Ouça agora este podcast!“61 Dicas para utilizar o Instagram para o seu negócio – Parte 1”

Chegou a hora de você ficar por dentro de algumas dicas para utilizar o Instagram da melhor forma e ainda alcançar mais seguidores, aumentar o engajamento e os resultados para o seu negócio usando esta rede social.

Mas para isto é importante que você tenha escutado o episódio 59, onde dou algumas dicas do que evitar na hora de colocar seu negócio no Instagram.

Bom…

A primeira dica que gostaria de dar é: encare o Instagram como uma ferramenta para você vender mais.

Isto é importante porque é necessário entender que esta rede social é um recurso a mais para aumentar seu faturamento.

Então lembre-se o seu foco não é aumentar o número de curtidas e de comentários, mas sim vender mais!

Esse é só o começo… então se quer saber todas as dicas que quero compartilhar aqui com vocês, fique aqui comigo.

Eu sou Breno Reis, o expert em Marketing Digital do Dicas Curtas e semanalmente trago aqui neste podcast, várias dicas e informações para ajudar você a alavancar suas vendas e a conhecer um pouco mais sobre este mercado em constante evolução.

Então para que você não perca nenhuma dica e fique atualizado com todas as informações que estarei compartilhando aqui, basta assinar o podcast e acompanhar todas as semanas o Expert Em Marketing Digital do Dicas Curtas.

Então vamos para o que interessa!

 

Então vamos começar pelo começo…

Vou partir do pressuposto que você vai começar hoje a sua jornada nesta rede social e nem criou uma conta ainda para o seu negócio.

A primeira coisa que você precisa levar em consideração é o seu posicionamento, que é composto pelas informações do seu perfil.

Já de cara a sua imagem ou a foto que você escolher para o seu perfil, precisa ser uma que caracterize muito bem qual o seu propósito.

Vamos lá!

Se você é um Coach e coloca uma foto sua na praia de óculos escuros ou aquela foto que você tirou com a sua namorada, que apenas editou para ficar sozinho na imagem, talvez não fique tão boa.

A foto precisa passar profissionalismo, respeito e segurança em quem irá contratar você.

Agora se você possui uma loja de roupas femininas por exemplo, pode colocar a foto de uma modelo, que apareça bem, deixando a roupa em destaque!

Nada de fotos com muita distância e sem definição, para não passar aquele ar de desleixo já na primeira impressão.

Se você quer que as pessoas memorizem sua marca, pode colocá-la de forma bem nítida com uma cor de fundo que facilite sua visualização.

 

O nome do seu perfil

Uma das informações que pode ajudar você a ser encontrado pelos seus clientes, é a definição de um nome para seu perfil, que seja de fácil compreensão e memorização.

O nome do perfil é aquele que é utilizado junto a url do instagram para chegar ao seu perfil.

Por exemplo, o Dicas Curtas possui um perfil no Instagram e vamos começar em breve a compartilhar conteúdos por lá.

Para que você possa acessar diretamente este perfil, você precisa colocar no seu browser o seguinte endereço: instagram.com/dicascurtas.

Simples assim!

Pode acontecer em alguns casos da não disponibilidade do nome, pelo simples fato de outra pessoa estar usando.

Mas você pode fazer variações deste nome, buscando deixá-lo mais próximo da mensagem que você deseja passar para seus futuros clientes e seguidores.

Agora além do seu perfil, o Instagram permite que você coloque um nome diferente daquele que será utilizado na URL.

Na verdade este nome é o que aparece para as pessoas quando elas visualizam seu perfil, portanto ele não precisa ser o mesmo nome da sua conta no Instagram.

Retomando o caso da loja de roupas femininas, você pode colocar neste nome a expressão “Moda Feminina” e qualquer outra expressão que remeta a atividade principal da sua empresa.

 

Cuidando da sua Biografia

Outra informação de extrema relevância para ajudar você a ser reconhecido pelas pessoas, é ter uma boa biografia no seu perfil.

Coloque lá as informações que irão ajudar o seu público a saber o que você oferece, seu endereço, informações de contato e o site sempre que possível.

