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“072 Dicas de SEO para seu negócio”

Quer ser encontrado de maneira fácil por pessoas interessadas no que você oferece com baixo custo? Invista em SEO para seu negócio.

Neste episódio vou apresentar os principais pontos de atenção que precisa ter para direcionar da melhor forma possível os esforços em SEO para seu negócio.

As vantagens de aplicar da forma certa a Otimização para Mecanismos de Buscas (a tradução para a sigla SEO) vai desde a economia na aquisição de novos contatos, assim como a atração de um público mais qualificado para comprar de você. Já comentei sobre este tema nos episódios 26 e 27, estão se quiser obter mais informações relacionadas a este conteúdo, volta lá para complementar as informações que vou compartilhar neste episódio.

Mas antes de começar a falar sobre este assunto vou compartilhar uma curiosidade:

“Você sabia que cerca de 70% a 80% dos usuários ignoram completamente os anúncios pagos em pesquisas no Google?”

Eu sou Breno Reis, o expert em Marketing Digital do Dicas Curtas e trago aqui neste podcast, várias dicas e informações para ajudar você a alavancar suas vendas e a conhecer um pouco mais sobre este mercado em constante evolução.

Então para que você não perca nenhuma dica e fique atualizado com todas as informações que estarei compartilhando aqui, basta assinar o podcast e acompanhar todas as semanas o Expert Em Marketing Digital do Dicas Curtas.

Então vamos para o que interessa!

Ajude o Google a encontrar seu conteúdo

Colocar o seu site nos resultados de pesquisa do Google não possui nenhum custo e é simples de ser feito. Na verdade, você não precisa fazer especificamente nada, pois o Google possui mecanismos que rastreiam sites regularmente, e aqueles que são considerados compatíveis, são automaticamente indexados e apresentados nos resultados de buscas.

Porém é possível você aumentar as chances de ter seu site listado nos mecanismos de busca e até nas primeiras posições.

A primeira ação que vai ajudar os rastreadores do Google a localizarem seu site, é disponibilizando um “sitemap”, um arquivo que possui a lista de páginas e outros arquivos do seu site, inclusive com informações de quando estes conteúdos foram atualizados. Caso você utilize o WordPress, o sitemap poderá ser criado com a utilização de qualquer plugin gratuito para esta finalidade.

Caso seja necessário criar o seu próprio sitemap, vou deixar um link na descrição deste episódio para te ajudar neste ponto.

Por fim você vai acessar o Google Search Console, submeter a url do seu sitemap na seção “Índice” e aguardar o processamento.

Se tiver páginas no seu site que não deseja que sejam encontradas através dos mecanismos de busca, você pode criar na raiz do seu site o arquivo “robots.txt” e indicar quais são estas páginas, associadas a uma tag para esta finalidade. Vou deixar um link também sobre o arquivo robots.txt na descrição de deste episódio.

Estruture bem a arquitetura do seu site

Agora vamos falar da estrutura do seu site. Uma coisa que pode passar despercebida pela maioria das pessoas que criam sites ou por aquelas que desejam ter um, refere-se organização das informações e os objetivos que desejam ser alcançados com sua página principal e demais páginas que serão elaboradas.

O Google e as pessoas precisam entender como as informações do seu site estão dispostas e de uma maneira bastante lógica. Para isto você precisa estruturar seu site da mesma forma que as pastas dos seus arquivos são apresentadas no explorador de arquivos do seu sistema operacional.

Dá para entender mais ou menos o que estou falando?

Vou exemplificar:

Na estrutura do seu site é claro que você terá a sua página principal.

Mas vamos imaginar que estamos elaborando um site para uma empresa que presta serviços, e definimos a seguir, um nível de serviços com as páginas que apresentarão de forma mais detalhada cada um deles.

Até aqui temos: a página principal que apresenta os principais serviços, com link para as páginas de cada um dos serviços.

Depois podemos ter uma além do nível de serviços, um nível relacionado a estudos de caso, da mesma forma disponibilizando páginas que apresentam em cada uma delas, um “case de sucesso” deste negócio.

Então basta criar os demais níveis seguindo esta organização lógica e você terá ao final um site bem estruturado e de fácil navegação pelos seus clientes, e também pelos mecanismos de busca.

Alinhe muito bem seus títulos ao seu conteúdo

Depois de criar seu site de uma maneira bem estruturada, você estará com certeza querendo ser mais atraente para quem encontra suas páginas e conteúdos em resultados de pesquisa. A melhor forma de se destacar é definir muito bem os títulos de cada uma de suas páginas, para que chame a atenção e ajude as pessoas a entenderem do que se trata, antes mesmo de alguém clicar no seu link.

Tome bastante cuidado para não criar títulos muito apelativos, que apenas geram curiosidade. Lembre-se que o seu objetivo é atrair os melhores clientes e não um número alto de cliques, que podem não gerar vendas para você. Usando o WordPress com o plugin Yoast, você consegue personalizar o título de acordo com sua necessidade, incluindo uma meta descrição bem interessante, que nada mais é do que aquele texto que aparece logo abaixo do título nos resultados de pesquisa.

Mas atenção:

  • Não duplique os títulos, pois cada página deve ter o seu título único e exclusivo;
  • Seja breve, mas descritivo;
  • Da mesma forma do título, cada página deve ter sua descrição única.

 

A importância de oferecer boa experiência em dispositivos móveis

Ainda falando de questões técnicas do seu site, para que você seja mais facilmente encontrado, não se esqueça de verificar como é o comportamento do seu site em dispositivos móveis. Na verdade, eu quero te deixar uma recomendação muito importante:

“Comece criando seu site para ser visualizado em dispositivos móveis!”

A razão é simples: a maioria das pessoas hoje estão consumindo informações através de seus smartphones.

