Ouça agora este podcast!

“083 Harmonização Orofacial – Parte 05 : Utrassom – A biofísica da beleza!” Já imaginou você tratar suas rugas, estrias, remover sua gordura, tratar varizes e até mesmo remover aquela antiga tatuagem através do som? 

Olá, aqui é Abílio Seronni, O Doutor Saúde, do Dicas Curtas e se você ficou curioso para saber como é essa técnica, agora eu vou revelar os poderes de um tipo de som que o ser humano não é capaz de ouvir, chamado ultrassom! 

Fique comigo, pois, está começando o quinto episódio da série HOF – Harmonização OroFacial que estamos abordando em cada episódio uma técnica diferente e suas indicações.

Então vamos lá!

Depois de revelar quatro segredinho nos episódios anteriores da série HOF, agora chegou a vez de falar do quinto queridinho do protocolo do Doctor Rey, o cirurgião plástico das atrizes de Hoolywood, em parceria com a Odontobranding que nos revelou durante o curso de imersão ministrado na Flórida e que você vai ter acesso em primeira mão, aqui no dicas curtas, comigo, o Doutor Saúde!

 

Inúmeras são suas indicações como: quebrar pedra nos rins, examinar o feto durante a gravidez, investigar a linguagem dos golfinhos e até mesmo fazer a limpeza dentário, enfim, são mesmo inúmeras suas indicações, mas o que viralizou foram suas indicações no campo da estética como coadjuvante nos tratamentos de estrias, rugas, gorduras, cicatrizes, varizes, calvície, remoção de tatuagens, manchas de sol, melasma, descoloração da pele, tratamento de acne, alterações da pele como acrócodons que são aqueles papilomas fibroepiteliais, aquelas verruguinhas que começam aparecer no pescoço, nas axilas, também tem os nevos que são aquelas pintinhas marrons regulares que vão aparecendo nas mãos e braços e xantelasmas que são aquelas bolinhas de gordura que geralmente aparecem ao redor dos olhos, ajuda na reparação tecidual no pós cirúrgico e por fim também indicado para fazer a blefaroplastia sem corte, diminui a flacidez da pele descaída e enrugada em cima da pálpebra.

Agora que você conheceu as suas indicações, vou apresentar a quinta técnica para gerenciar o envelhecimento da pele com saúde e beleza – o ultrassom.

Antes de falar da técnica, você sabia, segundo Einstein, tudo na natureza é energia, ficou famoso pela sua fórmula da relatividade que diz: ”Energia é igual ao quadrado da velocidade da luz multiplicado pela sua massa” e essa energia é feito de onda e toda onda tem uma frequência. O ouvido humano consegue captar uma faixa de onda que varia a frequência entre 20 a 20.000Hz ou 20khz. Acima disso entramos na faixa de ultrassom e abaixo são infrassom, produzidos, por exemplo, pelo rugido dos tigres que utilizam deste ”poder” para paralisar suas presas, consegue até mesmo paralisar o ser humano. Já o ultrassom pode ser focalizado de alta intensidade, chamado de HIFU, capaz de penetrar até 2cm na nossa pele, muito usado para tratar gordura e flacidez,  enquanto o ultrassom micro focalizado, chamado de MFU, já atua somente em nível de pele, penetrando apenas entre 1,5mm à 4,5 mm, não ultrapassando a camada de músculo aponeurótico superficial chamada de SMAS, onde se forma colágeno e matriz extracelular. Ele ainda pode ser contínuo, capaz de gerar calor ou pulsado para bloquear a termoterapia, ou seja, a terapia com o calor muito usado ainda no processo de inflamação para estimular a produção de fibroblastos. Mas quando se quer usar na fase tardia, 3 meses após a fase final do processo de inflamação, se quer lançar mão dos efeitos terapêuticos do calor, então podemos usar o ultrassom contínuo ou a radiofrequência abaixo de 37graus para estimular a produção de colágeno.

 

Agora, preste atenção na técnica

Ultrassom

A “Teoria do Som” foi publicada pela primeira vez em 1877, pelo cientista inglês Lorde Rayleigh. Este tratado praticamente inaugurou a física acústica moderna, porém, só em 1881 – os irmãos Jacques e Pierre Curie utilizaram um campo elétrico alternante sobre cristais de quartzo e turmalina, gerando ondas sonoras de alta frequência – chamado efeito piezoelétrico capaz de gerar o ultrassom. Daí em diante iniciou o uso na área militar com a criação dos sonares para detectar navios inimigos, depois na área médica para diagnóstico de câncer, saber a idade do feto até chegar à área estética para tratamento coadjuvante nas harmonizações de corpo e face. Resumindo, os aparelhos de ultrassom nada mais que convertem energia elétrica em energia sonorica. E porque isso?

O ultrassom provoca inúmeros efeitos na pele, os que mais se destacam são: o efeito térmico que estimula o colágeno, o efeito mecânico que promove uma micromassagem, melhorando a drenagem linfática, o efeito de cavitação que aumenta a oxigenação e o efeito biológico que estimula a circulação por dilatação dos vasos, além do efeito de sonoforese que permite a penetração de substâncias bioativas sem ter que perfurar o tecido e também o efeito de relaxamento muscular. São inúmeros os efeitos, o poderia falar também do efeito inflamatório, do efeito de analgesia e também do efeito metabólico, por isso tem inúmeras indicações, por tanto, justifica a invasão desta tecnologia nas clínicas de estética. 

A técnica na área da estética consiste em aplicação direta na pele. Para cada indicação se usa um tipo de ponteira. As sessões duram em média 20 minutos. Os resultados aparecem entre uma semana e outra, podendo repetir as sessões para potencializar os resultados. Já existem aparelhos no Brasil com certificação da ANVISA. 

Resumindo, o ultrassom quando bem indicada e dentro da técnica é uma excelente opção para quem quer gerenciar o envelhecimento com saúde e beleza. 

 

Para tirar dúvidas ou agendar uma avaliação o link está na descrição.

link: http://bit.ly/duvidasdoutorsaude

 

No próximo episódio vamos falar sobre ”Laser” – O elefante branco da saúde!

Espero que tenha gostado do episódio de hoje! Tem algum assunto que você gostaria de saber mais a respeito?

Ficou com alguma dúvida? Venha fazer parte da nossa comunidade no Facebook O Doutor Saúde e sanar todas elas!

Se você gostou curta, comente e compartilhe o Dicas Curtas em suas redes sociais.

Aproveite agora para assinar e acompanhar esse podcast através do seu dispositivo Apple ou Android, sendo que você também pode encontrar O Doutor Saúde no Spotify e no Deezer.

 

Agora um anúncio muito importante:

Sabia que a partir de agora você também pode ajudar o Dicas Curtas a crescer ainda mais fazendo parte do grupo de “Apoiadores”?

É isso aí! Com incentivos a partir de 1 real por mês, você ajudará o Dicas Curtas a alcançar mais pessoas, incluir novos experts, e claro, ter acesso ao grupo de apoiadores no Facebook para receber conteúdos especiais e ter acesso a lives exclusivas para poder tirar suas dúvidas ao vivo com o expert de sua preferência.

Para ser um apoiador basta acessar o site: apoia.se/dicascurtas

O link vai estar disponível na descrição do episódio!

 

Ficamos por aqui, continue acompanhando este podcast eu sou Abílio Seronni, O Doutor Saúde do Dicas Curtas.

Um abraço e até a próxima semana.

Pin It on Pinterest

Share This