 

Aumentando o engajamento

Um dos pontos mais importantes a ser levando em consideração no Instagram é o engajamento.

A questão é simples: O nível de engajamento entre usuários e em cada postagem, ajuda os seus mecanismos de entrega a entender o que é mais relevante ou não para os usuários da rede.

Então uma das dicas é seguir outras pessoas, fazendo com que elas acabem te seguindo e claro, curtindo, compartilhando e comentando seus conteúdos.

 

Não deixe também de repostar os conteúdos alheios

Apensar de não ser possível hoje você fazer um “repost” de uma publicação, ou seja, você compartilhar um determinado post para seus seguidores, existe um aplicativo exclusivo para isto.

Então ao fazer um “repost”, você pode citar o dono do post e ele de alguma forma poderá ajudar na expansão da sua marca, apenas porque você o ajudou.

Uma estratégia que pode ajudar você a expandir seus negócios neste formato, é buscar indicações junto a outros usuários mais expressivos da rede.

Eles fazem uma recomendação do seu produto ou serviço, e em troca você também o recomenda para sua audiência.

 

Conteúdos de qualidade

Produzir conteúdos de qualidade é uma obrigação para você posicionar bem seu negócio no Instagram.

É claro que esta regra se aplica a toda sua comunicação independente do meio, mas o que gostaria de deixar claro é que a qualidade do que será produzido, seja através de dicas, tutoriais ou passo-a-passo, tenha um valor muito relevante para o público que irá consumi-la.

Se seus conteúdos forem fracos e de baixa qualidade, ninguém ficará com você por muito tempo.

 

Atenção as imagens

O Instagram é uma ferramenta visual, por isso você é obrigado a utilizar imagens de qualidade e sempre é claro, com uma descrição bem relevante.

Faça também publicações com frases motivacionais, cômicas ou que faça menção a alguma expressão em alta no momento. Pode dar uma viralizada e aumentar seu engajamento, sua exposição e garante mais alcance para seu perfil.

 

Consistência em suas postagens

A consistência é algo imprescindível em suas estratégias, seja através de redes sociais ou em um blog.

As pessoas ao identificarem uma consistência em suas publicações, vão criar uma certa expectativa por novos conteúdos.

Então crie um padrão de publicações e não deixe sua audiência esperando, ok?

 

Assinatura em suas postagens

Você já reparou que vários perfis no Instagram, fazem postagens com imagens sempre com uma logo marca e o endereço do site?

É o seguinte, utilizar sua logomarca vai fazer com que sua logomarca fique na mente dos seus seguidores.

Incluir nas imagens o endereço do seu site também irá ajudar você a ter mais resultados, porque já no primeiro contato as pessoas saberão onde obter mais informações sobre os seus serviços.

Então lembre-se: inclua sempre uma logo marca e sua url como uma espécie de assinatura de suas imagens.

 

Resumo deste episódio…

Vou dar uma resumida aqui para reforçar os pontos que já apresentei:

– Crie seu perfil com uma boa imagem e escolha um bom nome que represente muito bem o seu negócio;

– Coloque em sua biografia informações que ajudarão as pessoas a entenderem o que você oferece e como elas podem chegar até você;

– Aumente seu engajamento curtindo, comentando e compartilhando o conteúdo de outras pessoas;

– Para compartilhar o conteúdo de outras pessoas, use o aplicativo repost, citando o dono da informação para que ele saiba que você está compartilhando seus conteúdos;

– Produza sempre conteúdos de qualidade para que seus seguidores vejam valor em te seguir;

– Produza imagens com boa qualidade, lembrando sempre que o Instagram é uma ferramenta visual;

– Mantenha uma consistência em suas postagens, para que as pessoas fiquem sempre na expectativa de novos conteúdos;

– Inclua sempre em suas imagens, a sua logomarca e o endereço do seu site, para ajudar as pessoas a saberem aonde encontrar mais informações sobre seu produto ou serviço.

Então vamos agora a mais algumas dicas…

Pensando bem, vou deixa-las para o próximo episódio!

Espero que tenha gostado do episódio de hoje!

 

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Até a próxima semana!

Podcast do Expert Em Marketing Digital | Dicas Curtas

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