Ouça agora este podcast!

“013 Conheça as 6 principais indicações da Toxina Butolínica!”

Hoje começa a segunda temporada do Diva da Beleza! Essa série de episódios  trará uma discussão dos produtos e das tecnologias utilizados em consultório, voltados para o rejuvenescimento e embelezamento. A cada semana, discutiremos ao máximo sobre uma dessas ferramentas do embelezamento, com uma breve explicação sobre suas características e um profundo detalhamento de suas indicações.

Hoje, iniciaremos com a abordagem da substância campeã de tratamentos nos consultórios médicos quando o assunto é beleza: a toxina botulínica, cuja marca comercial mais conhecida é o famoso Botox.

A maioria das pessoas, quando escuta falar em Botox, pensa imediatamente no tratamento das rugas faciais. Mas você sabia que existem indicações muito além desta? Por exemplo, a melhora da estética do sorriso ou o tratamento do suor excessivo de algumas áreas do corpo?

Vamos falar da toxina botulínica de um jeito muito além do óbvio…

Eu me chamo Samara Véras, e sou a Diva da Beleza do Dicas Curtas. A ideia deste podcast é trazer, semanalmente, um tema relevante sobre o universo da beleza, pautado em ciência e em toda a minha carga de sensibilidade estética pessoal, uma bagagem proporcionada pelos anos de estudos e exercício da medicina estética. Se você tem interesse sobre a atratividade humana, e deseja se manter atualizado sobre as possibilidades de tratamentos voltados para a autoestima, assine este podcast e acompanhe, todas as semanas, a Diva da Beleza.

Vem comigo!

Quando falamos em Toxina Botulínica, devemos pensar nela como um medicamento, que age quimicamente no organismo para alcançar seus resultados. Essa medicação tem a capacidade de interromper a comunicação entre o nervo e o músculo, bloqueando o estímulo nervoso responsável, dentre outras funções, pela contração muscular que gera o movimento da expressão facial (estamos falando nos músculos faciais).

Sabe aquelas linhas horizontais na testa, ou verticais entre as sobrancelhas, ou ainda as linhas diagonais ao lado dos olhos (os famosos “pés de galinha”) que vão surgindo e se aprofundando à medida que se envelhece? Elas são causadas exatamente devido à repetição da contração de músculos que estão logo abaixo da pele. Por serem esses os alvos do tratamento com toxina botulínica, elas podem responder muito bem ao tratamento injetável desta substância, o que repercute no estiramento da pele que está logo acima.

Estamos falando do papel mais consagrado desta toxina: o bloqueio ou a suavização temporária das forças das expressões faciais capazes de gerar esses vincos na pele, marcas que acabam tornando-se estigmas do envelhecimento. Ou seja, o papel do Botox nas rugas da face.

Mas, há um leque muito maior de indicações dessa substância que talvez nem todos conheçam. E é disto que vamos falar hoje: das indicações do Botox muito além das rugas!

Vamos falar da segunda grande indicação do botox: o tratamento da assimetria facial.

Algumas pessoas têm um lado da face muito diferente do outro. Por exemplo: a altura das sobrancelhas, sendo uma mais baixa que a outra.

Você sabia que a toxina botulínica, através da modulação das forças musculares da face, pode ser utilizada para tornar um lado mais semelhante ao outro? E, portanto, trazer mais beleza à face??

A terceira indicação do uso do Botox é a correção do sorriso gengival.

Algumas pessoas, ao sorrirem, expõem excessivamente a gengiva da arcada superior, o que acaba prejudicando a estética do sorriso. Nesses casos, muitas vezes, é possível corrigir a exposição gengival com uma discreta dose de toxina botulínica no alvo correto – os músculos que puxam o lábio superior pra cima.

A quarta indicação do Botox que eu trouxe hoje é superinteressante, também relacionada aos lábios. Sabe aquelas pessoas que, ao sorrir, escondem o lábio superior? Em algumas pessoas, pode praticamente desaparecer. Elas podem se beneficiar com o uso dessa substância tão versátil! Algumas unidades de toxina botulínica aplicadas no lábio podem evertê-lo, tornando o lábio mais exposto e mais sensual, ao sorrir.

A quinta indicação fica para regiões fora da face, como: axilas, mãos ou pés. Algumas pessoas podem ter essas regiões acometidas por suor excessivo – uma condição chamada hiperhidrose.

A toxina botulínica pode interromper o estímulo nervoso responsável pela excreção da glândula sudorípara (assim como evita o estímulo para a contração muscular), evitando a sudorese, de forma simples, rápida e temporária, nas áreas em que for injetada com essa finalidade.

A sexta e última indicação escolhida hoje é a rosácea, uma doença crônica da pele que, em sua forma mais básica, manifesta-se como vermelhidão da face. Essa vermelhidão pode ser intermitente ou fixa, e quando fixa, ou seja, quando indivíduo apresenta constantemente a face rosada ou avermelhada (o que geralmente é acompanhado de sensibilidade), gera bastante incômodo psicossocial. Existem terapias tópicas, sistêmicas e lasers para esses casos, mas nem sempre todos respondem. É onde a toxina botulínica entra como opção! Aplicada de forma diferenciada, tanto na forma de diluição quanto na técnica, ela pode trazer alívio duradouro dessa condição, ao controlar fatores que geram a dilatação dos vasos – o que no final das contas, controla a vermelhidão!

Então, fechamos com esta algumas indicações mais diferenciadas da toxina botulínica. Além das rugas, o tratamento da assimetria facial, do sorriso gengival, da inversão do lábio ao sorrir, da hiperhidrose e da rosácea! Espero que alguma dessas indicações possam fazer diferença em sua vida!

Espero que tenha gostado do episódio de hoje!

Se você gostou curta, comente e compartilhe o Dicas Curtas em suas redes sociais. E caso fique com alguma dúvida, me procura lá no grupo do Diva da Beleza no Facebook, pois estarei à disposição para esclarecer todas elas. Assine e acompanhe esse podcast através do seu dispositivo Apple ou Android, sendo que você também pode encontrar o Diva da Beleza no Spotify e no Deezer.

Sabia que a partir de agora você também pode ajudar o Dicas Curtas a crescer ainda mais fazendo parte do grupo de apoiadores?

Com incentivos a partir de 1 real por mês, você ajudará o Dicas Curtas a alcançar mais pessoas, incluir novos experts, e claro, ter acesso ao grupo de apoiadores no Facebook para receber conteúdos especiais e ter acesso a lives exclusivas para poder tirar suas dúvidas ao vivo com o expert de sua preferência.

Para ser um apoiador basta acessar o site: apoia.se/dicascurtas.

O link vai estar disponível na descrição do episódio!

Ficamos por aqui e até a próxima semana com mais uma dica do <Diva da beleza>!

Até a próxima semana.

Pin It on Pinterest

Share This