Ouça agora este podcast! “042 Conheça agora os Gatilhos Mentais”

Chegou a hora de você conhecer o que são os gatilhos mentais e como utilizá-los em suas estratégias de vendas.

É através da utilização destes gatilhos que conseguimos superar as barreiras que apresentei no episódio 040, onde falo sobre os obstáculos que te impedem de vender mais.

Existem inúmeros gatilhos mentais, mas vou pontuar os mais importantes para que você possa imediatamente aplicar em suas ofertas.

Reforço que mais importante do que conhecê-los, é praticar a sua utilização em todas suas ofertas para avaliar o que funciona melhor com seu negócio.

Portanto, não fique apenas consumindo dicas e informações sobre Marketing Digital, o mais importante é colocar em prática e validar todas as dicas que venho trazendo aqui para você e o seu negócio.

Eu sou Breno Reis, o expert em Marketing Digital do Dicas Curtas e semanalmente trago aqui neste podcast, várias dicas e informações para ajudar você a alavancar suas vendas e também a conhecer um pouco mais sobre este mercado em constante evolução.

Antes de iniciarmos o episódio de hoje gostaria de contar com sua a participação neste podcast!

Conte para nós se alguma dessas dicas que venho compartilhando já te ajudou, ou deixe uma dúvida para que eu possa respondê-la nos próximos episódios.

Então é bem simples: envie uma mensagem de áudio dizendo seu nome, de onde é e qual sua dúvida ou seu case de sucesso para o whatsapp de ddd 61 e número 98151-1651.

Talvez sua dúvida ou seu case de sucesso possa ajudar outras pessoas a alavancarem seus resultados usando o Marketing Digital.

Então vamos para o que interessa!

Atalhos mentais

Você talvez não saiba, mas nosso cérebro está constantemente buscando formas para economizar energia.

Ele passa a maior parte do tempo identificando problemas complexos, transformando estes em problemas simples, que podem ser facilmente resolvidos.

Então para facilitar nossa vida, o nosso cérebro cria uma resposta pronta para as perguntas que surgem no nosso dia a dia, para que não seja gasto toda a energia do seu dia para responder tais questões.

Um exemplo simples seria um cálculo matemático: quando perguntamos quanto é 1 + 1 já temos uma programação mental de qual é a resposta.

Mas quando perguntamos quanto é 17 x 54, nós geralmente abortamos o exercício de fazer mentalmente o cálculo, buscando na verdade uma calculadora para resolver tal questão.

O que nos fez tomar a decisão de ir imediatamente atrás de uma calculadora foi um atalho mental.

Sabe aquela dúvida de qual roupa utilizar? Qual música escolher? Que presente comprar? Em quem votar?

Seu cérebro vai buscar formas de te ajudar a sofrer menos para tomar tais decisões.

A influência dos gatilhos mentais

A função dos gatilhos mentais é estimular o cérebro a utilizar tais “atalhos” para um objetivo específico.

Como em um jogo de estratégia, no qual utilizar as palavras corretas fará com que seu leitor, chegue a um objetivo específico, que no seu caso pode ser mais vendas, mais pedidos de orçamento ou mais cadastros.

Funciona mais ou menos da seguinte forma: Ao você se deparar com uma propaganda na TV, você geralmente recebe a informação de que é uma “oferta”, que possui uma clara indicação de que o preço estará disponível por um tempo ou o estoque é limitado, e caso você não escolha comprar ou adquirir aquela oferta imediatamente poderá perder tal oportunidade.

Neste momento nosso cérebro sofre um bombardeio de gatilhos mentais que nos fazem produzir várias sensações e claro, quando associado a uma necessidade existente, nos conduz a fazer a escolha naquele momento e ir direto para a ação.

Então vamos conhecer os gatilhos mentais mais comumente utilizados que podem ajudar você a produzir resultados mais relevantes para seu negócio.

Segurança

Sempre que você está prestes a tomar uma decisão, existe um gatilho mental que precisa ser ativado, para evitar um bloqueio cognitivo para as demais informações sobre o produto ou serviço.

Este é o gatilho mental da Segurança!

Com a segurança de que a decisão que for tomada é a melhor opção para o momento, ou é o melhor produto dentre todas as opções de mercado, o comprador se sentirá seguro para comprar de você.

Você pode usar este gatilho com frases como:

“Você terá acesso ao método que já ajudou 342 pessoas a emagrecerem de forma saudável”

Razão (Porque)

Nós temos a natural necessidade de encontrar respostas que sustentem nossas decisões.

O “Porque das Coisas” precisa estar claro em nossa mente e é através do gatilho mental da Razão que conseguimos quebrar as objeções encontradas no momento da venda.

