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“082 Como usar o rolo de liberação miofascial”

Embora nada possa replicar uma boa massagem esportiva, você pode desfrutar de muitos dos benefícios em casa com um rolo de espuma ou de liberação miofascial.

Nos últimos anos, a liberação miofascial tornou-se popular. Essa técnica de auto massagem era usada apenas por atletas profissionais, treinadores e terapeutas; seria um rolamento em uma espuma que pode ser uma prática diária para pessoas em todos os níveis de treinamento. Há uma razão para a popularidade desta técnica de auto massagem: é simples e funciona!

Eu sou Renato Silva, o Cara da Academia do Dicas Curtas e semanalmente trago aqui neste podcast, várias dicas e informações para ajudar você a desenvolver nas suas atividades físicas, se iniciante, intermediário ou atleta. Então para que você não perca nenhuma dica e fique atualizado com todas as informações que estarei compartilhando aqui, basta assinar o podcast e acompanhar todas as semanas o Cara da Academia do Dicas Curtas.

Então vamos para o que interessa!

 

Liberação miofascial

Com os cilindros (geralmente de espuma) amplamente disponíveis em uma variedade de modelos e níveis de firmeza, nunca houve um momento melhor para você começar. Veja o que podemos ganhar usando a espuma e como fazer melhor.

O enrolar na espuma é chamado de liberação miofascial. Mas o que é fáscia? E por que você tem que “liberar” isso? A fáscia é o tecido fino que conecta nossos músculos. Pense nisso como a embalagem interna do seu corpo – isso ajuda os grupos musculares a cooperarem como unidades integradas. Quando está saudável, a fáscia é flexível e desliza suavemente sobre os músculos. Mas a ligação na sua fáscia pode se formar por uma variedade de razões, como lesão muscular, inatividade, doença, inflamação ou trauma. Mesmo sentado em uma mesa o dia todo pode deixar sua fáscia “encrostada” e rígida.

Você pode colocar o rolo em uma variedade de posições, permitindo que o peso do corpo coloque pressão focada nos grupos musculares afetados. Tente movimentar seus quadris, glúteos e isquiotibiais – ou mesmo os músculos das costas, quadris e ombros. Rolar sobre áreas problemáticas pode ajudar a liberar essa tensão acumulada em sua fáscia e restabelecer a integridade (e desempenho ideal) do tecido muscular.

 

 

Por que a espuma de rolamento é tão benéfica para atletas de resistência?

Quando você está fazendo um movimento altamente repetitivo, como correr, nadar ou pedalar, normalmente você está usando demais os músculos e subutilizando os outros, especialmente se as coisas não estiverem em perfeito equilíbrio. Os músculos que são usados em excesso tendem a ficar tensos, e um músculo tenso não funciona adequadamente. Quando você faz liberação, você pode ajudar a melhorar a função muscular simétrica (ideal) “redefinindo” áreas apertadas. Tomando alguns minutos ao redor de cada treino (e cada dia, se necessário), você pode ajudar a prevenir desequilíbrios e lesões por excesso de uso.

A cada passagem pelo grupo muscular, você pode trabalhar mais profundamente no tecido para obter mais liberação. É muito possível encontrar vários pontos de gatilho em todo o seu corpo. Quando você atingir um local especialmente doloroso ou apertado, pare aqui e tente relaxar. Dê tempo e o músculo deve liberar – em qualquer lugar entre 5 e 30 segundos. Para áreas mais precisas, tente algo como uma bola de tênis. À medida que você conhece seu corpo e como ele responde à espuma, você pode ir mais ou menos firme conforme necessário.

Pode ser executado antes e depois de seus treinos. Antes do exercício, o rolamento aumenta a elasticidade do tecido, a amplitude de movimento e a circulação (fluxo sanguíneo). Isso pode ajudá-lo a se mover melhor durante o treino e a se proteger de lesões.

Pós-treino é uma ótima maneira de melhorar a recuperação. Concentre-se em todos os principais músculos que você acabou de trabalhar, com ênfase extra nas áreas que parecem problemáticas. Ao estimular o fluxo sanguíneo nas áreas afetadas, você aumenta drasticamente o oxigênio nas fibras musculares doloridas e reduz o tempo de recuperação. Na verdade, a maioria dos atletas de elite recebe massagens regularmente por esse motivo. Embora nada possa replicar uma boa massagem esportiva, você pode desfrutar de muitos dos mesmos benefícios em casa (ou entre massagens) com um rolo de espuma.

Espero que tenha gosta do episódio de hoje!

 

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Até a próxima semana!

 

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