Ouça agora este podcast! “008 A Importância da Concentração em Treinos e Provas”

 

Hoje vamos falar sobre a importância de se concentrar durante a corrida
para obter bons resultados.

É muito comum pessoas me perguntarem por que eu corro sem escutar música e no que
eu penso durante a prova.
Fones de ouvido e uma boa música podem te motivar durante uma prova ou treino,
principalmente quando você está começando neste esporte. Mas, pelo excesso de empolgação
modificamos o ritmo, às vezes, exagerando no início e acabando o desafio de forma
desconfortável.

É fácil encontrar na academia e em provas de 5,10 e até 21k pessoas usando fones. Já se
você observa uma maratona poucos atletas utilizam este artifício. Isso por que quanto mais você
treina e se envolve no esporte mais você percebe a necessidade de prestar atenção no seu corpo e
em alguns sinais fundamentais para o seu desempenho como: sua frequência respiratória, alguma
fadiga muscular, frequência de passadas e ritmo a cada quilometro. Essa auto avaliação é feita
por dezenas de vezes durante uma prova de longa duração pois o custo energético de cada
quilômetro deve ser cuidadosamente monitorado. Este ajuste de esforço durante a prova evita de
sermos surpreendidos pela falta de energia ou excesso de fadiga.

Conversando com vários corredores ao longo da minha carreira esportiva, percebi que a
melhor companhia não é a música e sim o relógio. Mesmo não utilizando um relógio GPS, com
vários dados e informações em tempo real, é possível monitorar seu desempenho através de um
cronometro. Os locais mais usados para o treinamento de corrida, já costumam ter a marcação
das distâncias junto com o cronômetro é possível monitorar o famoso PACE que é o tempo em
minutos gasto para percorrer cada quilômetro o que já demanda uma certa concentração.
Outro aspecto é a auto motivação. Durante uma prova de longa duração onde se procura
desempenho em manter um ritmo pré-definido, sempre passamos por fases de muito vigor e
sobra de energia alternando com momentos onde pensamentos negativos de uma provável
“quebra de ritmo” ou não sustentação ocorre. Neste momento é muito importante você se afirmar e utilizar técnicas mentais destacando pensamentos positivos desviando a atenção de uma dor ou
fadiga para manutenção do ritmo planejado.

Existem métodos de treinamento psicológico que podem vir a auxiliar o desempenho.

Um deles é criar uma rotina psicológica para a corrida. Está rotina representa uma combinação
de diferentes técnicas fisiológicas e psicológicas com a finalidade de estabilização do atleta na
competição e ajudar a dirigir sua atenção apenas a pontos relevantes. Um exemplo de rotina: na
pré prova é relaxamento por respiração profunda e visualizar situação de sucesso. Seguidos por
autoconfiança e atitude positiva como por exemplo manter o PACE pré estabelecido e
concentração mental até a linha de chegada.

 

Como começar o ano motivado | O Cara da Academia

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