Ouça agora este podcast!“011 Criando seu anúncio no Facebook – Passo a passo”

Você já está criando seu anúncio no Facebook para aumentar suas vendas?

Se você tem dúvidas e não sabe por onde começar para criar seus primeiros anúncios, neste episódio vou dar um “passo a passo” para que comece hoje a utilizar esta poderosa ferramenta e possa começar a colher os seus primeiros resultados com o aumento de suas vendas ou mais pedidos de orçamento.

Precisa de um grande orçamento?

Antes de mais nada, os anúncios no Facebook funcionam para qualquer orçamento.

Para você ter uma noção, “as pessoas gastam mais diariamente com café do que com anúncios” e essas são palavras do próprio Facebook. Então saiba que com um orçamento diário muito pequeno, você pode começar a oferecer seus produtos ou serviços para conseguir um bom alcance em divulgação, fazendo com que seja mais facilmente encontrado por seus futuros clientes.

Apenas comentando como funciona a questão de investimentos na plataforma, você poderá optar por investir em anúncios no formato de orçamento diário ou vitalício,  e a partir do valor investido o Facebook defini os custos exatos de cada anúncio baseado em um sistema de leilão.

Em outro episódio posso comentar especificamente sobre o funcionamento desse leilão…

Mas nosso foco aqui é a criação de anúncios, então para começar a expandir seus negócios você precisará optar entre utilizar o Gerenciador de Anúncios ou o Power Editor, que são as principais ferramentas de anúncio da plataforma e que possuem as mesmas opções para que você crie seu anúncio.

Estrutura do anúncio

Porém vamos entender a estrutura de um anúncio para que você não se confunda mais a frente:

– Todo anúncio é estruturado da seguinte forma:

  •         Campanhas;
  •         Conjuntos de anúncios;
  •         Anúncio.

A campanha é o primeiro nível hierárquico, onde é definido o objetivo que se deseja alcançar com os anúncios.

Os conjuntos de anúncios são o segundo nível hierárquico, onde é definido para quem, ou seja, qual o público, o local de veiculação (sejam dispotivos móveis, desktop, rede de audiência, entre outros…) e qual o orçamento a ser utilizado.

Já os anúncios estão no final desta hierarquia, sendo o local onde você definirá as frases, imagens, vídeo, ou seja, tudo que será apresentado de fato para seus possíveis clientes.

Esta estrutura permite que você organize seus anúncios e consiga fazer a gestão dos mesmos de forma descomplicada.

Conta de negócios do Facebook

Então você vai iniciar acessando a sua conta de negócios do Facebook.

Para isto você pode acessar o seguinte endereço: business.facebook.com (este link vai estar na descrição deste episódio) e já de cara será apresentado a você a possibilidade de criar seu primeiro anúncio.

Caso você nunca tenha utilizado este recurso, você cairá primeiramente em uma página com um breve carregamento da sua conta de anúncios, onde serão configuradas todas as informações necessárias exigidas pelo facebook.

Se já estiver com sua conta de anúncio cadastrada basta clicar em “Criar anúncio“.

Escolhendo a categoria

O primeiro passo é configurar o objetivo da campanha, que está divido em 3 categorias específicas que são elas: reconhecimento, consideração(mas o nome antigo era envolvimento) e conversão.

Caso queira saber mais, volte no episódio número 10 – Anúncios no Facebook, onde eu explico melhor cada uma dessas categorias.

Então neste passo a passo, vamos supor que você já tenha uma página de vendas, e assim vamos escolher na categoria “consideração”, o objetivo “tráfego”.

Objetivo selecionado

Com este objetivo, vamos poder direcionar as pessoas que clicarem no anúncio, para um destino dentro ou fora do Facebook.

Em seguida você deverá dar um nome a sua campanha, de forma que você possa identificá-la no Gerenciador de Anúncios quando tudo já estiver pronto.

Conjunto de anúncios

O segundo passo é configurar seu conjunto de anúncios, seguindo a hierarquia que comentei com vocês anteriormente. Agora você já deverá definir um nome para este conjunto de anúncios, para que também possa encontrá-lo no gerenciador. Depois você deverá selecionar o local aonde você deseja gerar o tráfego.

As opções que atualmente aparecem são: Site, Aplicativo ou Messenger (isso mesmo, quando uma pessoa clicar no anúncio ela poderá receber uma oferta através do chat no Facebook).

Mas seguindo a estratégia de enviar um possível cliente para uma página de vendas especifica, deve ser selecionada a opção “site”.

Existe a opção de você criar uma “oferta” no conjunto de anúncios, mas vamos deixar esta opção desativada. Em outro episódio explico melhor sobre este recurso.

