Ouça agora este podcast! “043 Força do Core para triatletas em 10 minutos por dia] – [O Cara da Academia”

Olá pessoal, aqui é Renato Silva, O Cara da Academia do site dicascurtas.com.br e este é o nosso episódio número 43 e nele iremos falar sobre ganhar força do Core para triatletas em 10 minutos por dia. Mas antes disso gostaria de te lembrar para seguir o nosso canal no spotify ou o grupo fechado no facebook. Lá você terá acesso a várias informações e textos sobre atividade física, acesso a outros ouvintes e também poderá esclarecer suas dúvidas direto comigo. Então procure pelo Cara da Academia e solicite sua participação.

O princípio da especificidade afirma que os triatletas devem dedicar tempo substancial de treinamento à natação, ciclismo e corrida. No entanto, gastar todo o seu tempo de treinamento nessas atividades é uma receita para lesões por excesso de uso. É onde o treinamento suplementar de força se torna uma ferramenta indispensável no repertório do triatleta.

O trabalho de força funcional pode ajudar os triatletas de todos os níveis a superar os desequilíbrios musculares, tornando-os mais fortes, mais eficientes e menos propensos a lesões.

E a melhor notícia é que até mesmo um pequeno trabalho suplementar pode ser o caminho. Atletas com pouco tempo precisam dedicar apenas 10 minutos extras vários dias por semana para fazer a diferença. Se você não tiver tempo extra antes ou depois de suas sessões de natação, ciclismo ou corrida, considere espremer 10 minutos antes do café da manhã ou após o trabalho à tarde, ou enquanto assiste ao seu programa de televisão favorito à noite.

Treino de Core 

Aqui estão duas versões de um treino de Core que pode ser feito em apenas 10 minutos (executando a sequência uma vez) ou expandido para 30 minutos (repetindo a sequência três vezes). Comece com os quatro exercícios de nível introdutório e, em seguida, passe gradualmente para os dois exercícios combinados de nível avançado. Procure incorporar a rotina em suas atividades diárias de três a seis dias por semana.

Veja os vídeos que deixarei na descrição desse podcast para demonstrações dos exercícios.

Sequência do Treinamento de Força do core: Nível Introdutório

Realize cada exercício principal por 30 a 60 segundos, passando de um para outro para completar a sequência. Para um treino curto, execute a sequência uma vez. Para um treino mais longo, repita a sequência duas ou três vezes com 15 a 30 segundos de descanso entre as séries.

 

Prancha de frente

Prancha lateral (esquerda e direita)

Deitado abdução do quadril (esquerda e direita)

Ponte únilateral de glúteo (esquerda e direita)

https://www.youtube.com/watch?v=iVKbHqeSgu8

 

Sequência de Treinamento de Força do Core: Nível Avançado

Realize cada exercício por 60 a 120 segundos, passando de um para outro para completar a sequência. Para um treino curto, execute a sequência uma vez. Para um treino mais longo, repita a sequência duas ou três vezes com 15 a 30 segundos de descanso entre as séries.

Prancha frontal com extensão de perna reta (esquerda e direita)

Prancha lateral com abdução do quadril deitado (esquerda e direita)

https://www.youtube.com/watch?v=b6ymKLYVu0g

 

Lembre-se, um core forte e estável é essencial para tudo o que o atleta multi esportivo faz. Ao realizar esses exercícios, pense em qualidade. Sempre faça cada exercício com a forma adequada e progrida apenas para um exercício mais difícil, se puder fazê-lo sem perder a técnica. Seja paciente. A progressão ocorrerá com uma prática de qualidade consistente.

Espero que tenha gostado do episódio de hoje!

Curta, comente, compartilhe e deixe sua avaliação no ITunes para que este conteúdo chegue cada vez mais longe, ajudando mais e mais pessoas a melhorarem seus treinos.

Caso fique com alguma dúvida, me procura lá no grupo do Facebook O Cara da Academia, pois estarei à disposição para esclarecer todas elas.

Assine este podcast no seu dispositivo Apple através do aplicativo Podcast, ou no seu dispositivo Android usando o aplicativo de podcast’s de sua preferência.

E claro também através do Spotify!

Assim você irá receber uma notificação sempre que um novo episódio estiver disponível.

Conheça também nosso time de experts através do nosso site: www.dicascurtas.com.br.

Até a próxima semana!          


Pin It on Pinterest

Share This