Ouça agora este podcast! “002 Dívidas e Investimentos”

 

A primeira coisa que precisa ser dita clara e diretamente é que você não pode investir se tiver qualquer dívida. O primeiro passo para investir é estabilizar sua vida financeira e fazer sobrar o dinheiro dos investimentos todos os meses.

Uma conta como outra qualquer

Em primeiro lugar, você deve considerar o dinheiro para seus investimentos como uma conta como outra qualquer que você teria que pagar. Pela sua experiência, comece com um objetivo realizável e desafiador ao mesmo tempo para investir mensalmente. Por exemplo, caso você perceba que está sobrando aproximadamente R$500,00 por mê para investir, no início do próximo mês realize um investimento de R$600,00 com uma segunda meta de ainda sobrar algum dinheiro ao fim do mês e incrementar esse valor inicial.

Quando fazer o investimento

Além disso, como disse, fará o investimento no início do mês e fará de tudo para conseguir chegar ao fim do mês sem sacar de sua reserva de emergência (falaremos sobre a reserva de emergência mais tarde). Com isso, vem aumentando o valor mensal de investimentos até chegar a um valor razoável (no mÌnimo 30% dos seu salário). Você verá que, em muito pouco tempo, você estar· ganhando mais dinheiro sem fazer nada (a partir dos rendimentos dos seus investimentos) do que trabalhando. Nesse momento, você poderá dizer que alcançou um grande ponto no caminho rumo a sua independência financeira.

Pin It on Pinterest

Share This