Ouça agora este podcast!“054 Entrevista com Romney Esteves sobre Treinamento Funcional”

Olá pessoal, aqui é Renato Silva, O Cara da Academia – Expert do Dicas Curtas e este é o nosso episódio número 54 e nele entrevistamos Romney Esteves um renomado professor de educação física de Belo Horizonte, formado pela UFMG e pós graduado em Treinamento Esportivo, ele é Co- autor de um trabalho multidisciplinar sobre Obesidade infantil na Escola de Pediatria e Medicina da UFMG. Romney atualmente e já a vários anos se dedica ao treinamento funcional onde se tornou expert no assunto. Mas antes de iniciarmos a entrevista gostaria de te lembrar de seguir o nosso canal no spotify, deezer e iTunes ou o grupo fechado no facebook. Lá você terá acesso a várias informações e textos sobre atividade física, acesso a outros ouvintes e também poderá esclarecer suas dúvidas direto comigo. Então procure pelo Cara da Academia e solicite sua participação.

O senso comum e até mesmo alguns professores sempre questionam, Treinamento Funcional é só malabarismo?

 

TREINAMENTO FUNCIONAL: MUITO MAIS DO QUE “MALABARISMO”

O treinamento tem muitas conotações diferentes, dependendo da perspectiva de cada um. Infelizmente quando se fala em treinamento funcional muitas vezes é associado ao “malabarismo” num plano instável. Mas o Treinamento Funcional vai muito além disto, analisando a perspectiva do desenvolvimento atlético sustentável, o treinamento funcional abrange os domínios de força, flexibilidade, cardiovascular (sendo estas associadas ao âmbito da musculação), agilidade, equilíbrio e coordenação como uma BASE PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM APERFEIÇOADO REPERTÓRIO MOTOR. Desta maneira é importante frisar que “O TREINAMENTO FUNCIONAL NÃO É UM TREINAMENTO ESPECÍFICO PARA ESPORTE, MAS SIM AQUILO QUE TORNA A PESSOA MAIS FUNCIONAL (Cook, 2010)”, portanto muito mais do que “malabarismo” o treinamento funcional pode estar num simples exercício de agachamento para desenvolvimento da força, salto com aterrissagem num pé só para desenvolvimento do equilíbrio e potência ou em exercícios coordenativos para melhora da coordenação motora.

Texto by: Romney Esteves

 

O que é tornar um indivíduo mais Funcional?

É tornar o indivíduo mais funcional na utilização de seus vários sistemas fisiológicos

Uma vez entendido o conceito que tornar o indivíduo mais funcional é torná-lo mais capaz em suas atividades diárias, torna-se importante ressaltar que no treinamento um dos principais objetivos acontece na relação de transferência de energia cinética de forma eficiente através da base, o solo, para o gesto objetivado.

Tendo em vista que o movimento acontece sempre como uma transferência de energia utilizando todo os sistemas neurais, articulares e musculares de forma conjunta por rotas e vias presentes no organismo do indivíduo, muitas delas já existentes de acordo com o autor JC Santana entre outros.

  • Liebenson, Craig. Treinamento Funcional na Prática Desportiva e Reabilitação Neuromuscular. Artmed Editora, 2017.
  • Cook, Gray. Movement: Functional movement systems: Screening, assessment, corrective strategies. On Target Publications, 2010. @gyroboard_br  @gyroboard_esuccess

 

Como posso associar o Treinamento Funcional a Musculação tradicional?

Converse sempre com um especialista, ele será capaz de selecionar os exercícios de acordo com a modalidade esportiva, a intensidade dos treinos e as sessões de treinos que seguem a sua rotina de musculação. Fazendo com que um Treinamento não seja concorrente aos outros. Muitas vezes ele terá que dialogar com os seus outros treinadores para melhor escolher os momentos das sessões de treinos ( antes ou ao final, com qual intervalo de recuperação em horas entre sessões de um mesmo dia ou dias alternados etc) e os grupos musculares trabalhados no dia.

Se você precisar de uma direção, fique à vontade para me enviar perguntas e não deixe de acessar os episódios anteriores do meu podcast.

Espero que tenha gostado do episódio de hoje!

Curta, comente, compartilhe e deixe sua avaliação no Itunes para que este conteúdo chegue cada vez mais longe, ajudando mais e mais pessoas a melhorarem seus treinos. Caso fique com alguma dúvidas, me procura lá no grupo do Facebook O Cara da Academia, pois estarei à disposição para esclarecer todas elas. Assine este podcast no seu dispositivo Apple através do aplicativo podcast, ou no seu dispositivo Android usando o aplicativo de podcast´s de sua preferência. E claro também através do Spotify! Assim você irá receber uma notificação sempre que um novo episódio estiver disponível, conheça também nosso time de experts através do nosso site: www.dicascurtas.com.br

Até a próxima semana!


Pin It on Pinterest

Share This