Ouça agora este podcast!“060 Especial: O Dia do Podcast”

Se esta é a primeira vez que você ouve um podcast na sua vida, você chegou ao lugar certo em um momento especial. Este episódio foi gravado e publicado no mês em que comemoramos no dia 21 de outubro o dia do podcast no Brasil.

Sim… O podcast já possui um dia só seu e vem ganhando cada vez mais espaço na vida dos brasileiros.

A audiência de podcast’s vem crescendo constantemente ao longo dos anos e não é à toa que existe uma máxima muito comum entre os produtores que é: “Este é o ano do podcast no Brasil”.

A grande vantagem vem da possibilidade de você escolher o melhor momento para ouvir seus podcast’s, mesmo estando sem conexão a internet ou fazendo alguma atividade física, andando de metrô e muito mais.

A melhor analogia hoje para o podcast, seria compará-lo a um canal do Youtube. O produtor publica o conteúdo em seu canal e seus seguidores recebem uma notificação de um novo conteúdo disponível.

Utilizando aplicativos que denominamos “agregadores de podcast”, você pode “assinar” todos os podcast’s de sua preferência e sempre que um novo episódio estiver disponível, ele irá fazer o download e deixará o mesmo disponível para ouvir off-line, ou seja, sem conexão com internet na hora que você quiser.

Então fica aqui comigo para você saber um pouco mais sobre podcast e também como ele pode ser um canal estratégico para você conseguir maiores resultados para seu negócio.

Eu sou Breno Reis, o expert em Marketing Digital do Dicas Curtas e semanalmente trago aqui neste podcast, várias dicas e informações para ajudar você a alavancar suas vendas e a conhecer um pouco mais sobre este mercado em constante evolução.

Então para que você não perca nenhuma dica e fique atualizado com todas as informações que estarei compartilhando aqui, basta assinar o podcast e acompanhar todas as semanas o Expert Em Marketing Digital do Dicas Curtas.

Então vamos para o que interessa!

 

Mas o que é de fato um podcast?

O podcast é uma mídia de transmissão de áudio, muito parecido com uma rádio, mas com a vantagem de você escolher “o que” e “quando ouvir”.

Em uma rádio por exemplo, se você não estava com o som ligado, sintonizado na rádio certa, para ouvir a programação que somente é apresentada às 8h15 da manhã, já era!

Hoje temos à disposição uma grande variedade de assuntos e temas já produzidos e publicados em podcast’s, o que já garante a você aprender mais sobre um determinado assunto, consumir informações de forma mais aprofundada, assim como receber dicas e conteúdos relevantes.

Aqui no Dicas Curtas por exemplo, contamos com experts de vários segmentos que entregam semanalmente conteúdos relevantes para que as pessoas que desejam aprender mais sobre finanças, marketing digital, cuidados com a saúde, exercícios físicos e muito mais.

Se você ainda não conhece os demais expert’s, dá um pulo lá no nosso site e escute também seus podcast’s com dicas bastante relevantes para você.

 

A história do podcast

Voltando a falar um pouco de história, o podcast surgiu em meados de 2003 e 2004 e seu nome surgiu através da junção do nome “broadcast” com IPod.

O IPod era um dos dispositivos mais utilizados para ouvir áudios na época e o ITunes era o software que permitia a sincronização das músicas entre o computador e o dispositivo.

E foi através do ITunes que Adam Curry com a utilização de um feed RSS conseguiu realizar o envio da localização dos arquivos de áudio para o software, que por sua vez localizava as músicas e as incluía na biblioteca para futura sincronização com os dispositivos.

 

Podcast no Brasil

Já no Brasil um camarada chamado Danilo Medeiros criou o podcast Digital Minds, que surgiu a partir do seu blog e publicou seu primeiro áudio no dia 21 de outubro de 2004, sendo assim definido este o dia do podcast no Brasil.

Logo em seguida também surgiram outros podcast’s como o Perhappiness e o Código Livre, que serviram de inspiração para muitos outros que surgiram na mesma época.

Em 2005 tivemos a primeira Conferência de Brasileira de Podcast, o primeiro evento dedicado a mídia e que futuramente deu origem a uma associação denominada ABPOD – Associação Brasileira de Podcast, iniciada pelo Maestro Billy e que até o momento deste podcast é conduzida pelos podcasters Luciano Pires do Café Brasil e Léo Lopes do Radiofobia.

