Ouça agora este podcast!“044 Como usar um bom atendimento como ferramenta de marketing?”

Você sabia que atender bem um cliente, de forma inovadora, irá amplificar sua marca e aumentar seus resultados?

Estou falando isso porque é muito comum observamos em diversos segmentos, que um grande valor é apresentado ao possível cliente antes do fechamento da venda.

Porém após efetivação da compra, existem alguns pontos que não são trabalhados pelas empresas, fazendo com que deixem de garantir mais previsibilidade de renda e lucro.

Então vamos conversar sobre estes pontos no episódio de hoje.

Eu sou Breno Reis, o expert em Marketing Digital do Dicas Curtas e semanalmente trago aqui neste podcast, várias dicas e informações para ajudar você a alavancar suas vendas e também a conhecer um pouco mais sobre este mercado em constante evolução.

Antes de iniciarmos o episódio de hoje gostaria de contar com sua a participação neste podcast!

Conte para nós se alguma dessas dicas que venho compartilhando já te ajudou, ou deixe uma dúvida para que eu possa respondê-la nos próximos episódios.

Então é bem simples: envie uma mensagem de áudio dizendo seu nome, de onde é e qual sua dúvida ou seu case de sucesso para o whatsapp de ddd 61 e número 98151-1651.

Talvez sua dúvida ou seu case de sucesso possa ajudar outras pessoas a alavancarem seus resultados usando o Marketing Digital.

Então vamos para o que interessa!

Usando o relacionamento como ferramenta de marketing

Tradicionalmente sabemos que um cliente mal atendido ou insatisfeito com um produto ou serviço, pode destruir a reputação de uma empresa no mercado.

Saber de fato o que agrada ou não seu cliente, entender suas necessidades e o que realmente importa para ele, é o grande diferencial entre as empresas que se destacam das demais.

Mas muitas vezes a falta de informação sobre a visão do cliente sobre sua experiência te faz achar que seu negócio não possui defeitos ou necessidades de melhorias.

Uma primeira dica que gostaria de deixar aqui é: seja extremamente curioso em saber a opinião dos seus clientes.

Estimule sua equipe a questioná-lo sempre sobre a satisfação no atendimento, serviço prestado, se o produto entregue atendeu as expectativas e o que precisa melhorar.

Somente através das respostas obtidas através do questionamento anterior, será possível você compilar insights e transforma-lós em ações de diferenciação para seu negócio.

Diferenciação é a palavra!

Para se diferenciar, nós precisamos oferecer algo que os concorrentes não estão oferecendo.

Mas isso tem que partir da perspectiva do cliente, pois não adianta nada oferecer algo que não vá aumentar a sensação de valor agregado ao seu consumidor.

Seu produto pode ser extremamente simples aos olhos de quem está fabricando ou vendendo, mas aos olhos de quem deseja comprar tal produto, ele pode ser diferenciado, pode ser “premium”.

Supere sempre a expectativa do cliente

É por isso que muitos mentores do segmento de empreendedorismo repetem incansavelmente a frase: “Entregue mais do que foi oferecido!”

Quando se trata de um curso, entregar mais conteúdo; quando se trata de um produto, entregar adicionais ou brindes; quando se trata de serviço, adicionar outros pequenos serviços de baixo custo.

Quando isto ocorre, o cliente na primeira oportunidade/necessidade, irá retornar para comprar novamente de você.

Ofereça um atendimento diferenciado

Quando você entrega mais, você já ganha pontos positivos junto ao seu consumidor.

E quando o seu atendimento é diferenciado? O que acontece?

O mesmo!

Então agora vou compartilhar um exemplo que ocorreu em uma cidade próxima a Brasília.

Uma empresa que presta serviços automotivos de alinhamento, balanceamento e afins, inovou na forma de atender seus clientes.

Deixar o cliente em seu local de trabalho ou em casa durante a realização do serviço em uma oficina já chama a atenção.

Mas agora veja só: ao receber o veículo a empresa cria um grupo no WhatsApp, com a presença do consultor de vendas que recebeu o cliente e o mecânico.

Durante todo o serviço, são enviadas fotos dos procedimentos que estão sendo realizados, fotos das peças antigas e novas, esclarecimento de dúvidas, pedidos de autorização para outros reparos, atualização do valor de acordo com os novos reparos e avisa quando seu carro está pronto.

E ainda alguns dias depois, retorna o contato para saber se o veículo está funcionando normalmente, e se o cliente deseja fazer algum elogio ou dar algum feedback sobre o serviço prestado.

O que achou desta ideia?

Parece simples, mas o que aconteceu em seguida é que foi mais importante.

Este cliente mandou um print do WhatsApp em seu Facebook, mostrando como o atendimento é realizado e recomendando a oficina para toda sua rede de relacionamento.

Isso ativa o gatilho mental da Prova Social.

Comentei sobre este gatilho mental no episódio anterior e com certeza muitas pessoas foram até o estabelecimento para também receberem o mesmo atendimento.

Peça o feedback do cliente

Você tem medo que os clientes falem mal de você?

Então pergunte a eles o que eles não gostaram, o que poderia melhorar e o que agradou.

Isto ajudará você a melhorar constantemente seu processo de vendas e o que você oferece, além de direcionar seu negócio para o rumo certo.

Já reparou que mulheres quando não gostam de uma manicure, elas simplesmente mudam de salão?

Pergunte para sua mãe, esposa ou qualquer outra mulher o que acontece quando elas fazem a unha em um salão e não gostam: elas voltam lá e reclamam ou simplesmente procuram outro salão?

O estabelecimento deveria se preocupar em ligar alguns dias depois e fazer uma pesquisa sobre o serviço que foi prestado.

Caso a cliente não tenha ficado satisfeita com o serviço pode indicar outra profissional, oferecer um retoque nos horários de menor demanda sem custo adicional para fidelizar a cliente e ainda fornecer um brinde pelo feedback.

Com isto será possível identificar as deficiências da equipe, buscar oportunidades de treinamento e ter uma equipe totalmente alinhada com os objetivos do negócio.

Além de demonstrar ao cliente, que está em busca de prestar o melhor serviço no segmento!

Apresente condições especiais em novos produtos para clientes antigos

É aqui o lugar aonde as empresas mais perdem dinheiro: na retenção de clientes!

Nos dois exemplos que citei, sendo uma empresa de serviços automotivos e outra do segmento de cuidados pessoais, existe além do serviço principal, uma gama de outras oportunidades de negócio que podem ser ofertadas com condições especiais para os clientes que já compraram ao menos 1 vez.

Como o cliente já te conhece e confia em você, que tal oferecer a ele um preço exclusivo no serviço de troca de óleo do seu veículo. Ou uma hidratação capilar para a cliente que fez as unhas na semana passada em seu salão?

Use todos os recursos que a internet oferece a você para se comunicar com seus leads, transformar estes leads em clientes, clientes em divulgadores da sua marca e fonte de informação para continuar aprimorando seu negócio.

Não adianta investir milhares de reais na conquista de novos clientes, se o seu processo de atendimento e pós-venda possui grandes deficiências.

Espero que tenha gostado do episódio de hoje!

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Caso fique com alguma dúvida, me procura lá no grupo do Expert Em Marketing Digital no Facebook, pois estarei à disposição para esclarecer todas elas.

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Até a próxima semana!

 

Podcast do Expert Em Marketing Digital | Dicas Curtas

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