketing Digital do Dicas Curtas e semanalmente trago aqui neste podcast, várias dicas e informações para ajudar você a alavancar suas vendas e a conhecer um pouco mais sobre este mercado em constante evolução.

Antes de iniciarmos o episódio de hoje gostaria de contar com sua a participação neste podcast!

Conte para nós se alguma dessas dicas que venho compartilhando já te ajudou, ou deixe uma dúvida, para que eu possa respondê-la nos próximos episódios.

Então é bem simples: envie uma mensagem de áudio dizendo seu nome, qual a cidade é e qual sua dúvida ou seu case de sucesso para o whatsapp de ddd 61 e número 99175-9635.

Talvez sua dúvida ou seu case de sucesso possa ajudar outras pessoas a alavancarem seus resultados usando o Marketing Digital.

Então vamos para o que interessa!

Comece seu marketing de dentro para fora

Seja qual for o segmento de atuação é necessário que você inicie o marketing do seu negócio de “dentro para fora”!

Parece um pouco estranho, mas todas as pessoas envolvidas desde a limpeza até o atendimento ao cliente, precisam entender que fazem parte das estratégias de marketing e crescimento do negócio.

Então a primeira coisa é alinhar entre todos da equipe quais os objetivos do negócio, como você enquanto empresário estará se dedicando ao seu negócio (investimentos em tempo, marketing, treinamento e futuras melhorias) e como essas pessoas são essenciais para que o sucesso aconteça.

Reforce que durante o atendimento a um cliente, exatamente neste momento estará acontecendo uma ação de marketing, que trará o resultado desejado caso a experiência do seu consumidor tenha sido positiva.

Veja bem… ao você atender bem um cliente, você o deixará muito satisfeito e duas coisas irão acontecer:

1º – Seu cliente irá voltar a comprar de você;

2º – Ele vai recomendar ou até levar um amigo para também conhecer o seu produto.

Agora se você não tiver equipe  e estiver sozinho nessa, pense sobre isso tudo que comentei até aqui.

Quem é o seu público alvo (persona)?

Agora você precisa identificar um perfil básico do público principal que deseja alcançar:

– Qual faixa etária desse público?

– Qual sexo prevalece neste público?

– Casados ou solteiros?

– Que tipo de atividades que praticam?

– Gostam de que estilos musicais;

– O que chama a atenção deste público?

Respondendo algumas dessas perguntas você pode identificar como será o padrão da sua comunicação e que tipo de informações você pode utilizar para atraí-los para seu negócio.

Porque levantar estas informações?

Ao tentar encontrar potenciais clientes na internet, é importante focar na produção de textos e utilização de imagens que chamem a atenção do público que tem maior possibilidade de consumir seu produto neste caso.

Aonde você precisa estar?

Uma coisa que o Felipe já me adiantou é que ele já possui uma conta no Facebook e acredito que também já esteja no Instagram.

Como ainda não possui site, a forma mais simples de buscar pessoas interessadas em seu produto é através das redes sociais, através de grupos e compartilhando a página do seu negócio para seus amigos.

A grande vantagem é que você pode produzir lindas imagens do seu produto pronto para consumo e utilizar estas redes para fazer ofertas com condições exclusivas em momentos específicos para seu negócio.

Mas as redes sociais não são como antes

Hoje em dia as redes sociais passaram a reduzir o alcance das publicações gratuitas, e isso já está impactando diversos negócios que possuem uma presença digital limitadas a estes formatos.

Será necessário definir um investimento mínimo mensal para impulsionar suas publicações, com o foco em conseguir maior alcance e chegar ao maior número de pessoas de sua região, com potencial de se tornarem seus clientes.

Reforço que é possível fazer anúncios no Facebook por exemplo, informando até que distância (em km) você quer que seu anúncio seja exibido. Também é possível selecionar cidades próximas, caso a sua cidade seja muito pequena.

Roteiro de publicações

Sabe aquela história que contei sobre identificar as características das pessoas?

As publicações que serão realizadas em suas redes sociais, precisam estar direcionadas aos interesses do público que te acompanha.

Veja bem… não adianta você postar uma foto de um bebê ou de um cachorro correndo, se isto não estiver conectado ao que o público com potencial de consumir seu produto.