Hoje temos uma gama de podcast’s disponíveis abordando os mais diversos assuntos como o NerdCast, ResumoCast, Loop Matinal e muitos outros que fazem parte desse ecossistema.

 

Porque ouvir podcast?

Agora vou apresentar algumas vantagens para você que quer se tornar um ouvinte de podcast:

1 – Você tem total flexibilidade para ouvir um podcast, seja na hora de limpar a casa, lavar a louça, correr no parque, no caminho do trabalho e por aí vai.

2 – É de graça! Isso mesmo, você não paga 1 centavo para ter acesso ao universo de podcast’s. Basta baixar um aplicativo agregador de podcast se você usa um smartphone android ou usar o aplicativo Podcast no seu celular Apple e pesquisar os podcast’s que deseja acompanhar. Hoje ainda temos à disposição tanto o Spotify quanto o Deezer também facilitando o acesso a estes conteúdos.

3 – Economia de tempo é clara, pois você aproveita o tempo durante um atividade que não lhe exige raciocínio lógico para ouvir os episódios disponíveis. Portanto, não te obriga a ficar com a atenção exclusiva para consumir uma informação, como ao ler um livro ou ver um filme.

 

Seu negócio e o podcast

Bom… já falei muito aqui sobre o podcast mas qual a relação dele com o Marketing Digital.

Como já falei em outros episódios, não adianta ter um site e não gerar tráfego para ele. Então o podcast é sim uma forma de gerar tráfego para seu site, uma vez que quem está ouvindo seus podcast’s podem ser potenciais consumidores do seu produto ou sua marca.

Então se você possui um negócio que tenha a possibilidade vender através de um link, por exemplo, é possível buscar parcerias, investir em espaços de anúncios nesta mídia para gerar um bom volume de tráfego e vendas para seu negócio.

Também pode criar o seu gratuitamente utilizando recursos que hoje são muito simples de utilizar, como o próprio spreaker, uma plataforma on-line que utilizamos aqui e é uma excelente ferramenta para a publicação de podcast.

 

O público do podcast é um público quente para seu negócio

Quem ouve podcast, tem uma resposta muito maior para negócios que investem em anúncios neste formato.

Primeiro porque a inserção ou a publicação de um anúncio geralmente ocorre através da recomendação do próprio apresentador do podcast.

Sendo assim a relevância do anúncio é muito maior, levando em conta que as pessoas respondem melhor a ofertas quando recebem a recomendação de alguém que elas já reconhecem com autoridades naquele segmento.

Se você possui um negócio e quer fazer o teste de divulgação de seu produto ou sua marca através da mídia podcast, entre em contato conosco pois estamos com condições especiais para anunciantes através dos podcast’s do Dicas Curtas.

Identifique o nicho de maior relevância para o seu negócio e colha os seus resultados!

 

Convide mais pessoas para ouvir podcast

Apesar de estar em crescimento, a mídia podcast ainda é muito pouco conhecida pelas pessoas.

Convide um amigo ou um familiar a ouvir um podcast, apresente este formato de conteúdo ao maior número de p~;essoas que você conseguir, pois além de ajudar estas pessoas você contribui com o crescimento da mídia no Brasil e estimula ainda mais todos os produtores a criarem mais e mais conteúdos de extrema qualidade.

Espero que tenha gostado do episódio de hoje!

 

Curta, comente, compartilhe e deixe sua avaliação no ITunes para que este conteúdo chegue cada vez mais longe, ajudando mais e mais pessoas a alavancarem seus negócios usando o marketing digital.

Caso fique com alguma dúvida, me procura lá no grupo do Expert Em Marketing Digital no Facebook, pois estarei à disposição para esclarecer todas elas.

Assine este podcast no seu dispositivo Apple através do aplicativo Podcast, ou no seu dispositivo Android usando o aplicativo de podcast’s de sua preferência.

E claro também através do Spotify e do Deezer.

Assim você irá receber uma notificação sempre que um novo episódio estiver disponível.

Conheça também nosso time de experts através do nosso site: www.dicascurtas.com.br.

Até a próxima semana!

Podcast do Expert Em Marketing Digital | Dicas Curtas

Pin It on Pinterest

Share This