A próxima configuração do conjunto de anúncios é a definição do público alvo que desejamos alcançar. Este é o momento em que você determina seu público alvo, com base nas informações demográficas, interesses e muitos outros dados que vão fazer com que você encontre as pessoas com maior possibilidade de compra do seus produtos ou serviços.

Depois de definir seu público, você poderá definir quais posicionamentos, ou quais lugares que você deseja que seu anúncio seja veiculado.

Esta opção é interessante porque permite que você defina exatamente onde deseja apresentar seus anúncios: dispositivos móveis ou desktop, além de definir as plataformas e seus formatos seja no Facebook, Instagram, Audience Network ou Messenger.

Quando se está permitindo a veiculação de seus anúncios em dispositivos móveis, você poderá ainda escolher pelo sistema operacional (IOS ou ANDROID) e também a versão desse sistema operacional.

Ainda existem mais duas opções para exclusões de categorias predefinidas que podem não ser objetivo de interesse de suas ações, além de uma lista de bloqueio que você pode criar a partir de url’s de sites/páginas do facebook/aplicativos e muitos outros onde você deseja que seus anúncios não sejam veiculados.

Orçamento

Agora você deve definir o orçamento e a programação do seu anúncio, selecionando a opção de orçamento vitalício ou diário, e o valor a ser investido no anúncio.

Nesta caso vamos escolher o orçamento diário e definir um valor baixo, R$ 2,50 para começar. Com esse valor você já poderá testar seu anúncio para averiguar se ele é relevante e se o público responde ao anúncio.

Deixe o anúncio com a opção de otimização para veiculação por “Cliques no link”. As demais opções desta parte não vou comentar agora para não nos estendermos muito aqui.

Existe a opção de programar a veiculação ou deixar ele sendo executado diariamente.

Muito cuidado, pois se você deixar seu anúncio rodando e esquecer de desligá-lo, você será cobrado diariamente pela veiculação dele. Então, se não vai acompanhar diariamente o que está acontecendo com seu anúncio, sugiro que coloque uma data de término de sua veiculação, para analisar com calma depois.

Então agora é só clicar em “Continuar” e ir para a última etapa que é a criação de fato a criação do anúncio.

Enfim criando seu anúncio no Facebook

Já de cara você deverá informar o nome do seu anúncio e na parte chamada Identidade, selecionar o perfil ou a página do Facebook que será apresentada como responsável pelo anúncio. Se tiver uma conta de Instagram para veiculação do anúncio você deverá selecionar também aqui neste momento.

Agora vamos definir o formato do anúncio.

Para simplificar vamos criar no formato de  “imagem única”, que é uma das opções disponíveis e vamos direto para a escolha da “Imagem”.

Neste momento não vamos selecionar a opção “Experiência em Tela Cheia” (o canvas), mas  novamente depois em outros episódios podemos entender um pouco mais sobre este recurso.

Caso você já possuam uma imagem pronta para seu anúncio, você poderá carregar a imagem ou procurar uma na biblioteca de imagens da sua conta. Mas se não tiver nenhuma imagem pronta, não se preocupe, você poderá escolher em um banco de imagens, qualquer uma que faça sentido para seu anúncio.

Em seguida poderá colocar a url do site, que será o destino para onde as pessoas que clicarão no seu anúncio serão enviadas, colocar o título, um texto para explicar para as pessoas o que você está promovendo e uma chamada para ação.

Ainda é possível colocar uma descrição e apresentar a url principal do seu site na opção “Exibir Link”.

Pode manter o campo “Parâmetros da URL” sem preenchimento, e caso já tenha um pixel criado e instalado, selecione ele para rastrear todos as ações que ocorreram de visualização da página de destino, por exemplo. O pixel é outro tema que vou abordar em episódios futuros.

Agora você já consegue ver uma prévia de seu anúncio!

Revise seus anúncios

Aproveite para revisar todas as informações que você colocou em seu anúncio e em seguida clique em continuar.

Agora seu anúncio será avaliado e assim que aprovado começará a ser veiculado para o público que você selecionou.

Lembrando que, você deverá definir uma forma de pagamento de seus anúncios, que poderá ser via cartões de crédito, paypal ou boleto. Sem o preechimento correto das informações de pagamento, seus anúncios não serão veiculados.

E apartir de agora é  só acompanhar no Gerenciador de Anúncios os números relacionados ao seu anúncio.

Espero que com este passo a passo, você possa começar a realizar seus primeiros anúncios e também trazer resultados positivos para seu negócio.

Caso fique com alguma dúvida, deixe ela lá no grupo do Expert Em Marketing Digital que estarei a disposição para esclarecer todas elas e ajudar você a alcançar seus objetivos.

Podcast do Expert Em Marketing Digital | Dicas Curtas

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