Inclusive o Google também leva em consideração estes aspectos para priorizar ou não um site a frente dos demais nos resultados das pesquisas.

Utilize imagens da maneira certa

Mais um item bastante relevante no que diz respeito a questão visual do seu site, são as imagens que estarão disponíveis através de suas páginas, assim como também em seus conteúdos com blog’s e afins. Um insight muito bom é evitar usar nomes genéricos de arquivos de imagens, como: imagem1.jpg, foto.gif ou até mesmo o número 1.jpg.

Se possível coloque um nome que faça mais sentido a imagem apresentada.

Forneça sempre em suas imagens um texto alternativo para ajudar o Google a entender do que se trata aquela imagem, além de investir tempo na otimização e redução do tamanho dos arquivos, sem prejudicar a qualidade. Este último ponto irá influenciar diretamente na velocidade de carregamento do seu site.

Entenda o que o seu público deseja

Ok!

Você tem agora um site configurado, bem estruturado que oferece uma boa experiência para seus usuários.

Mas o que pode ser feito para ampliar seu alcance?

Primeiro entender o que as pessoas que desejam adquirir seus produtos ou serviços buscam, fazendo um estudo detalhado de seu perfil, características, necessidades e o que eles pesquisam para resolver os problemas que o seu negócio resolve.

Vamos lá, se você quer consertar um eletrodoméstico você primeiramente precisa entender o que causa aquele problema, depois quanto custa as peças para o reparo e se é fácil ou não resolver por conta própria.

Caso seja necessária a utilização de ferramentas específicas, ou um conhecimento técnico específico, você com certeza vai buscar um profissional que saiba como resolver o problema, que já tenha passado por aquilo e que não vá te gerar outro custo além do que realizar serviço.

Tudo isto se refere as características do público, suas necessidades e o que pode fazer com que ele chegue até você. Agora imagine que você é este profissional, que possui toda essa expertise e pode resolver o problema. Como as pessoas podem te encontrar?

Através de conteúdos e como sempre venho recomendando aqui neste podcast, criando um blog para compartilhar tais informações. Você fala o que faz, como faz e vai receber em troca pessoas que na verdade até sabem como resolver (e pra elas isto basta), mas vão te contratar para isto.

Crie conteúdos memoráveis

Criar um blog pode parecer algo “da antiga”, mas é o básico que funciona muito bem. Até porque os conteúdos em texto de um site, ranqueiam muito bem através de mecanismos de busca. Através de artigos em seu site, você pode inclusive fazer uma mesclagem entre conteúdos, imagens, vídeos e muitos outros recursos que ajudarão seu público a te ver como uma referência no seu mercado.

E é isto mesmo!

Você precisa ser a referência no assunto que você possui habilidade e vai fazer isto com a distribuição de conteúdo com estes conhecimentos.

Por isso é tão importante estes conteúdos serem memoráveis, entregarem a melhor informação, da melhor forma possível, sem medo de ser o único detentor daquele conhecimento. Isto é uma mentalidade que você precisa desenvolver, não se apegar ao conhecimento, mas sim entregá-lo da maneira mais genuína e didática que você consiga.

Então sempre crie seus conteúdos, entregando da melhor maneira possível seu conhecimento, distribuindo em 1, 2 ou mais artigos de acordo com o estágio em que cada um dos seus possíveis clientes estarão.

O resultado disso serão pessoas interessadas no que você faz, e claro, recomendando e contratando você.

Analise o comportamento do usuário em seu site

Após isto observe como é o comportamento dos seus usuários em seu site. Através dos dados que você poderá colher através do Google Analytics, como o número de visitantes, as páginas que eles visualizaram e a taxa de rejeição, vai entender como está sendo a experiência deles em seu site.

Outro recurso que você pode utilizar são aqueles que monitoram os cliques em seu site, como hotjar ou algo semelhante. Você vai perceber através de um mapa de calor do seu site, os locais que recebem mais cliques e aqueles que não chamam tanto a atenção dos seus visitantes.

Entender o comportamento desses visitantes, vai ajudar você a fazer ajustes e a otimizar sempre a experiência dos seus usuários, inclusive investindo mais recursos onde vai gerar mais resultados para você.

Quando preciso contratar um especialista para o SEO da minha empresa?

As diversas dicas que citei aqui, em sua maioria podem ser apontadas por um analista em SEO experiente. Mas caso você já possua um conhecimento mínimo em questões técnicas de tecnologia, já será possível fazer algumas ações neste sentido. É claro que exige dedicação, tempo e atenção não apenas aos itens que descrevi aqui, mas a diversos outros que fazem parte do escopo de otimização para mecanismos de busca.

Se você não possui este conhecimento técnico, ou até tem, mas precisa dedicar sua atenção a aspectos negociais do seu negócio, invista em um profissional para alavancar seus resultados.

O meu objetivo é trazer aqui a noção de tudo aquilo que influencia no aumento de visibilidade do seu negócio, e também, na aquisição de visitantes que irão comprar de você e ajudando a aumentar seu faturamento, e claro, seu lucro.

Espero que tenha gostado do episódio de hoje!

E que comece a fazer os ajustes necessários para ajudar as pessoas certas a encontrarem você e o seu negócio.

Curta, comente, compartilhe e deixe sua avaliação no ITunes para que este conteúdo chegue cada vez mais longe, ajudando mais e mais pessoas a alavancarem seus negócios usando o marketing digital.

Caso fique com alguma dúvida ou queira interagir com um grupo de pessoas que estão buscando conhecimento para desenvolver e ampliar seus negócios, procure o grupo do Expert Em Marketing Digital no Facebook, para que inclusive eu possa te ajudar nesta jornada.

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Até a próxima semana!

Podcast do Expert Em Marketing Digital | Dicas Curtas

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