Ouça agora este podcast! “034 Crie listas e lucre cada vez mais”

 

Mesmo com todo acesso à informação, os empresários ainda hoje continuam não enxergando o poder da criação de listas para suas estratégias de negócio.

Seja um e-mail ou o número de telefone, ter a oportunidade de retomar o contato com o cliente não deve ser algo a ser temido para quem tem um produto ou serviço a oferecer.

Vejo que até em alguns casos “fazem o cadastro” destas informações, porém não a utilizam para nada.

E é sobre isso que eu vou falar neste episódio.

 

Eu sou Breno Reis, o expert em Marketing Digital do Dicas Curtas e semanalmente trago aqui neste podcast, várias dicas e informações para ajudar você a alavancar suas vendas e também para conhecer um pouco mais sobre este mercado em constante evolução.

Antes de iniciarmos o episódio de hoje, gostaria de contar com sua a participação neste podcast!

Conte para nós se alguma dessas dicas que venho compartilhando já te ajudou, ou deixe uma dúvida para que eu possa respondê-la nos próximos episódios.

Então é bem simples: envie uma mensagem de áudio dizendo seu nome e de onde é para o whatsapp de ddd 61 e o número é 98151-1651.

Talvez sua dúvida ou seu case de sucesso possa ajudar outras pessoas a alavancarem seus resultados usando o Marketing Digital.

Então vamos para o que interessa!

 

Esses dias eu precisei fazer o reparo de um pneu furado.

Como eu estava próximo de uma loja de serviços automotivos mais voltados para pneus e rodas, fui até lá e solicitei o reparo do pneu.

Olham o furo, dizem o valor do serviço e até aí tudo bem.

Em seguida a pessoa que me recebeu pediu meus dados de contato para a emissão da nota fiscal.

Nome, CPF, E-mail e endereço…

Daí tive um estalo e perguntei: “O que vocês fazem com os e-mails que vocês cadastram?”

Ela respondeu que se trata de uma informação obrigatória para a emissão da nota fiscal, mas caso eu não quisesse repassar a informação, ela colocaria o e-mail da loja.

Ela também comentou que existem diversos clientes que não se sentem confortáveis em deixar o seu e-mail ou qualquer que seja a informação pessoal, inclusive até ficam chateados com a solicitação.

Bom… Como vivo dando dicas aqui, resolvi dar uma dica para ela naquela hora!

Então eu disse: “Porque você ao solicitar o e-mail, não diz que o objetivo é enviar dicas e informações sobre manutenção do carro?”

Ela olhou para mim e disse: “É mesmo, bem que podíamos fazer isso mesmo…”

E depois disso ela chamou o proprietário e comecei a passar diversas outras dicas para eles sobre site, anúncios e por aí vai.

Contei esta história para demonstrar que o mercado ainda é carente de informações sobre estratégias de vendas usando a internet.

A verdade é que não são estratégias atuais, mais sim, antigas que não estavam sendo aplicadas até então pelos players do mercado digital.

Basta lembrar da época das cartas promocionais, que vinham em papeis especiais e cheias de comunicações extremamente trabalhadas para assinatura de revistas, vendas de eletrodomésticos e muitas outras aplicações.

Um exemplo que me lembro muito bem eram as cartas que a Editor Abril enviava, em alguns casos até com exemplar de revistas, proporcionando aos destinatários que eles experimentassem o conteúdo.

Caso gostasse bastava informar os dados de cobrança ou entrar em contato e informar um “código” que vinha descrito no papel para ter acesso a uma promoção exclusiva.

O que eu quero demonstrar aqui é que o velho marketing está tomando forma dentro das atuais ferramentas da internet e essa constante mudança ajuda e faz com que os mercados se ajustem para vender cada vez mais.

Hoje por exemplo, um mercado pequeno com uma boa comunicação com seus clientes recorrentes, pode ter mais lucro do que um grande que não se relaciona com seus consumidores.

Então vamos para a prática…

Chega de atender clientes e pessoas que dizem “só estou olhando” sem gerar a oportunidade de criar listas.

É um cliente, cadastre corretamente suas informações,

É apenas uma pessoa curiosa, pergunte se ela tem interesse em receber por e-mail informações relacionadas ao produto que você vende.

Simples assim…

Hoje existem diversas ferramentas de e-mail marketing que podem ajudar você a coletar esses e-mails, criar suas listas e explodir de vendas mixando conteúdos e ofertas em suas comunicações.

Pode também pegar o telefone e fazer todo esse relacionamento através de comunicações em grupos de transmissão e de clientes.

Não importa se amanhã via surgir um novo formato, a questão realmente é se existe de fato uma lista para que seja trabalhada com foco em vendas.

Lembre-se que hoje para alcançar novos clientes utilizando a internet você paga geralmente pelo clique em seus anúncios.

Se eles puderem deixar seus dados de contato em troca de algo de valor para eles, você estará criando uma forma muito mais barata de se relacionar com este público em seguida.

Imagine se um contato começa adquirindo um produto de baixo e ao final de tudo ele consumiu toda sua cadeia de produtos?

Ele foi na verdade um contato que gerou muito lucro para você, não é verdade?

 

O Ciclo de Vida do Cliente!

Foi sobre isso que comentei quando exemplifiquei o cliente que consome todos os seus produtos.

Você precisa obter o contato do cliente, não focando em realizar apenas 1 venda para ele, mas sim, pensando em fazer com que ele tenha a oportunidade de receber todas as ofertas que você criar para seu produto ou serviço.

Vou dar outro exemplo de uma loja de sapatos…

Geralmente as lojas de sapatos fazem promoções sempre a cada nova coleção.

Fico impressionado até com a bagunça que as lojas ficam quando chegam aquelas épocas de liquidação, com tudo com 40% a 80% de desconto.

Imagine se a loja avisa a sua lista de 800 clientes que se cadastraram, que a partir de segunda feira, estarão vendendo tudo por um valor promocional, mas que restam apenas poucas unidades das numerações mais procuradas?

Isto é verdade também.

Aconteceu de verdade em uma loja de Fortaleza!

A loja logo nos primeiros dias da promoção esgotou o estoque dos números mais procurados e ficou apenas com modelos não tão bonitos ou que tinham numerações muito a baixo ou acima da média das clientes.

Isto até irá te ajudar a entender o perfil do público que consome seu produto, não é verdade?

Caso você utilize algum sistema de cadastro de clientes, que já possua alguma informação de contato como e-mail ou telefone, saiba que você tem um tesouro nas mãos.

Uma verdadeira carteira de investimentos, onde você poderá investir muito pouco para fazer com que esse grupo te traga retornos financeiros.

Lembrando que de posse de uma lista, os retornos financeiros podem ser até imediatos aplicando estratégias de vendas diretas para seus clientes ou interessados em seus produtos ou serviços.

 

Espero que tenha gostado do episódio de hoje!

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Até a próxima semana!

 

Podcast do Expert Em Marketing Digital | Dicas Curtas

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