Ouça agora este podcast!“028 Fibrose cística: um presente de Deus para a youtuber Claire Wineland”

Você provavelmente conhece alguém ou já ouviu falar de alguém que tem alguma doença degenerativa, como alzhaimer, parkinsson, ELA (Esclerose Lateral Amiotrófica ) ou até mesmo fibrose cística? Já imaginou se você tivesse ou alguém bem próximo de você tivesse, o que faria ou falaria para ela? Se você conhece esse alguém ou até mesmo é essa pessoa, não se assuste! O que vou revelar aqui é a história emocionante da norte americana de 21 anos de idade que nos deixou no dia 04-09-18, este mês, fazendo dos últimos 6 anos de sua vida palestras mundo a fora falando do significado da felicidade, do seu propósito de vida, de como driblou a doença até os 21 anos e cujo objetivo simplesmente era de não se importar com a doença e ver nela a oportunidade de poder fazer a diferença na vida de muitos que também tinham a doença. Enxergava a doença como um presente de Deus.

Olá, aqui é Abílio Seronni, seu Doutor Saúde, do dicas curtas e se você tem alguma doença crônica, que aos olhos da medicina convencional é incurável, hoje você vai aprender uma lição de vida escrita por uma jovem de 21 anos que nasceu para a eternidade.

Então vamos lá!

Fibrose cística é uma doença genética que afeta os órgãos, progressiva e com expectativa de vida em torno de 15 anos, quando criança e 25 anos quando adulto. Uma doença triste, dolorosa que isola a pessoa do mundo externo. Muitos que apresentam a doença, geralmente, se vitimizam, apresentando infecções recorrentes, ficam enclausurados em quartos de hospitais e principalmente veem a doença evoluir de forma drástica. Mas a história que vou contar hoje me emocionou e sua lição de vida é o que quero compartilhar com meus ouvintes pois a cada dia cresce o número de pessoas com doenças degenerativas e se elas começarem seguir o exemplo da jovem Claire, certamente, o seu coração vai bater com alegria e sua vida será muito melhor. Agora que você sabe que existe uma maneira diferente de encarar uma doença mortal, eu vou te contar ao olhos de Claire Wineland, a youtuber que emocionou o mundo.

Antes de contar essa história, eu te pergunto: Você já descobriu qual o seu propósito de vida? Se a resposta foi não, eu te convido a conhecer a janela de Johari, uma técnica simples que te ensina e descobrir qual o seu propósito de vida. Essa técnica você encontra no link da descrição.  Agora preste atenção na história:

Desde muito nova, a jovem Claire manifestou a doença e seus médicos prediziam que sua expectativa de vida não passaria dos 10 anos de idade. Atingindo essa idade, já tendo feito inúmeras cirurgias, Claire era uma criança triste, em busca de uma pessoa, um ídolo, um ícone a se inspirar até que um dia lhe apresentaram o livro da teoria do buraco negro de Stiven Hawkins, na qual, o fascínio pelo autor foi imediato, primeiro porque ele era igual a ela, tinha uma doença degenerativa, segundo porque ficou fascinada em saber que dentro de cada célula existe um buraco negro que conecta com o mundo lá fora e que somos tão vazios por dentro que chega a pensar que não existirmos. A partir daí, ela percebeu que existiam pessoas como ela que faziam a diferença no mundo de outras pessoas. Passou então a palestrar para o público, sua primeira palestra aos 10 anos foi no TED e depois disso, não parou mais até fundar a Fundação Claire que cuida de pessoas com fibrose cística. Relata que em suas palestras não escreve o discurso, fala o que vem na mente e no coração tocando as pessoas na alma.

Existe um ditado que diz: quer ser feliz, faça alguém feliz!

Então, Claire abraçou esse propósito de ajudar as pessoas que tinham a sua doença, palestrou mundo a fora desafiando sua doença e a medicina, pois ao em vez de ficar isolada, se tratando, ela ia de encontro as pessoas levando sua mensagem e arrecadando fundos para a fundação.

Foram mais de 30 cirurgias, chegou a fazer transplante de pulmão, sobreviveu para contar essa última parábola de um Deus grego chamado Dionísio, o Deus da fermentação, o Deus do vinho. Conta que na antiguidade, um belo dia os gregos receberam para beberem um barril de vinho e começaram a festejar bebendo cálices de vinho. Quando perceberam a embriaguez, acreditavam se que estavam sendo envenenados e morrendo lentamente. Com o passar dos dias, perceberam que ali continha uma bebida milagrosa e passaram então a idolatrar o vinho. Mas como pode, uma bebida que vem da podridão dos alimentos, da fermentação, trazer tanta alegria para as pessoas? Foi assim, então, Claire assimilou o vinho à sua vida, assim como ele nasce do que é considerado ruim e dá ótimos frutos, porque não a partir da sua doença não empoderar se de doar de si mesma para as outras pessoas? E foi assim que a jovem viveu seus últimos dias mostrando o seu valor, o poder que a doença havia lhe dado e como ela redistribuía seu conhecimento, sua experiência de vida, como ela dizia, felicidade não é fumar um baseado e ouvir Bob Marley porque libera dopamina, felicidade é independente se você é rico ou pobre, doente ou saudável, é simplesmente como você lida com suas experiências e qual aprendizado você extraiu da situação que viveu? O que você fez? O quanto você doou de si? Qual foi a sua contribuição para a humanidade?

O exercício que você faz para encontrar o seu propósito de vida você encontra o link na descrição.

link: http://seronni.com.br/proposito-de-vida

Resumindo, se você enfrenta uma doença ou qualquer outro obstáculo, faça dele um trampolim para você atingir um degrau mais alto, uma oportunidade para que você seja exemplo um dia para outras pessoas.

Para aprofundar se no assunto, acesse nosso site www.seronni.com.br e adquira nosso livro, habittus seronni ou cadastre-se para o próximo workshop.

Se você ainda não se atentou para importância de ver o seus problemas como oportunidades, comece a prestar a atenção e ouça o exemplo que a jovem Claire nos deixou. Estamos aqui para servir e não para ser servidos. Siga a dica de ouro que você vai transformar a sua vida e das pessoas ao seu redor.

Então, o que você achou dessa dica, qual assunto você gostaria de saber mais a respeito?

Ficou com alguma dúvida? Me procure no grupo do ”O Doutor Saúde”, no facebook, pois estarei à disposição para esclarecer todas elas, e aproveite para segui lá.

Curta, comente e compartilhe usando o itunes e assine este podcast no seu dispositivo apple, através do aplicativo podcast ou no seu dispositivo android usando o aplicativo podcast da sua preferência e é claro, estamos também no spotify e no dezzer.

Continue acompanhando este podcast, eu sou Abílio Seronni, seu doutor saúde do dicas curtas.

E pra finalizar, aproveite para conhecer também o nosso time de experts, através do nosso site: www.dicascurtas.com.br

Um Abraço e até a próxima semana.


Pin It on Pinterest

Share This