Você sabia que o podcast já possui o seu dia próprio no Brasil? No dia 21 de outubro comemoramos o Dia do Podcast no Brasil.

A cultura podcast cresceu muito nos últimos anos, desde que apareceu por volta de 2004. Teve um início humilde em territórios estrangeiros, onde foram desenvolvidas as tecnologias que tornaram possível o fenômeno mundial que hoje é o podcast.

Assim como já comentamos sobre o que é de fato esta mídia, desde então, o podcast vem tomando a atenção das massas e crescendo em popularidade. Isso se reflete muito no número crescente de criadores de conteúdo dessa forma de mídia.

O Dia do Podcast no Brasil - Metrô

Em 8 anos, o número de Podcasts postados mensalmente no Itunes cresceu de menos de mil uploads mensais em 2007 para um pico de 7000 uploads mensais em 2015.

O site viu também um crescimento da comunidade brasileira, que praticamente duplicou sua produção de conteúdo nesse mesmo período de tempo.

A cultura Podcast está crescendo e a comunidade brasileira cresce junto com ela. Foi com isso em mente que o Dia do Podcast foi proposto para toda a comunidade Brasileira.

Quando é o Dia do Podcast?

O dia do podcast é comemorado aqui no Brasil no dia 21 de outubro, em homenagem ao primeiro podcast postado em território nacional, no mesmo dia.

O Dia Do Podcast no Brasil - Abpor

Fonte: abpod.com.br

Nota se que a data do Dia do Podcast brasileiro é diferente do Podcast Day dos americanos, que é comemorado no dia 30 de setembro.

Isso é importante porque mostra que o movimento aqui no Brasil tem uma cara própria e caminha com seus próprios pés.

Porque participar do movimento?

Isso tudo é bem bacana e tudo mais, mas porque você deveria se importar com tudo isso? Eu respondo:  Porque o Podcast é um movimento que beneficia a todos.

Os Podcasts no geral são totalmente de graça. Você não paga nada para ter acesso a todo esse conteúdo.

Pensa nisso, o Podcaster é um cara que se arrisca no mercado com o conteúdo dele.

O Dia Do Podcast - Microfone

Para isso ele gasta horas pesquisando e criando conteúdo para expor e depois gasta horas gravando tudo isso, chamando ou não convidados e tudo mais.

Isso sem contar o tempo que ele passa editando o áudio e gerenciando o seu perfil como Podcaster, fazendo publicações no Facebook e afins.

Tudo isso vem mastigadinho e bonito para você, o ouvinte, totalmente de graça para você escutar e se divertir quando você quiser, onde você quiser.

Lembrando que conteúdo é o que não falta. Existem Podcasts nas mais diversas categorias para agradar aos mais diversos gostos.

Para mais informações á respeito do assunto, visite a publicação “Porque Ouvir um Podcast” do blog Dicas Curtas.

Como fazer parte desse movimento?

Existem várias maneiras de ser um participante ativo do Dia do Podcast. Que se limitam apenas a sua criatividade.

Algumas dicas interessantes são:

  • Se inscrever em Podcasts e publicar sobre algum que te chame a atenção no Facebook usando a hashtag #diadopodcast.
  • Explore os milhares de Podcasts disponíveis nos mais diversos assuntos e descubra novos interesses.
  • Poste o domínio oficial do Dia do Podcast na sua página no Facebook.
  • Poste avaliações nos Podcasts que você gosta nas diversas plataformas de Podcasts disponíveis.

Você também deveria checar o Dicas curtas. O Dicas Curtas é uma plataforma que reúne Podcasts interessantes e um blog que trata de tudo relacionado ao mundo do Podcasting.

Lá você vai ter acesso a Podcasts bacanas como:

Todos esses Podcasts totalmente de graça, vale muito a pena dar uma olhada.

Considere você mesmo começar um podcast e participar desse movimento no centro de onde ele acontece. Basta ter um interesse, e vontade de falar sobre ele para os seus ouvintes. Vale tudo, desde futebol até culinária.

Como participar desse movimento como Podcaster?

Se você, caro leitor, tem o seu próprio Podcast, o dia do podcast é uma oportunidade para você participar da comunidade podcaster de outras formas que as previamente mencionadas.

Caso você seja um especialista em algum assunto e está em busca de se tornar referência em seu mercado, pode se beneficiar da plataforma Dicas Curtas.

Basta entrar em contato com nossa equipe para conversarmos e conhecermos melhor sua área de atuação e como podemos ajudar você a se tornar também parte deste universo.

O Dia do Podcast - Parceria

Para você podcaster, o dia do podcast é uma oportunidade para:

  • Conectar-se com colegas podcasters e fazer mais parte da comunidade. Considere criar encontros para que você e seus colegas possam discutir idéias que vocês possam aplicar em conjunto.
  • Aprender mais sobre a área, sobre as ferramentas e truques para melhorar o seu podcast. Além de estudar o mercado com mais profundidade.
  • Ajude podcasters iniciantes a se desenvolver no mercado e conseguir mais ouvintes.

Caso queira ouvir um episódio exclusivo tratando deste tema, basta ouvir o Episódio 61 do Expert Marketing Digital!

Pin It on Pinterest

Share This