Ouça agora este podcast!“053 Cuidando do seu posicionamento”

Sua empresa faz parte de algum nicho já existente? Provavelmente sim! Não importa se é um salão de beleza, restaurantes, oficinas, empresas de tecnologia e de serviços, todas elas se apresentam como a melhor solução em sua área de atuação.

Então qual é o maior desafio?

Se tornar mais relevante do que a concorrência e ser escolhido não pelo preço, mas simplesmente por aquilo que seu negócio oferece.Muitas empresas ainda não se deram conta, mas ainda estão falando de seus produtos e como eles são maravilhosos, revolucionários entre outras coisas.Porém os clientes estão cada vez mais informados e atentos a toda e qualquer novidade que aparece, fazendo com que o seu produto se torne obsoleto do dia para a noite.

Então qual o segredo?

Como conseguir literalmente desta zona de guerra e encontrar uma posição de livre acesso aos clientes com maior potencial de vendas? Estou falando de posicionamento do seu negócio e do seu marketing. E é sobre isso que vamos falar no episódio de hoje.

Eu sou Breno Reis, o expert em Marketing Digital do Dicas Curtas e semanalmente trago aqui neste podcast, várias dicas e informações para ajudar você a alavancar suas vendas e a conhecer um pouco mais sobre este mercado em constante evolução.

Então para que você não perca nenhuma dica e fique atualizado com todas as informações que estarei compartilhando aqui, basta assinar o podcast e acompanhar todas as semanas o Expert Em Marketing Digital do Dicas Curtas.

Então vamos para o que interessa!

O exercício da associação

Vou te convidar agora a fazer um exercício mental. Não é nada que vá te exigir muita atenção então fique tranquilo ou tranquila. Apenas de acordo com cada categoria que eu apresentar logo em seguida, associe uma pessoa conhecida ou uma marca. Ok?

Então vamos lá!

O que você lembra quando eu te fizer alguma dessas perguntas?

1 – Um refrigerante?

2 – Um carro popular?

3 – Uma marca de eletrodoméstico?

Se eu fizer uma enquete agora, coletar todos as respostas e contabilizá-las, eu terei uma grande chance de acertar qual foi estatisticamente a maioria das respostas. Seria algo mais ou menos nessa sequência: Coca-Cola, Gol e Brastemp. Se eu errei a sua escolha me desculpe, mas isso também pode acontecer.Talvez uma variação de modelos de outras marcas de carro do mesmo segmento e mas refrigerante e eletrodoméstico provavelmente serão estes.

Na verdade, o que quero demonstrar aqui é que nosso cérebro busca a todo instante classificar ou categorizar todo tipo de informação externa, para facilitar o processo de associação com algo que já conhecemos.Neste caso, o objetivo demonstrar que nosso cérebro busca a informação mais fácil de encontrar, deixando em segundo plano outras marcas e modelos de produtos ou serviços.

O grande desafio

Agora temos um grande desafio: Como ter a atenção e se tornar relevante para um público com excesso de informação?

Só que vamos complicar mais um pouco: como além de ter a atenção, estimular as pessoas a pagarem um preço mais caro por algo que possui concorrência no mesmo mercado?

O seu problema está no seu posicionamento!

Porém posicionamento não é um banner ou um outdoor na cidade.Talvez possa sim estar associado ao local, um shopping ou bairro em que você está instalado. Porém é mais do que isso! Posicionamento é o que você representa para as pessoas.

Você é só mais uma hamburgueria em sua cidade?

Você é só mais um salão de beleza do seu bairro?

Chegou a hora de mudar isso. É melhor ser bem pago do que ser o melhor!

Esta afirmação pode soar um pouco estranha no primeiro momento, mas vamos fazer a seguinte reflexão: quando temos a oportunidade de comparar produtos e analisar qual é o melhor, rapidamente a algo mais caro.Quando alguém fala para você: aquele é o melhor restaurante da cidade, você imediatamente associa em sua mente que ele não é nenhum pouco barato.

Agora quando se depara com um restaurante que possui a culinária de um país que você só ouviu falar na televisão, a primeira coisa que você sente é “curiosidade”. A curiosidade pode ocorrer por causa de uma embalagem diferente, um preparo mais cuidadoso ou um atendimento personalizado. E é aí que você paga mais caro para ter acesso a algo diferente!

Como estamos falando de marketing, a mensagem que você transmite para seus possíveis clientes precisa ser diferente e provocar esta curiosidade.

A estrutura do posicionamento

O primeiro contato é a parte crítica de um posicionamento de sucesso. Então que tal estabelecer um posicionamento que tem como foco o seu cliente ideal?

Então para que você possa exercitar um pouco, vamos a 3 perguntas que vão te ajudar a encontrar uma comunicação que estimulará a curiosidade de seus clientes:

1 – Quem você ajuda?

2 – A conseguir o que?

3 – Sem precisar passar ou sofrer?

Vai pensando aí que eu já volto para continuarmos…

E aí pensou?

Vou usar o exemplo bem diferente aqui.

Imagine agora um escritório de advocacia que esteja interessado em conseguir clientes para o segmento de Direitos Trabalhistas.

Como poderia ser o posicionamento deste advogado?

Aplicando o script que apresentei, seria algo mais ou menos assim:

1 – Quem você ajuda? Ajudo profissionais do segmento bancário…

2 – A conseguir o que? A recuperarem sua autoestima e fazer a lei prevalecer reestabelecendo sua moral física, intelectual e financeira

3 – Sem precisar passar ou sofrer? Sem precisar sofrer com os danos causados por toda a dedicação e esforço para manutenção de sua vida pessoal e familiar.

Vamos ver novamente como ficou:

“Ajudo profissionais do segmento bancário a recuperarem sua autoestima e reestabelecer sua moral física, intelectual e financeira, sem precisar sofrer com os danos causados por toda a dedicação e esforço para manutenção de sua vida pessoal e familiar.”

Escolhendo aspectos relevantes para o cliente

Veja que podíamos colocar vários aspectos como receber horas extras trabalhadas, receber indenizações por assedio moral ou por condições indevidas de trabalho, férias vencidas ou qualquer outro fato jurídico que caracterize justifique uma ação judicial. Mas não! Escolhi aqui um posicionamento que com certeza tornará o advogado uma autoridade no seu segmento, utilizando apenas esta frase!

Bom… se eu pudesse agora eu pegaria os negócios de quem está ouvindo este podcast e faríamos agora uma biblioteca de posicionamentos para cada um.

Vou te ajudar

Vou fazer o seguinte…

Se você quer uma ajudinha em seu posicionamento, entra lá no grupo do Expert Em Marketing Digital, deixa um comentário na publicação que vou fazer que será específica para este episódio e aí vamos praticar um pouco deste posicionamento.

Somente quem está no grupo é que terá está oportunidade… ok?

Espero que tenha gostado do episódio de hoje!

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Até a próxima semana!


Podcast do Expert Em Marketing Digital | Dicas Curtas

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