Quando se fala em açaí, algumas informações chegam a minha mente, como: corrida, ciclismo, esportes de luta, crossfit, natação, dieta…

Então para que as pessoas estejam constantemente acompanhando seus perfis em redes sociais, não será suficiente apenas propagandas com promoções.

É importante também estudar um pouco sobre os interesses desse público e fazer publicações com pequenos artigos ou textos, com alguma informação relevante.

Falar sobre uma corrida que ocorreu próximo a você, sobre o que é crossfit, se o açaí engorda, qual a melhor trilha da sua região para quem gosta de pedalar…

E por aí vai…

E você pode ir intercalando entre ofertas e conteúdo, sendo necessário investir sempre um pouco para aumentar o alcance de tudo que você estará produzindo de informação.

Criação de listas

Estar em contato direto com seu público é muito importante.

E como no seu caso Felipe, você ainda não tem um site ou um blog, não terá a oportunidade de entregar conteúdos mais elaborados em troca das informações de contato dessa pessoa (e-mail ou telefone).

Mas nada disso impede você de criar uma lista, seja manual ou pelo celular, das pessoas que comprarem de você.

Diga que é para enviar informações e promoções exclusivas para estas pessoas.

Então você irá criar listas de transmissão no whatsapp por exemplo, para compartilhar os conteúdos que forem criados em suas redes sociais, ou fazer ofertas exclusivas para aqueles dias que você terá menor movimento.

Um exemplo real do seu nicho

Aqui próximo de minha casa, tem uma loja de açaí em um posto de combustível.

Certo dia parei lá para comprar um açaí, e para minha surpresa era a semana de aniversário da loja e eles estavam dando dose dupla de açaí.

Mas loja estava vazia!

Bom… comprei logo o maior do cardápio e claro que ganhei outro igual!

Na verdade, eu iria apenas comprar um açaí pequeno, que não daria mais do que R$ 4 a 5 reais, mas no fim das contas eu gastei R$ 21,00 por causa da promoção.

Não vou entrar no mérito do custo do negócio, mas eu me senti premiado naquele dia.

Trouxe um panfleto da promoção para casa para lembrar até que dia iria durar esta oferta.

Lembra que eu citei que a loja estava vazia?

Eu já havia consumido açaí nesta mesma loja a algum tempo atrás.

Se eles possuíssem uma lista com meu número de whatsapp por exemplo, poderiam ter me avisado desta promoção alguns dias antes e eu já saberia desta promoção muito antes de ir até aquele posto.

Para finalizar…

Vamos falar sobre calendário de campanhas.

Durante um ano, observando o calendário, percebemos que, mês a mês, existem datas comemorativas e situações que podem ser utilizadas através de suas postagens e publicações, para atrair a atenção das pessoas.

Elabore um calendário identificando como associar seu produto, ao que se comemora naquele mês, criando sempre uma oferta associada a esta comemoração.

Por exemplo:

No mês das mães, quem levar a mãe para tomar açaí junto, ganha um desconto em uma combinação de produtos.

No mês dos namorados, quem compra um leva dois do mesmo tamanho.

Se naquele mês tem o dia do amigo, quem comentar uma postagem colocando mais três amigos, ganha um adicional de graça.

Use sua imaginação e venda cada vez mais.

Obrigado Felipe por trazer sua dúvida  e espero que ela ajude muitas outras pessoas também.

Espero que tenha gostado do episódio de hoje!

Curta, comente, compartilhe e deixe sua avaliação no ITunes para que este conteúdo chegue cada vez mais longe, ajudando mais e mais pessoas a alavancarem seus negócios usando o marketing digital.

Caso fique com alguma dúvida, me procura lá no grupo do Expert Em Marketing Digital no Facebook, pois estarei à disposição para esclarecer todas elas.

Assine este podcast no seu dispositivo Apple através do aplicativo Podcast, ou no seu dispositivo Android usando o aplicativo de podcast’s de sua preferência.

E claro também através do Spotify!

Assim você irá receber uma notificação sempre que um novo episódio estiver disponível.

Conheça também nosso time de experts através do nosso site: www.dicascurtas.com.br.

 

Até a próxima semana!


Pin It on Pinterest

Share This