Ouça agora este podcast! “013 Facebook Messenger – Mais recursos para vender no Facebook”

Você sabia que mais de 2 milhões de mensagens são trocadas entre pessoas e empresas todos os meses através do Facebook Messenger?

Sejam estas, conversas realizadas entre pessoas ou utilizando os bot’s (os robôs de mensagens)?

 

Um canal de atendimento em crescimento

Você sabia que de acordo com um estudo realizado 53% das pessoas tem maior probabilidade de fechar negócios com sua empresa, se puderem enviar uma mensagem diretamente a ela?

E ainda mais…

Você sabia que 56% das pessoas preferem enviar uma mensagem para saber sobre um serviço do que ligar para o serviço de atendimento ao consumidor da empresa?

Oferecer suporte via mensagem é sim uma inovação e se você está fazendo isso em seu negócio, você já se diferencia da maior parte de seus concorrentes.

O Messenger é um canal muito versátil, pois possibilita a você se conectar com seus fãs ou clientes, e aqueles que estão començando a se relacionar com sua empresa.

Com ele você pode fazer suas campanhas, realizar ofertas e criar um relacionamento mais próximo com seu público. E sabe qual a melhor parte disso? Através de uma simples conversa!

Chega de ligar para seu cliente ou possível cliente e fazer aquela tradicional oferta!

Ao invés de começar a se comunicar com seu cliente falando coisas do tipo:

“Boa tarde senhor! Nós estamos com uma promoção do nosso produto principal e somente neste mês você poderá pagar X reais neste produto…”

Bem… acho que é assim ou pior…

E pode começar uma conversa informal, personalizada e bem mais humanizada, por exemplo:

“Olá Cérsar (utilizando o nome do perfil), como está sendo seu dia? Você quer saber sobre os produtos que estão em promoção em nossa loja hoje?”

Se o cliente responder que não, você agradece a atenção e diz que caso mude de ideia é só chamá-lo no Messenger… caso contrário você já estabeleceu uma relação mais pessoal e o cliente começará a te dar informações para te ajudar a entender qual melhor produto a ser oferecido a ele.

Uma característica interessante é que você estará conversando com pessoas diretamente através da sua página comercial no Facebook.

Outro ponto importante é a privacidade que existe para que você possa responder dúvidas, receber reclamações, fornecer informações ou qualquer outro assunto de forma privada.

Também é possível demonstrar que estará disponível ou não para responder mensagens através da plataforma naquele instante.

Principais recursos do Facebook Messenger

Mas vou fazer um resumo rápido dos principais recursos do messenger no Facebook:

  • Você escolhe quando o recurso de mensagens está ativo, evitando que clientes entrem em contato com você quando não puder respondê-los;
  • É possível definir uma “Saudação de Boas-Vindas”. Sempre que alguém iniciar uma conversa com você pela primeira vez, você poderá recepcionar esta pessoa com uma mensagem exclusiva, contendo até dados pessoais como o nome e o sobre nome dela;
  • É possível utilizar respostas instantâneas, para aquelas situações onde você necessita de um tempo para poder responder cada cliente, prometendo retornar o contato com a resposta desejada.
  • Também é possível definir mensagens de ausência, quando não estiver próximo a um computador ou celular, deixando claro para seus clientes que dentro de alguns instantes estará retornando o contato;
  • Com a possibilidade de visualizar o cartão do cliente (com o histórico das conversas anteriores), você poderá obter informações importantes como horário local, onde ele mora, histórico de pedidos… enfim… dados que ajudarão na sua abordagem;
  • Utilização de respostas prontas ( ou respostas salvas), para responder aquelas perguntas frequentes como: horário de funcionamento, endereço, e-mail ou número de telefone.

De forma estratégica você pode criar anúncios para incentivar as pessoas a entrarem em contato com sua empresa e iniciarem uma conversa sobre o produto ou serviço que é oferecido.

Existe também a possibilidade de utilizar mensagens patrocinadas, para manter as pessoas atualizadas e por dentro de todas as novidades da sua empresa, enviando exatamente para as pessoas que já estiveram em contato com sua empresa.

Então vamos agora a um exemplo

Imagine que você possui uma clínica de estética e deseja fazer uma campanha de vendas de um pacote de beleza para verão.

Você poderá criar um anúncio relevante para o público com o perfil do seu cliente ideal de sua região,  indicando que apenas as pessoas que entrarem em contato pelo Messenger terão acesso a promoção.

Após o primeiro contato dessas pessoas, você pode enviar uma resposta pronta com a promoção e ainda gerar uma “escassez” como número limitado de pacotes ou  promoção por tempo limitado.

Depois de executar esta campanha, você terá adquirido o contato de diversos possíveis clientes, terá também já vendido alguns pacotes da campanha realizada e o mais importante: poderá em um segundo momento, fazer uma nova oferta para estas pessoas.

BOT: A novidade

Outro recurso muito utilizado no Messenger são os chatbots ou apenas “bot’s”.

Trata-se de uma tecnologia que simula diálogos com seres humanos através de comandos pré-definidos.

Sua grande vantagem é auxiliar no processo de atendimento de clientes, contribuindo com a experiência do usuário e trazendo soluções mais imediatas para os problemas.

Através dos “bot’s” você poderá criar verdadeiros funis de vendas para seus produtos.

Para criar um “bot” para que seja utilizado em seu Messenger, você precisará primeiramente escolher um Provedor de Desenvolvimento da Plataforma Messenger.

Segue o link da página que apresenta os Provedores de Desenvolvimento da Plataforma Messenger no Facebook.

Após realizar as configurações de acesso, você poderá criar seu bate-papo automatizado, que enviará mensagens com opções pré-definidas para que leve um possível cliente a uma ação de compra ou para um conteúdo específico.

Exemplos de uso dos BOT’s

Para que você tenha uma visão mais clara das possibilidades através do uso dos bot’s, veja alguns exemplos de sua utilização:

– Você sabia que nos Estados Unidos, é possível você chamar um UBER utilizando o Messenger da empresa? É isso mesmo, lá o Messenger possui um bot que permite você solicitar o transporte da mesma forma que você faz utilizando o aplicativo, porém através da interação com um “bot”;

– A Pizza Hut também nos Estados Unidos permite que sejam feitos pedidos através do Messenger. Basta iniciar a conversa e realizar o pedido através da conversa com o bot. O pedido é enviado a loja mais próxima do cliente, que receberá por e-mail um recibo.

– A American Express inovou sendo a primeira instituição financeira a fornecer um serviço de atendimento baseado em chatbots. Através deste serviço é possível verificar as transações realizadas no cartão de crédito e oferecer conteúdos relacionados. Por exemplo, se um cliente realiza a compra de uma passagem aérea, ele receberá dicas de hospedagens, alimentação e lazer no local de destino.

Estes são alguns exemplos da utilização do Messenger para seu negócio, mas sinta-se a vontade para experimentar e tornar a relação cliente e empresa mais próxima, gerando resultados positivo para seu negócio.

Caso fique com alguma dúvida, deixe ela lá no grupo do Expert Em Marketing Digital que estarei a disposição para esclarecer todas elas e ajudar você a alcançar seus objetivos.

 

Pin It on Pinterest

Share This