Ouça agora este podcast!“038 Copywriting: Melhorando sua comunicação para vender mais”

Nos dois últimos episódios, comentei sobre o comportamento do consumidor individual e do consumidor organizacional, e apesar de todas as particularidades entre os dois tipos de consumidores, existe um item que é imprescindível para promover o encontro destes com os produtos que atentem suas necessidades: A comunicação.

No ramo da publicidade a comunicação é definida como o “meio para tornar algo comum”, e quando falamos de tornar comum, estamos fazendo referência a algo que faça sentido para um público específico.

E é somente através de uma comunicação estratégica é possível alcançar os resultados que você deseja para seu negócio.

É sobre isso que vou comentar no episódio de hoje.

Eu sou Breno Reis, o expert em Marketing Digital do Dicas Curtas e semanalmente trago aqui neste podcast, várias dicas e informações para ajudar você a alavancar suas vendas e também a conhecer um pouco mais sobre este mercado em constante evolução.

Antes de iniciarmos o episódio de hoje, tenho duas informações importantes:

– A primeira é que você pode acompanhar este podcast através de seus agregadores de podcast, tanto no android quanto no ios, porém também já pode ouvir através do Spotify!

Basta pesquisar no spotify por Dicas Curtas e seguir o podcast do Expert Em Marketing Digital.

– A segunda é que gostaria de contar com sua a participação neste podcast!

Conte para nós se alguma dessas dicas que venho compartilhando já te ajudou, ou deixe uma dúvida para que eu possa respondê-la nos próximos episódios.

Então é bem simples: envie uma mensagem de áudio dizendo seu nome e de onde é para o whatsapp de ddd 61 e o numero é 98151-1651.

Talvez sua dúvida ou seu case de sucesso possa ajudar outras pessoas a alavancarem seus resultados usando o Marketing Digital.

Então vamos para o que interessa!

O que é Copywriting?

Primeiramente vamos entender o que é Copywriting.

Copywriting é um termo que não possui uma tradução específica em português, mas está relacionado a criação de uma comunicação que tenha como objetivo conduzir o público alvo para uma ação específica.

Esta ação pode ser uma compra, um clique ou um compartilhamento.

Entenda que estamos falando aqui de condução para tomada de uma ação, e não da persuasão ou algo que tenha uma conotação negativa.

As 3 regras

Sendo assim, para que você consiga obter resultados significativos com sua copy (uma abreviação da palavra copywriting), é necessário conhecer essas 3 regras que vou comentar agora:

A primeira regra é: O segredo da copy não está nas palavras, mas sim na estrutura.

É um pouco contra intuitivo o que acabei de falar, principalmente para quem está estudando gatilhos mentais, mas o fato é que mesmo com uma chuva de palavras impactantes, sua mensagem pode não produzir os resultados esperados.

Ter um bom conteúdo vai fazer sua mensagem alcançar um bom número de pessoas, pode viralizar, mas talvez não gere o resultado esperado quando se busca através de palavras persuasivas gerar vendas.

O foco é buscar no primeiro momento uma conexão com a pessoa, conseguindo entrar na mente dela usando situações que façam sentido para ela.

Estou falando de criar uma conexão.

Se você conseguir expressar em sua comunicação algumas situações que façam parte da realidade do leitor, ele com certeza irá dedicar sua atenção ao seu conteúdo, e você abrirá todo um caminho para que possa direcioná-la para o próximo passo.

A segunda regra é: uma boa copy é aquela que traz resultados.

Um cuidado que é necessário ter ao criar uma copy é não se apaixonar por ela!

Isso mesmo, falo sobre isso porque já fui vítima desta situação.

Criei uma copy extremamente elaborada, com todos os artifícios, palavras bonitas, perguntas relevantes, mas que no fim não geraram nenhum resultado.

Inclusive é recomendado sempre que se crie 2 ou mais copy’s e coloque elas no mercado para avaliar os resultados obtidos com cada uma delas.

Variar as abordagens e os ganchos para chamar a atenção do público ajudará a identificar qual tipo de mensagem vai funcionar melhor para os produtos ou serviços que se deseja oferecer.

Observe os números e deixe que eles digam qual a comunicação está sendo mais eficaz em suas ações de vendas.

A terceira regra é: quanto maior for sua autoridade, mais poderosa será sua copy!

