Ouça agora este podcast!“009 Facebook para seu negócio”

Você já pensou em utilizar o Facebook para seu negócio?

“Conecte com as pessoas e faça sua empresa crescer”…

Esta é a mensagem do Facebook para as milhões de empresas que buscam mais resultados através da sua plataforma.

As páginas e os anúncios do Facebook são uma das principais ferramentas utilizadas pelas as empresas para se conectarem aos seus clientes.

Neste episódio vamos conhecer um pouco sobre as vantagens e recursos para que você encontre os clientes certos para seu negócio.

Já comentei nos episódios anteriores que qualquer negócio que quer se manter no mercado e obter resultados precisa estar na internet.

E não apenas ter um site, mas investir em estratégias de marketing para crescer, escalar cada vez mais seu alcance e por consequência ampliar suas vendas.

Milhões de empresas se conectando com pessoas

Atualmente milhões de empresas estão se conectando com pessoas através de anúncios pelo Facebook, sejam elas pequenas ou grandes, e que estão em busca de se conectar com pessoas reais em qualquer tipo de dispositivo.

E para que isto seja possível o Facebook disponibiliza alguns recursos essenciais que vou comentar agora com você.

Através das Páginas no Facebook é possível que a empresa estabeleça uma presença na rede social, permitindo que as pessoas sigam e acompanhem seus conteúdos.

Utilizando os anúncios, o Facebook possibilita que as pessoas encontrem sua a empresa e iniciem um relacionamento que pode acabar em recomendações e vendas.

Além disso, temos o Instagram(que também é do Facebook) e permite que você utilize fotos, vídeos e anúncios para também obter mais pessoas se relacionando com seu negócio, reconhecendo sua marca e recomendando seus serviços e produtos.

Outra oportunidade é a utilização do Messenger que pode ser essencial para suas estratégias de negócio, sendo um braço de prestação de serviços de grande impacto para sua empresa.

Os objetivos determinam os meios

Os objetivos da empresa devem ser levados em consideração no momento de utilizar os recursos disponíveis no Facebook.

Esses objetivos podem ser a busca por reconhecimento da marca permitindo que você conte a sua história, aumento de tráfego em seu site, envolvimento através de curtidas, compartilhamentos, cliques e incentivando as pessoas a realizarem determinadas ações como: acessar seu conteúdo, baixar um aplicativo ou comprar produtos.

Estão disponíveis também diversas ferramentas de medição e análise, para ajudar você a acompanhar os resultados e todas as métricas relevantes para sua estratégia.

Falando um pouco mais sobre os anúncios, eles podem ser realizados em vários formatos, permitindo que você explore da melhor maneira possível a oportunidade das pessoas visualizarem seu conteúdo e se identificarem com sua mensagem.

Um dos recursos recentes mais interessantes é a possibilidade de anúncios em formato multimídia, feito com diversas imagens criando uma experiência de vídeo, carregada com bastante rapidez até nas conexões mais lentas.

Também é permitido que sejam utilizados vídeos, que são reproduzidos automaticamente no feed de notícias das pessoas, onde é explorado todo o poder de resposta de anúncios em vídeo inclusive contando com os recursos de áudio e movimento.

O formato de Canvas permite você utilizar vídeo, texto, imagens entre outros, com aplicação exclusiva para dispositivos móveis pois está focado na entrega com velocidade destes conteúdo.

Você pode começar agora a usar o Facebook para seu negócio

Após este overview que acabei de fazer, você pode começar agora a pensar assim: “porque não fiz isso antes para o meu negócio?”

Calma! Porque nunca é tarde a não ser que você deixe para depois…Certo?

Então para começar atuar nesta poderosa ferramenta, vamos falar do primeiro passo que eu recomendo para você começar a explorar todos esses recursos.

Estou falanda da criação da “Página do Facebook da sua empresa”.

Observação: Ao criar uma página no Facebook, você estará sujeito às regras e políticas deles.

Portanto caso os objetivos, informações e conteúdos não estejam “dentro dos conformes”, ou seja, seguindo todas as diretrizes estabelecidas por eles, sua página pode ser removida e você poderá perder todos seus conteúdos e o público já engajado.

Como já comentei nos episódios anteriores, lembre-se de criar também um território seu, o seu site, para que as pessoas te encontrem caso você tenha problemas em redes sociais.

Primeiramente crie um nome que irá permitir que as pessoas encontrem sua empresa, de preferência seu nome comercial.

Selecione uma imagem para o perfil, aquela foto quadradinha que geralmente aparece do lado esquerdo, utilizando sua logomarca.

Use uma foto do seu ambiente, produto ou clientes na imagem de capa, aquela maior que fica na parte superior da sua página.

Coloque uma chamada para ação, que será na verdade um botão para o objetivo que você deseja que seja realizado pelos seus clientes quando visitarem sua página.

Configure também sua página informando a categoria correta, as informações comerciais, foto, vídeos e quaisquer outras informações que você tiver em mãos.

Não leva muito tempo, mas fique atento para o preenchimento correto destes dados de forma que fique claro para o cliente sobre o problema que sua empresa resolve.

Importante: talvez você já esteja trabalhando com seu perfil pessoal a algum tempo e está com medo de criar uma página, o Facebook permite que seja migrado o perfil pessoal para uma Página, sem prejuízo ao seu conteúdo já disponível.

Segue o link (clique aqui) com as orientações para realizar este procedimento na descrição deste episódio.

Deixe ativado o recurso de mensagens para que as pessoas enviem mensagens privadas a você, de tal forma que você possa tirar dúvidas, obter sugestões e realizar contato também.

Existe ainda a possibilidade de incluir na sua página a lista de serviços, seu menu de comidas e bebidas ou apresentar seus produtos através da seção “Loja” permitindo que seus clientes comprem através do Facebook ou sejam encaminhados para a página de compra…

Tudo pronto e agora?

Agora com sua página já configurada, você poderá realizar a promoção da sua página, também criar um público de pessoas que possivelmente se interessaram no que irá oferecer, para que as pessoas visualizem, curtam e se cadastrem para receber notificações sempre que novas informações forem publicadas.

Poderá também convidar seus amigos para conferirem sua página, pois são pessoas que já conhecem você e podem recomendar e indicar o que você oferece.

Provavelmente elas irão interagir com suas publicações e irão compartilhar seu conteúdo.

Caso tenha uma base de e-mails de clientes, você também poderá importar essas informações para convidar esses clientes para acompanharem sua página.

A grande vantagem aqui é estabelecer um canal de fácil acesso para que as pessoas entrem em contato com você e obtenham o máximo de informações que desejarem.

Uma dica muito relevante para você que está iniciando sua página no Facebook é responder perguntas, agradecer comentários e compartilhamentos em suas publicações.

Mantenha-se ativo na página para que as pessoas percebam a qualidade no seu atendimento.

Responda o mais rápido possível mensagens privadas e demonstre aos seus clientes que está sempre a disposição.

Quando um cliente tiver a necessidade de algum produto ou serviço que você ofereceu a ele, com certeza lembrará de sua empresa.

Podcast do Expert Em Marketing Digital | Dicas Curtas

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