Ouça agora este podcast! “008 CONTORNO FACIAL: A moldura da face…”

Somos únicos. Ninguém carrega um conjunto de características igual ao nosso. Por mais parecidos que possamos ser com alguém, jamais somos iguais. Mas, algumas características faciais podem ser enquadradas em categorias predefinidas que nos tornam semelhantes dentro dessa categoria e ajudam a nos conhecermos melhor, o que ajuda, inclusive, a chegarmos aos procedimentos estéticos que mais favorecem nosso conjunto.

Eu diria que a categoria mais geral das nossas características faciais é o formato da face. É ele que é primeiramente reconhecido por nosso cérebro, ao vermos alguém de longe ou em uma foto 3×4. Antes de enxergarmos qualquer detalhe facial, como cor dos olhos, formato dos lábios ou textura da pele, o que percebemos é a moldura facial.

Cada tipo de formato facial carrega mensagens ditas silenciosamente, como que sugerindo aspectos da personalidade – vamos detalhar isso daqui a pouco! Também falam sobre o envelhecimento – pois grande parte dos estigmas do passar dos anos se acumulam na parte inferior da face, gerando alteração do formato. Quem nunca ouviu falar do famoso “bulldog”? Aquela distorção do contorno da face, causada pela flacidez, que traz um aspecto envelhecido?

Vamos, então, falar sobre a importância da região do queixo e da mandíbula, os elementos faciais abordados neste episódio, que determinam o formato da face, e que tanto importam para a atratividade e jovialidade humana.

Eu sou Samara Véras, a Diva da Beleza do Dicas Curtas, e semanalmente trago aqui neste podcast informações relevantes sobre os elementos que compõem a atratividade humana e a ciência que há por trás dos procedimentos estéticos, interpretada com sensibilidade e clareza para que você, interessado no universo da beleza, entenda mais sobre as possibilidades que a medicina estética tem a oferecer.

Então para que você não perca nenhuma dica e fique atualizado com todas as informações que estarei compartilhando aqui, basta assinar o podcast e acompanhar todas as semanas a Diva da Beleza do Dicas Curtas.

Vem comigo!

 

O formato da face é definido pelo contorno completo do rosto, porém, a porção que mais define as categorias nas quais enquadramos os formatos é o contorno da metade inferior do rosto, dado pela mandíbula e queixo.

Analisamos o formato facial olhando-se de frente. Imagine-se frente a frente para um espelho. Aí você vai conseguir definir o formato do seu rosto pelas curvas, linhas e ângulos formados pelo seu queixo e sua mandíbula.

Existem, basicamente, quatro formatos – claro que existem variações e assimetrias além as que vou descrever, mas, primordialmente, podemos dividir em 4 tipos: angulado, coração, oval e redondo.

  •  Angulado – tem ângulo da mandíbula (as quinas inferiores da face) mais projetado, o queixo também é bem posicionado, marcando a base central do contorno do rosto.
  • Coração – é o formato mais triangular (imagine o queixo representando o ápice do triângulo), em que na visão de frente não percebemos a projeção dos ângulos da mandíbula.
  • Oval – é o formato mais curvado, em que a altura da face predomina sobre a largura.
  • Redondo – também tem contorno curvado, sem ângulos marcados, mas com as medidas de altura e largura da face muito parecidas.

Uma mandíbula bem marcada remete a aspectos da personalidade como força, firmeza, determinação, obstinação, autenticidade.

Um contorno facial mais arredondado e retraído fala mais a favor de delicadeza, ingenuidade, insegurança.

Não é regra, mas há de se levar em consideração essas mensagens ao intervirmos no contorno facial, a fim de qualquer mudança que possamos proporcionar seja condizente com a personalidade de cada paciente.

Homens e mulheres buscam comumente intervenções que alteram o formato do rosto, a fim de aumentarem a atratividade, a sensualidade e resgatarem o aspecto jovem.

É importante lembrar que a região do contorno da face, principalmente a porção lateral ao queixo, sofre grandes mudanças com o passar da idade. É aí que reside uma das principais queixas relacionadas ao envelhecimento – o chamado bulldog. Esse volume lateral ao queixo nada mais é do que o deslocamento inferior de pele e de um compartimento de gordura que está abaixo da pele, contido lateralmente por ligamentos (por isso fica delimitado tipicamente como o excesso de pele dos bulldogs). Os tecidos moles da face, ao se tornarem mais flácidos, vão deslizando inferiormente – com a ajudinha da gravidade – somando-se ao encolhimento ósseo que nosso esqueleto sofre com o tempo. É como se sobrasse mais pele, que acaba se acumulando nessa região do rosto.

