Ouça agora este podcast!“057 Evitando erros no Closed-Loop Marketing”

Sabe aquele relatório que abordei no episódio anterior, o Closed-Loop Report? Ele é a ferramenta mais poderosa que você, seja como empresário ou profissional de marketing, tem a sua disposição não apenas para demonstrar o valor do trabalho de marketing que vem sendo realizado, mas também permite melhorar continuamente as ações realizadas.

Para chegar até este report, é necessário que as 4 etapas do seu Closed-Loop Marketing estejam sendo muito bem executadas.

Se você não ouviu o episódio 55, volta lá depois deste episódio para que tudo que for comentado aqui faça sentido para você.Neste episódio vou comentar sobre os possíveis erros que você pode estar cometendo no seu marketing, prejudicando a coleta de informações que irão compor o seu report.

Eu sou Breno Reis, o expert em Marketing Digital do Dicas Curtas e semanalmente trago aqui neste podcast, várias dicas e informações para ajudar você a alavancar suas vendas e a conhecer um pouco mais sobre este mercado em constante evolução.

Então para que você não perca nenhuma dica e fique atualizado com todas as informações que estarei compartilhando aqui, basta assinar o podcast e acompanhar todas as semanas o Expert Em Marketing Digital do Dicas Curtas.

Então vamos para o que interessa!

O maior erro na produção de relatórios de qualquer natureza é utilizar uma fonte de dados que não é consistente. Por mais que você defina um relatório perfeito para seu marketing, é necessário investir tempo e esforços em garantir que os dados estejam sendo produzidos, estejam corretos.

Por isso a partir de agora vou dar algumas dicas para você corrigir qualquer erro que esteja ocorrendo no seu processo produção de dados para o seu Closed-Loop Report.

 

Rastreamento de links

Uma atividade trabalhosa, mas muito relevante para quem está investindo em anúncios, realizando campanhas e distribuindo links em eventos presenciais, é a inclusão de códigos de rastreamento em seus links.

Desta forma você garante que nenhum acesso, com exceção daqueles que correm através da url direta do seu site, sejam identificados em suas ferramentas de análise.

Porém mais importante que isso, é saber a partir deste acompanhamento, como direcionar seus investimento e recursos, otimizando os seus resultados ao investir nas ações que realmente valham a pena para sua empresa.

 

Acompanhamento da jornada do lead

Antes de se tornar um lead, um visitante pode realizar diversas ações em seu website. Ele pode ler um artigo e depois buscar vídeos sobre os temas que você está trabalhando com eles.Pode também ler 5 ou 6 artigos antes de tomar a decisão de se cadastrar para consumir um conteúdo mais avançado.

O fato é que ele em muitos casos, busca mais referências sobre você, seu negócio, seu produto ou serviço, para tomar a decisão de estreitar este relacionamento com sua marca. Portanto, invista em uma solução que consiga identificar todo o caminho percorrido por um lead, desde o seu primeiro contato com o website.

Desta forma você terá sempre registrado para cada lead cadastrado, qual foi a sua origem e quais os artigos que este lead consumiu desde sua primeira visita em seu website.

 

Alinhamento entre Marketing e Vendas

Quando você faz o seu marketing e você mesmo executa o processo de fechamento da venda, este passo é mais simples. Porém em muitos casos, existe uma equipe dedica para a efetivação das vendas a partir de uma lista de contatos.

Para ambos os casos é essencial o alinhamento de qual tipo de lead será enviado para a equipe de vendas, além de todas as informações que apoiem o trabalho do vendedor como: qual campanha fez com que ele entrasse em contato com seu site, quais conteúdos ele visualizou e qual isca digital fez com que ele deixasse seus dados de contato.

Todas essas questões podem ser resolvidas com a utilização de um CRM, que receberá para cada lead, todas as informações para que a equipe de vendas possa de forma sistêmica realizar o passo a passo das vendas e registrar toda a comunicação realizada com cada lead durante o processo de vendas.

 

Atenção aos leads quentes

Em suas listas sempre haverá aqueles leads que estão engajados consumindo todos ou quase todos os seus conteúdos, mas também haverão aqueles que nem abrem seus e-mails. A dica aqui é definir uma linha de corte, a partir da pontuação de cada lead, para que ele seja enviado a equipe de vendas.

Os leads que não estão engajando com seus conteúdos, precisarão passar por um processo de validação, com alguns conteúdos chave. Caso não se tornem quentes a partir destes conteúdos, você deverá descartá-los e cuidar dos novos que estão chegando com maior probabilidade de fechar negócio com você.

 

Consolidando os dados

Sempre que uma venda acontecer, será necessário registrar no seu report esta informação. Usando sistemas que façam esta integração entre marketing e vendas, você de fato terá um relatório coeso e que apresente de forma precisa o que aconteceu a cada ciclo de venda em seu negócio.

Apenas para que fique claro, este é o passo de fechamento do Closed-Loop Marketing, quando as informações da venda realizada são registradas no relatório marketing, gerando uma informação extremamente estratégica e valiosa para seu negócio.

 

O maior de todos os erros

Agora vou falar qual é o maior de todos os erros que acontece não apenas com o Closed-Loop Marketing, mas em todas as estratégias de marketing digital existentes: A falta de ação!

Se você chegou até aqui é porque está em busca de melhores resultados para seu negócio ou para o negócio de seus   clientes. Hoje existem inúmeros cursos, grupos e mentorias que têm como foco te apresentar conteúdos e orientar sobre o que fazer para conseguir alavancar seus resultados.

Temos também uma dezena de métodos, fórmulas e guias de marketing, assim como programas de mentorias e mais um grande pacote de outras “ajudas” para você sair do ponto A para o ponto B. Mas a decisão dar o primeiro passo e avançar em busca de seus resultados é “SUA”!

Então não fique apenas consumindo as informações que trago aqui neste podcast, parta para a Ação e comece hoje a construir seus resultados com todas as dicas que venho trazendo para você!

Espero que tenha gostado do episódio de hoje!

Curta, comente, compartilhe e deixe sua avaliação no ITunes para que este conteúdo chegue cada vez mais longe, ajudando mais e mais pessoas a alavancarem seus negócios usando o marketing digital.

Caso fique com alguma dúvida, me procura lá no grupo do Expert Em Marketing Digital no Facebook, pois estarei à disposição para esclarecer todas elas.

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Até a próxima semana!

Podcast do Expert Em Marketing Digital | Dicas Curtas

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