Já experimentou sempre que for pedir algo, apresentar uma razão ou o “porque” está fazendo o pedido?

Isto aumenta consideravelmente as chances de alcançar um resultado positivo no que se deseja alcançar.

E no processo de vendas não é diferente!

Ao apresentar as razões baseadas em fatos, pesquisas e boas referências, você consegue dar razões para que o seu comprador avance em sua decisão de compra.

Um exemplo para este gatilho seria:

“As últimas pesquisas da Organização Mundial de Saúde mostram por que você deve começar hoje a utilizar este método de emagrecimento!”

Prova Social

Vamos ao exemplo clássico de prova social:

Se você esta em frente a 2 restaurantes onde um está cheio e o outro está vazio.

Qual você escolheria?

Mesmo sabendo que nós não gostamos de esperar, nós acabamos optando pelo restaurante cheio por medo de se frustrar com aquele que está vazio.

É uma tendência natural concordarmos com a maioria, e se há muitas pessoas consumindo algo e falando bem, provavelmente vamos concordar com tal escolha.

Comentários, curtidas e compartilhamentos também produzem o efeito Prova Social sobre produtos ou serviços.

Caso tenha a oportunidade, não deixe de pedir para seus clientes, depoimentos sobre os produtos e serviços consumidos de você.

Utilize tais provas sociais a seu favor.

Autoridade

Sabe aquela marca de sandália que uma celebridade utilizou ou recomendou através de suas redes sociais?

Então… neste momento estamos falando do gatilho mental da Autoridade!

Quando você está iniciando em um mercado ou possui um produto novo, uma autoridade no segmento ou um influenciador, ajudará você a se tornar conhecido e claro a aumentar suas vendas.

Este é o principal gatilho mental que algumas empresas utilizam através de youtubers ou pessoas que hoje estão nas redes sociais com uma grande quantidade de seguidores.

Eles enviam produtos ou oferecem serviços de graça, em troca de um post, um vídeo ou um comentário para os seguidores do influenciador digital.

Reciprocidade

Você quando recebe um presente se sente na necessidade de retribuí-lo de alguma forma?

O gatilho mental da Reciprocidade é uma excelente estratégia para conseguir o retorno de pessoas que estejam interessadas em consumir ou adquirir algo.

O processo é simples: Você oferece algo de valor para a pessoa e ao identificar tamanho valor você entregou para ela, será ativada uma necessidade de retribuir aquilo que recebeu.

Esta estratégia é muito utilizada na geração de leads, onde é oferecido um e-book, um guia, uma palestra ao vivo em troca dos dados de contato da pessoa.

Afinidade

A Afinidade é um gatilho mental que pode estar associado a situação atual e a onde a pessoa pode chegar.

Quando se conhece o seu público alvo, você consegue identificar qual é a situação atual deste público, suas dores e dificuldades e demonstrar que pessoas com o mesmo problema, tem conseguido superar suas dificuldades utilizando seu produto ou serviço.

Você pode ativar este gatilho contando histórias ou demonstrando como você mesmo conseguiu alcançar um nível superior saindo da mesma condição do seu público.

Escassez

E por fim o gatilho mental da Escassez!

Este gatilho tem muito a ver com a sensação de perder algo, ou seja, dar valor somente depois que perdeu.

A verdade é que ninguém gosta de perder, e quando se trata de ofertas e promoções, também passamos pela mesma frustração ao não comprar um produto em um determinado momento e depois optar por compra-lo mais caro.

Esta escassez pode ser associada ao fator tempo, oferecendo um tempo limitado para ter acesso aquela promoção.

Também pode ser associada a um lote de vendas com o preço promocional, que pode acabar a qualquer momento e ficar mais caro horas depois.

Outro fator são os bônus exclusivos, que podem deixar de estarem disponíveis ao perder aquela oportunidade.

E por fim um número limitado de vagas, que talvez possa ocorrer por falta de espaço físico ou capacidade de atendimento.

Use com Integridade

Apresentei aqui alguns gatilhos mentais e quero que fique bem claro, que a coisa mais importante é agir com integridade.

Seja extremamente íntegro durante suas campanhas para evitar a desconfiança e perder sua reputação ao fazer por exemplo, uma falsa escassez ou um depoimento falso.

Se seu produto ou serviço é de qualidade e de fato ajuda de alguma maneira a vida das pessoas, ele será recomendado e sua autoridade será impulsionada juntamente aos seus resultados.

Espero que tenha gostado do episódio de hoje!

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Até a próxima semana!

Podcast do Expert Em Marketing Digital | Dicas Curtas

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