Agora que falamos dos tipos de formatos da face e das mensagens que essa região do rosto traz para a aparência, vamos à parte que a gente ADORA! Os procedimentos capazes de realçar, corrigir ou rejuvenescer essa região facial.

Vamos começar pelo preenchimento: a aplicação de um gel (o mais comum é o ácido hialurônico) capaz de moldar o desenho da face. Esse gel simula a estrutura da pele, e através da aplicação nos pontos necessários, projeta a região que desejamos realçar. Com as técnicas de preenchimento, podemos aumentar o queixo (tanto aumenta-lo para baixo, para frente quanto para os lados). Vale salientar o quanto um queixo bem posicionado é importante para a sensualidade de uma face!

Já o preenchimento da mandíbula pode tornar o contorno facial mais nítido, tornando a face mais bem delimitada em relação ao pescoço. Isso pode disfarçar o “bulldog” devolver o aspecto mais jovem à face.

Outras vezes, o preenchimento da mandíbula pode ter como alvo o aumento da largura inferior da face – casos por exemplo em que temos o formato coração. É um excelente meio de se proporcionar mais harmonia e atratividade à face.

Aqui, abro um parêntese para falar das características da mandíbula masculina. Homens costumam ter mandíbula mais robusta, pela própria natureza óssea do esqueleto masculino. É uma característica que transmite virilidade, por isso o preenchimento de mandíbula tem sido cada vez mais buscado pelos homens.

Existem outros procedimentos capazes de realçar o contorno da face, destinados a tratar as mudanças que ocorrem aí com o envelhecimento. Basicamente, a busca é por reposicionar a pele e a gordura que se deslocou, marcando o bulldog, e devolver o contorno definido da face. Pra isso, existem os fios de sustentação, que reposicionam superiormente a pele; as tecnologias e os bioestimuladores, que geram mais firmeza aos tecidos da face, e a cirurgia de lifting facial, que reposiciona não apenas pele, mas tecidos mais profundos, como músculos da face.

A Dica Curta

Tornou-se hábito encerrar cada episódio com uma dica curta sobre o assunto! Acho que é o ponto alto da minha explanação, pois sempre guardo uma dica estética eficaz e relativamente simples pra este momento!

Hoje, vou revelar um procedimento que pode ajudar muito na definição do contorno da face! Mas pra isso, você tem que entender uma coisa: existe um músculo no pescoço, chamado Platisma, que ao se contrair puxa a pele para baixo. A inserção desse musculo fica na região da mandíbula, e essa força durante as contrações, em algumas pessoas contribui para distorcer o contorno da face. Pra evitar essa atividade muscular e deixar a mandíbula mais marcada, podemos utilizar a toxina botulínica – o famoso botox! É uma aplicação cuja técnica carrega o nome de uma rainha egípcia conhecida pela beleza do seu busto, belo devido ao pescoço e contorno facial impecáveis – estamos falando de Nefertiti! Nefertiti lift é o nome desta técnica de embelezamento feita com toxina botulínica.

Espero que tenha gostado do episódio de hoje!

Se você gostou curta, comente e compartilhe o Dicas Curtas em suas redes sociais. E caso fique com alguma dúvida, me procura lá no grupo do Diva da Beleza no Facebook, pois estarei à disposição para esclarecer todas elas. Assine e acompanhe esse podcast através do seu dispositivo Apple ou Android, sendo que você também pode encontrar o Diva da Beleza no Spotify e no Deezer.

Sabia que a partir de agora você também pode ajudar o Dicas Curtas a crescer ainda mais fazendo parte do grupo de apoiadores?

Com incentivos a partir de 1 real por mês, você ajudará o Dicas Curtas a alcançar mais pessoas, incluir novos experts, e claro, ter acesso ao grupo de apoiadores no Facebook para receber conteúdos especiais e ter acesso a lives exclusivas para poder tirar suas dúvidas ao vivo com o expert de sua preferência.

Para ser um apoiador basta acessar o site: apoia.se/dicascurtas.

O link vai estar disponível na descrição do episódio!

Você pode encontrar informações adicionais sobre meu trabalho, cursos que ministro e os procedimentos estéticos da área médica em meu site: www.samaraveras.com.br. Lá existem atalhos que te levam a conhecer de perto muitos procedimentos sobre os quais discuto aqui e, caso interesse, é possível marcar uma consulta.

Ficamos por aqui e até a próxima semana com mais uma dica do Diva da Beleza!

Até a próxima semana.

Pin It on Pinterest

Share This