Ouça agora este podcast!

“79 Harmonização Orofacial : Parte 01 – Microagulhamento – induzindo a pele a fabricar colágeno!” Imagina você após os 50 anos de idade, com sua pele desidratada, fina, sem elasticidade, cheia de manchas de senilidade. Triste, não?

Felizmente, existe recursos naturais e tecnológicos capazes de promover um verdadeiro gerenciamento do envelhecimento, resgatando de volta o brilho, textura, coloração e espessura da pele de forma significativa.

Olá, aqui é Abílio Seronni, o Doutor Saúde, do Dicas Curtas e se você ficou curioso para saber quais as técnicas que invadiram os consultórios de médicos, dentistas e de vários outros profissionais da saúde, fique comigo pois está começando o primeiro episódio da série HOF – Harmonização OroFacial que iremos abordar em cada episódio uma técnica diferente e suas indicações.

Então vamos lá! 

 

Recentemente fui convidado a palestrar na equipe do renomado cirurgião plástico das estrelas de Holywood, o Doctor Rey, ou simplesmente, Doutor Hoolywood. Na minha viagem a Flórida aproveitei a oportunidade do convite e fiz a imersão de HOF com sua equipe, fazendo um treinamento intensivo em cadáveres fresco onde pude treinar exaustivamente todas as técnicas aprendidas em HOF, desde microagulhamentos até procedimentos cirúrgico e células tronco e você que nos acompanha aqui neste podcast do DOUTOR SAUDE, terá acesso aos segredinhos do Doctor Rey!

O conceito de aplicar somete toxina botulínica já seria a solução da sua auto estima, isso foi mudado. Após uma certa idade, é necessário restabelecer a saúde fisiológica da pele para que a ação da toxina botulínica tenha um ótimo resultado, esse é o primeiro segredinho! 

A medida que envelhecemos, ossos, músculos e gordura, principalmente da face, vão desaparecendo, causando o aspecto de ”face caída” e aparecendo as famosas ruguinhas ou  marcas de expressão como ”bigode chinês”, olheiras, ”rugas de fantoche”, enfim, uma avalanche de sinais de envelhecimento que tanto nos entristece. Precisamos restabelecer os pontos de sustentação da pele e não tratar simplesmente a pele. Este é o segundo segredinho!

Para gerenciar o envelhecimento, temos que nos preocupar com a qualidade da pele. Se ela está com brilho, hidratada, elástica e sem manchas e corada e também com a sustentação, pois assim, conseguimos um resultado mais natural pois menos produtos precisaremos utilizar nas marcas de expressão em si.

Agora que você entendeu o ”porquê” vão aparecendo as marcas de expressão da velhice e conheceu estes dois segredinhos, vou apresentar a primeira técnica para gerenciar o envelhecimento da pele com saúde e beleza – o microagulhamento.

Antes de falar da técnica , você sabia que o colágeno que você bebe não vira colágeno no seu corpo, necessariamente! Isso mesmo, ao ingerir colágeno, seu corpo digere a proteína, transformando em aminoácidos e o seu corpo pega esse aminoácido e transforma em tudo aquilo que o seu corpo está precisando, ou seja, músculo, hormônio, enzimas e não necessariamente colágeno. 

 

Microagulhamento ou Indução Percutânea do Colágeno:

Surgiu da acupuntura quando, nos anos de 1960, os médicos faziam pequenas incisões na pele para administrar fármacos (medicamentos). Em 2006, Fernandes elaborou a TIC (técnica de indução de colágeno) em que utilizava um rolo com agulhas de aço para melhorar cicatrizes e rugas finas. Hoje podemos utilizar além de rolos, canetas com várias agulhas e uma espécie de carimbo que também tem várias agulhas. Em 2013, Piatti trouxe a definição de que o microagulhamento induz a produção de colágeno na pele através do estímulo mecânico do rolo composto por micro agulhas.

O microagulhamento tem sido o tratamento queridinho das famosas! Escolhido por seus vários benefícios e pelo poder transformador das agulhas que mudam a aparência da pele. Também tem feito sucesso entre os homens, principalmente no tratamento da calvície, porque auxilia no crescimento do cabelo devido à grande estimulação da circulação sanguínea.

O microagulhamento possui duas principais funções: rejuvenescimento e drug delivery.

O objetivo principal da técnica é estimular os fibroblastos a produzirem colágeno, elastina e glicosaminoglicanos, como ácido hialurônico. Sendo assim, a principal função do microagulhamento é promover rejuvenescimento, tratar linhas de expressão, rugas e flacidez de pele. 

 

Microagulhamento com agregados plaquetários (PRP e PRF) e drug delivery (associação de compostos bioativos)

Qual é o grande problema de se passar pomadas e cremes na pele? É que elas não penetram na pele. O que os estudiosos viram que a indução percutânea de colágeno também servia para aumentar em até trezentas vezes a permeação de princípios ativos ultrapassando as barreiras da pele, fazendo com que esses ativos sejam direcionados para determinada região como derme ou hipoderme, por exemplo.

Por meio da técnica do drug delivery, é feita a administração de ativos ou substâncias na pele para facilitar permeação de acordo com o objetivo do tratamento: ativos rejuvenescedores, ativos clareadores, vitamina C e A, substâncias para estimular o crescimento capilar, ácido hialurônico, entre outros.

Outro maneira de potencializar os efeitos do microagulhamento é utilizar o próprio sangue do paciente, colocando em uma centrífuga o sangue, este é separado em três parte e uma delas é rico em plasma e fibrina.

À partir de 1mm a 1,5mm de penetração na pele da agulha, inicia se a indução de colágeno. A técnica consiste em promover essas perfurações no rosto de forma cautelosa até que surja pequenos sangramentos. Indicado também para outras alterações da pele como melasma e cicatrizes de acne.

Para tirar dúvidas ou agendar uma avaliação o link está na descrição.

link: http://bit.ly/duvidasdoutorsaude

No próximo episódio vamos falar sobre ”Bioplastia” – a arte de esculpir o rosto sem corte!

Espero que tenha gostado do episódio de hoje! Tem algum assunto que você gostaria de saber mais a respeito?

Ficou com alguma dúvida?. Venha fazer parte da nossa comunidade no Facebook O Doutor Saúde e sanar todas elas!

Se você gostou curta, comente e compartilhe o Dicas Curtas em suas redes sociais.

Aproveite agora para assinar e acompanhar esse podcast através do seu dispositivo Apple ou Android, sendo que você também pode encontrar o O Doutor Saúde no Spotify e no Deezer.

Agora um anúncio muito importante:

Sabia que a partir de agora você também pode ajudar o Dicas Curtas a crescer ainda mais fazendo parte do grupo de “Apoiadores”?

É isso aí! Com incentivos a partir de 1 real por mês, você ajudará o Dicas Curtas a alcançar mais pessoas, incluir novos experts, e claro, ter acesso ao grupo de apoiadores no Facebook para receber conteúdos especiais e ter acesso a lives exclusivas para poder tirar suas dúvidas ao vivo com o expert de sua preferência.

Para ser um apoiador basta acessar o site: apoia.se/dicascurtas

O link vai estar disponível na descrição do episódio!

Ficamos por aqui. Continue acompanhando este podcast eu sou Abílio Seronni, O Doutor Saúde do Dicas Curtas.

Um Abraço e até a próxima semana.

Pin It on Pinterest

Share This