A autoridade já estabelecida fará com que sua comunicação seja mais impactante.

Por isso é importante investir constantemente em sua reputação, com a entrega de conteúdo relacionado ao que você oferece

O que acontece de verdade é que se você é uma autoridade em algum nicho específico, pode acontecer 2 coisas:

1º as pessoas lêem apenas parte da sua copy e já realizam alguma ação de compra, clique ou compartilhamento;

2º elas nem lêem e já realizam alguma ação porque em oportunidades anteriores já estiveram em contato com seu conteúdo e estavam aguardando o momento da venda (por exemplo)  para realizar o desejo de ter acesso a algo que você oferece.

Um outro fator muito importante quando se torna autoridade em um nicho, é o fato de que as pessoas começarão a recomendar seus conteúdos e produtos para outras pessoas.

Mas isso é assunto para outro episódio.

Bom…

Saiba com quem você deseja falar

Uma coisa que precisa ficar clara na hora de se comunicar com seu público é de fato saber com quem você deseja falar.

Mas para fazer uma boa analogia, vamos imaginar um encontro de família em um final de semana.

Você já parou para analisar como você se comunica de forma distinta com cada perfil de pessoa que está lá?

Quando você chega para falar com seus avós, você tende a falar de forma mais vagarosa, pede a benção e faz alguns tipos de perguntas bem específicos para eles.

Até aqui identificamos 1 padrão.

Vamos supor que em seguida você vai falar com um sobrinho pequeno, ou alguma criança que está ao lado.

Agora você passa a utilizar uma linguagem mais infantil, muda o comportamento e se abaixa, deita no chão, pede para a criança repetir palavras e por aí vai.

Então agora temos 2 padrões.

Agora quando você vai falar com seus primos a forma de falar e os assuntos mudam totalmente.

Passa a ser na maioria dos casos uma conversa mais dinâmica, utilizando expressões mais atuais.

Identificamos agora 3 padrões de comunicação.

Somente com este exercício que fizemos aqui, você já consegue perceber que existem uma grande diferença em falar com públicos de faixas etárias diferentes.

Será que em suas comunicações no seu marketing, você está se comunicando da forma correta com seu público?

Ou melhor, quando você fala com o Consumidor Individual, você está falando com a faixa etária correta, que possui interesse no que você oferece?

E quando fala com o Consumidor Organizacional você consegue a atenção deste público?

 

Fale da forma correta com seu público

Agora que você já fez o exercício de identificação de padrões de comunicação, você precisa de fato falar com o público alvo que deseja alcançar.

Porém falar com este público exige uma atenção muito grande, pois temos uma tendência muito forte a falar dos produtos ou serviços que estão sendo oferecidos.

O correto é falarmos sobre o cliente, suas necessidades, o que ele tem medo, suas dores e como é possível resolver seus problemas através de uma solução, que é o que você oferece.

Vamos fazer também aqui mais um exercício.

Imagine a seguinte copy: “Estamos desenvolvendo um programa de formação completo, com as estratégias mais atuais e que realmente funcionam!”

De quem falamos aqui? Do cliente ou do produto?

Vamos para outro exemplo: “Somos a maior empresa do segmento, utilizamos os melhores materiais do mercado e garantimos o melhor preço.”

De quem falamos agora? Do cliente ou do produto?

Nos dois casos estamos falando do produto.

O foco é o cliente

Então para conseguir falar do cliente, é necessário conhecer bem suas dores e necessidades e a partir destes dados, iniciar uma comunicação.

Vamos a um exemplo:

“Você está produzindo diversos conteúdos para atrair mais clientes, mas suas vendas continuam caindo? Está perdendo horas e horas elaborando artigos e criando post’s em suas redes sociais que ninguém compartilha?”

Neste exemplo, eu ainda não toquei no assunto da solução em si, mas já foi possível colocar o leitor em uma situação de atenção, porque falei sobre alguns problemas que ele está passando no momento.

Este é o primeiro passo para que suas copy’s consigam produzir os resultados que você deseja para o seu negócio.

No próximo episódio vou detalhar os outros pontos e espero que esteja determinado a mudar de fato a forma como se comunica com seu público.

Espero que tenha gostado do episódio de hoje!

 

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Até a próxima semana!

Podcast do Expert Em Marketing Digital | Dicas Curtas

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