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“092 Estresse no treinamento x estresse na vida”

Independentemente da fonte, o seu corpo responde a todo stress da mesma maneira. Veja como você pode treinar, não importando como você está passando.

Eu sou Renato Silva, o Cara da Academia do Dicas Curtas e semanalmente trago aqui neste podcast, várias dicas e informações para ajudar você a desenvolver nas suas atividades físicas, se iniciante, intermediário ou atleta. Então para que você não perca nenhuma dica e fique atualizado com todas as informações que estarei compartilhando aqui, basta assinar o podcast e acompanhar todas as semanas o Cara da Academia do Dicas Curtas.

Então vamos para o que interessa!

 

O estresse nunca é um fenômeno isolado – geralmente é o produto dos altos e baixos cumulativos da vida. Muitos de nós recorremos ao esporte de resistência como uma oportunidade para nos distrair da pressão da rotina. Mas o que acontece quando o esporte começa a aumentar essa pressão? Aqui estão algumas maneiras de treinar com grande qualidade durante um dia de tensão. É possível transformar a frustração e o estresse em um resultado frutífero!

 

Este é o seu corpo em stress

Quando você fica estressado, a pressão arterial aumenta, a velocidade da respiração se acelera e as glândulas supra renais liberam cortisol, um hormônio que regula a resposta de luta ou fuga. Seu corpo está essencialmente se preparando para se defender de um tigre. O corpo não vê estresse com diferentes formas e tem apenas uma resposta: pânico aumentado. Mas explorar esses recursos de sobrevivência muitas vezes pode causar exaustão, fadiga e diminuição do desempenho.

Para atenuar essa resposta de sobrevivência, evite deixar o estresse crescer durante um dia inteiro. Você pode fazer isso criando um espaço mental separado para o seu treino. Basta usar cinco minutos em seu carro, em uma cadeira, no ginásio ou em algum canto de sua casa para respirar fundo e focar sua mente em seu treino. Isso evitará que o estresse do treinamento seja adicionado ao estresse de suas outras responsabilidades.

 

Outras ferramentas para melhores exercícios sob estresse:

Um checkout mental de 20 minutos – pode atualizá-lo e diminuir sua frequência cardíaca. Lembre-se, isso não é um remédio para uma falta crônica de sono.

Foco para respirar – Em um treino ou como parte de sua transição para o treino, concentre-se em respirar profundamente 8 a 12 respirações mais longas e profundas. Isso ajudará você a reiniciar, diminuir sua frequência cardíaca e ajudar a trazer sua mente de volta ao centro.

Imagens guiadas – Mudar seu foco para o treinamento pode ser difícil com a mente embaçada por pensamentos, projetos e prazos. As imagens podem ajudar a reforçar seus objetivos. Imagine exatamente como ira se sentir na última volta na pista, ou movendo-se suavemente na água. Isso tem um efeito calmante que pode ajudar a restringir seu foco.

Todas essas ferramentas podem ser usadas como parte de sua estratégia diária e pré-prova para o sucesso. Você pode imaginar que essas ferramentas combinadas podem ser muito poderosa. A vida é cheia de estressores, mas o treinamento não precisa ser um deles!

 

Espero que tenha gostado do episódio de hoje!

 

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Ficamos por aqui e até a próxima semana.

Como começar o ano motivado | O Cara da Academia

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