Já aconteceu de você seguir a dieta ao longo da semana mas mesmo assim não emagrece? Tem a sensação de que nada, nada e morre na praia?

Pois então, esta situação é muito comum e ouço estas histórias com muita frequência no consultório. E diante de tantas tentativas é sugestivo que a pessoa começe a adotar medidas mais radicais na tentativa de emagrecer.

Porém, neste episódio irei abordar o possível motivo de você não estar emagrecendo.

Eu sou Louis Marcondes, o expert em o Super Nutricionista do Dicas Curtas e semanalmente trago aqui neste podcast, várias dicas e informações para ajudar você a se alimentar melhorar, melhorando assim sua saúde, estética e bem-estar. Então para que você não perca nenhuma dica e fique atualizado com todas as informações que estarei compartilhando aqui, basta assinar o podcast e acompanhar todas as semanas o Expert em Nutrição do Dicas Curtas

Sendo assim, vamos abordar os seguintes pontos:

  • Os finais de semana e a auto sabotagem
  • Privação leva a descontrole alimentar
  • Gasto energético
  • Na prática o que ocorre no final de semana

Ouça agora este podcast!

Ouça “020 Os finais de semana e a auto sabotagem” no Spreaker.

Os finais de semana e a auto sabotagem

Já aconteceu de você seguir a dieta ao longo da semana mas mesmo assim não emagrece? Tem a sensação de que nada, nada e morre na praia?

Pois então, esta situação é muito comum e ouço essas histórias com muita frequência no consultório. E diante de tantas tentativas é sugestivo que a pessoa comece a adotar medidas mais radicais na tentativa de emagrecer.

Ela pensa, já que medidas sem muitas privações não deram certo e não estou emagrecendo então preciso tomar medidas mais radicais, seja sincero, você também já não fez isto? Coisas como, vou cortar as massas, pães, açúcares, pois aí sim eu emagreço.

Privação leva a descontrole alimentar

Mas na prática o que ocorre, estas medidas não duram muito tempo, após se privar por vários dias acaba desenvolvendo comportamentos de descontrole alimentar e até mesmo episódios de compulsão.

Um exemplo, a pessoa corta o pão, fica dias sem, depois de muito tolerar a ausência chega uma hora que ela não se aguenta e vai à padaria, come vários pães e o resultado? Culpa, então ou ela desiste de fazer dieta ou parte para nova medida privativa. Isto soa familiar pra você? Ou você já passou por isto, ou alguém muito próximo já te relatou esta experiência.

Mas afinal, então porque faço dieta ao longo da semana e mesmo assim não emagreço?

Gasto energético

Primeiramente precisamos entender que o emagrecimento consiste em comer menos calorias do que o corpo tem capacidade de gastar. Nosso organismo obedece a uma lei da física chamada de primeira lei da termodinâmica, e absolutamente ninguém está livre desta lei. Mas como é estimado quantas calorias eu gasto por dia? Para isto é calculado primeiramente o que chamamos de taxa metabólica basal, que é quantas calorias o corpo gasta em repouso, em seguida é multiplicado pelo fator de atividade, que varia conforme o nível de atividade física. Deste modo, temos o que chamamos de gasto energético total. Sendo assim, se você comer menos que o seu gasto energético total você inevitavelmente irá emagrecer, mas aí você pensa: “Mas eu já como pouquíssimas calorias ao longo da semana, então porque eu não emagreço?”, provavelmente você já tem a resposta para esta pergunta

O que você acaba fazendo é que de segunda a sexta consome uma quantidade energética abaixo do Gasto Energético Total, mas durante o final de semana consome a mais, e quando a média de consumo semanal ultrapassar o gasto energético total você engorda.

Vou dar um exemplo para ficar mais fácil, vamos supor que seu gasto energético total é de 2500 Kcal. E a sua dieta está com um consumo diário proposto de 2000 Kcal. Deste modo o déficit diário é de 500 Kcal, um dos pilares do emagrecimento está ajustado: Consumir menos que a demanda energética diária.

Na prática o que ocorre no final de semana

Mas na prática você faz isto, segunda com 2000 kcal, terça come 2100 kcal, quarta come 2150 Kcal e quinta come 2000 Kcal, até aí tudo bem, a média de consumo de segunda a quinta foi de 2.062 Kcal. E como 2.062 Kcal é menor que as 2.500 do seu gasto energético total, até quinta você está emagrecendo. Porém, de segunda a sexta tudo ocorreu bem, digo, até sexta à noite. Quando você tinha feito todas as refeições da dieta e um adicional de 4 fatias de pizza, sendo que cada fatia de pizza tem aproximadamente 250 Kcal, foi um acréscimo de 1.000 Kcal.

Sábado acordou e fez a dieta mas a tarde comeu uma barra de chocolate de 90g, são mais 479Kcal.

A noite saiu com as amigas e tomou 2 drinks de gin tônica, com 220 kcal cada, e isto supondo que não comeu nada.

Domingo acorda tarde e tem almoço em família, comeu um prato de macarronada, mais ou menos 444Kcal, e um pedaço de pudim, umas 135kcal. De tarde comeu uma bacia de pipoca enquanto assistia Netflix, são mais 400 Kcal.

Porém na noite de domingo a consciência começa a pesar, então acaba comendo apenas salada pra “compensar”.

Resultado: São 1000Kcal da pizza, 479Kcal do Chocolate, 220 kcal dos drinks, 135 Kcal do pudim e 400Kcal da pipoca. O total foi de 2.678 Kcal

Sendo que ao longo de semana a dieta proposta continha 500 Kcal a menos que gasto total diário, o defict energético de seg-sex foi 2500Kcal (500 vezes 5 dias), porém no final de semana o consumo adicional chegou a 2678Kcal. Isto explica porque neste exemplo você não emagrece.

Se ao longo da semana deixou de comer 2.500 Kcal, mas no final comeu 2.678 Kcal além da dieta, vc acaba engordando devido aos descontroles do final de semana, pois acaba comendo mais do que gastou nos dias de semana.

Claro que as vezes o consumo não é adicional, pois você deixa de comer algo da dieta pra comer algo fora. Mas se formos contabilizar na maioria dos casos é isto que acontece, consome mais calorias no sábado e domingo do que o defict que gerou ao longo da semana.

Reflita, que antes de pensar em cortar alimentos e fazer uma dieta privativa, o que você talvez precise seja apenas controlar o consumo calórico aos finais de semana.

Espero que tenha gostado do episódio de hoje!

Se você gostou curta, comente e compartilhe o Dicas Curtas em suas redes sociais. E caso fique com alguma dúvida, me procura lá no grupo do Super Nutricionista no Facebook, pois estarei à disposição para esclarecer todas elas. Assine e acompanhe esse podcast através do seu dispositivo Apple ou Android, sendo que você também pode encontrar o <Nome do Expert> no Spotify e no Deezer.

Sabia que a partir de agora você também pode ajudar o Dicas Curtas a crescer ainda mais fazendo parte do grupo de apoiadores?

Com incentivos a partir de 1 real por mês, você ajudará o Dicas Curtas a alcançar mais pessoas, incluir novos experts, e claro, ter acesso ao grupo de apoiadores no Facebook para receber conteúdos especiais e ter acesso a lives exclusivas para poder tirar suas dúvidas ao vivo com o expert de sua preferência.

Para ser um apoiador basta acessar o site: apoia.se/dicascurtas.

O link vai estar disponível na descrição do episódio!

Ficamos por aqui e até a próxima semana com mais uma dica do Super Nutricionista do Dicas Curtas! Até a próxima semana.

Pin It on Pinterest

Share This