Ouça agora este podcast! “011 Inflamação Cronica – uma dor que envelhece!”

Neste episódio ‘’O Doutor Saúde’’ nos ensina o que é a inflamação crônica e como prevenir o envelhecimento precoce. 

Levou uma pancada, um arranhão ou até mesmo cortou o dedo descascando uma laranja. Graças ao processo magnifico da inflamação o corpo tem o poder de auto cura, mas se a inflação se torna permanente, isso é chamado inflamação crônica. Então já deve ter se perguntado, por que estou sempre com dor, irritado e até mesmo depressivo? 

 

Então vamos lá!

 

Já se sabe que a inflamação é essencial para a nossa sobrevivência, sem ela o corpo não se auto cura, não se regenera! O grande problema aqui é quando apresentamos inflamação crônica, ou seja, aquela dorzinha que você sempre tem, seja ela na coluna, no joelho ou até mesmo na cabeça, as famosas cefaleias e enxaquecas. Mas antes de falar nessa tal de inflamação é preciso diferencia lá da infecção. Inflamação é uma reação de defesa do organismo frente a uma agressão, quando essa agressão é biológica no caso de vírus, fungos e bactérias, aí temos um quadro de infecção, ok? ou podemos também ter agressão por agentes químicos como substâncias irritantes e corrosivas ou até mesmo por agentes físicos como cortes, contusões e queimaduras. Sempre a inflamação é caracterizada por rubor, calor, edema e dor, mas que fique claro, ela não é uma doença. Tudo bem? Seria um tipo de terreno biológico.

Mas veja que interessante, além de inúmeros processos metabólicos que ocorrem no nosso corpo como as calcificações, as oxidações provocadas pelo estresse, produção de radicais livres pela própria respiração são responsáveis pelo nosso envelhecimento corporal, a inflamação crônica eu diria que é a causa primordial do envelhecimento precoce, além de proporcionar um ambiente para o surgimento de doenças pois o corpo fica extremamente ácido.

 

 Percebeu a diferença entre inflamação aguda, reparativa e a inflamação crônica? Enquanto uma é o mocinho, a outra é o vilão. E porque se preocupar tanto com o vilão? Ora, além de envelhecimento precoce e surgimento de doenças, também causa o desequilíbrio hormonal entre cortisona e melatonina, entre o hormônio do estresse  e hormônio do sono. Enquanto um destrói o outro repara, enquanto um fica com o nível alto de produção  o outro fica baixo em baixa e diminui drasticamente, e isso provoca uma sensação de cansaço constante, irritabilidade, desanimo e até mesmo leva a quadros de fibromialgias e depressão, pois altera o limiar da dor, ou seja, antes o que necessitaria de um estimulo muito grande para provocar a dor, agora pequenos estímulos são suficientes para provocar uma dor insuportável e alterar o seu humor acabando com sua qualidade vida.

Quais as causas mais comuns ?

Basicamente deve se ao estilo de vida errado. O marcador biológico é o colesterol alto em especial 2 subtipos do LDL. Hábitos como sedentarismo, leva a obesidade e a gordura nada mais é que uma resposta inflamatória do corpo, comidas industrializadas como açúcar, margarina  e óleo de cozinha, além de inflamar o intestino, pode provocar doenças auto imunes e desnutrição; e por fim, o estresse que mantém o nível de hormônios como cortisol, adrenalina e insulina nas alturas, levando a quadros de fadiga adrenal e síndrome metabólica que uma síndrome caracterizada pela diabetes, pressão alta e problemas do coração.

 

5 dicas – O que fazer e como fazer para prevenir.

# Eliminar os radicais livres que são o lixo tóxico do seu corpo;

# Juntamente com os metais tóxicos: presente cosméticos, cremes, desodorantes;

# vermes: faciola hepática, giárdia, enterecoccos faecalis;

# resíduos de poluição eletromagnética que altera os neurotransmissores da dor e os hormônios em geral;

# principalmente eliminar a acidez do seu corpo; ou seja, fazer um verdadeiro detox do corpo.

Como que agente faz isso?

Para eliminar os radicais livre: antioxidades: melatonina/cacau/açaí/vinho tinto/vitamina C-E-Zinco-Selenio_ALA: ácido alfa lipoico (espinafre).

Metais tóxicos: você quela com um quelante chamado EDTA

Vermes você elimina com a molécula de oxigênio nascente (O da tabela periódica) através do uso de peróxido de hidrogênio, o popularmente chamado de água oxigenada, que são 02moléculas de H e 02 de O (H2O2), quando em contato com matéria orgânica, transforma em água(H2O) e libera o oxigênio nascente e esse oxigênio é o verdadeiro milagre, mata tudo que tem vida e que prejudica o nosso corpo, que são os vírus, bactérias, fungos e parasitas, além de alcalinizando o meio extracelular. 

Poluição eletromagnética: é com uso de bloqueadores de P.E.hoje você encontra chips que você cola no celular ou no pc que fazem esse efeito.

E a acidez do corpo, além da água oxigenada, você pode potencializar com atividade física aeróbica, como correr, nadar e pedalar, meditação que tem como foco aprender a respiração e por fim fazer uso da dieta alcalina, tomando água alcalina, aí basta acrescentar uma colher de sal grosso mineral em 1 litro de água filtrada e fazer uso durante o dia, associado a bastante frutas , verduras e legumes. Sempre regado com limão ou vinagre de maça, estes quando cai no estômago se alcaliniza!

Antes de iniciar as dicas, consulte seu médico e avalie seu estado de saúde para saber qual o seu verdadeiro problema.

Se você ainda não se atentou para a importância de acabar com sua inflamação crônica, comece a prestar a atenção, e praticar as dicas que você vai sentir toda a diferença.

 Banner Podcasts (3)

Pin It on Pinterest

Share This