Ouça agora este podcast!“063 Algumas razões para você usar um perfil de negócios no Instagram”

Você pode utilizar o Instagram para seu negócio de forma profissional e com muitos recursos interessantes que vão ajudar a aumentar o alcance do seu negócio, e claro, seu faturamento.

Então porque fazer as coisas de qualquer jeito?

Hoje o Instagram conta com excelentes recursos para você que quer ter um posicionamento profissional na rede social, coletar informações e ainda anunciar seus produtos e serviços.

Para começar, você já pode migrar seu perfil para negócios clicando no ícone com 3 barras horizontais, que fica na parte superior direita do aplicativo e depois logo abaixo em “Configurações”.

Então é só localizar o item “Mudar para conta comercial” e seguir o passo a passo que será apresentado a você.

Pronto!

A partir deste momento você possui um perfil comercial e já pode começar a publicar os conteúdos relacionados ao seu negócio.

Eu sou Breno Reis, o expert em Marketing Digital do Dicas Curtas e semanalmente trago aqui neste podcast, várias dicas e informações para ajudar você a alavancar suas vendas e a conhecer um pouco mais sobre este mercado em constante evolução.

Então para que você não perca nenhuma dica e fique atualizado com todas as informações que estarei compartilhando aqui, basta assinar o podcast e acompanhar todas as semanas o Expert Em Marketing Digital do Dicas Curtas.

Então vamos para o que interessa!

 

Métricas de desempenho

Uma das vantagens ao se utilizar o perfil comercial é poder coletar dados estatísticos que envolvem o alcance de suas publicações, impressões, visitas no seu perfil, cliques no site, principais publicações e informações sobre seus seguidores.

Por isso é tão importante para quem vai investir em um novo canal de aquisição, entender que tipo de informação poderá ser coletada para otimizar as estratégias.

 

O Alcance das publicações

Para que você entenda melhor, o alcance representa a quantidade de pessoas únicas que visualizaram sua publicação. É através deste número que você consegue entender como funciona o algoritmo do Instagram.Quanto maior for o seu alcance, mais relevante você estará sendo para sua audiência.

Então busque utilizar imagens otimizadas, utilizar boas legendas e hashtags para aumentar este indicador.

 

Impressões

Também é importante saber a quantidade de visualizações de seus post’s, e isto refere-se ao número de impressões que sua publicação teve.

A diferença aqui em relação ao alcance, é que este número é incrementado toda vez que uma pessoa visualiza seu post, independente se é a primeira vez ou não.

 

Visualizações do seu perfil

Saber se as pessoas estão visualizando seu perfil também é importante.

Veja bem, se as pessoas estão visualizando as informações que você colocou lá, significa que elas querem saber mais sobre você e o que você oferece.

Isto significa que cada vez mais você precisa estar se comunicando com as pessoas, para que elas cheguem até as informações do seu perfil e assim dê o próximo passo para entrar em contato com você.

 

Cliques no site

Uma das grandes metas de conversão que você precisar estar acompanhando são os cliques para o seu site.

Através do perfil comercial você coloca o link do seu site e pode acompanhar o número de cliques foram realizados para levar as pessoas para ele.

Aumentar este número significa que você está conseguindo cada vez mais levar as pessoas para seu site.

 

Principais publicações

Através do número das principais publicações, você consegue entender quais tipos de post’s geraram mais impressões.

Isto serve como um direcionador para que seus próximos conteúdos sejam mais relevantes para seu público, evitando que você perca tempo e dinheiro criando conteúdos que não vão gerar os resultados que você precisa.

 

Seguidores

Entender como é o comportamento dos seus seguidores é importante para você escolher o melhor momento para realizar suas publicações.

Mas também são fornecidos os dados demográficos de gênero, faixa etária, localidade, entre outros, além de conseguir acompanhar os números de novos seguidores do seu perfil.

 

Faça Anúncios

Você também pode criar anúncios para serem apresentados exclusivamente no Instagram. Para isto você precisará utilizar o Gerenciador de Anúncios do Facebook, e selecionar o posicionamento para o Instagram.

Os anúncios também poderão ser segmentados para aparecer no Stories também!

Utilizar anúncios vai ajudar você a alcançar mais pessoas e dar muito mais visibilidade para seu negócio.

 

Veicular anúncios diretamente pelo Instagram

Se você achou muito complicado essa história de utilizar o Gerenciador de Anúncios do Facebook, não se desespere!

Para facilitar a vida das pessoas, o Instagram agora fornece a possibilidade de você criar seus anúncios diretamente no aplicativo.

Basta criar uma Promoção, selecionado o post que deseja promover, informar o destino das pessoas que clicarem em sua promoção, selecionar as informações do público-alvo, definir orçamento e sua duração.

Parece complicado, mas trata-se de passo a passo bastante intuitivo que é apresentado pelo aplicativo no momento da criação de sua promoção.

Sua promoção será analisada em até 60 minutos, mas em alguns casos pode demorar um pouco mais. Assim que for revisada e aprovada sua promoção será veiculada.

 

Faça a Verificação de Sua Conta

Apesar de isto não ser um processo 100% garantido, conseguir o selo de verificação de sua conta aumenta o seu alcance, e permite mesmo sem ter 10.000 seguidores, que você coloque link em seus Stories.

Aqui tem ponto de atenção: o Facebook, dono do Instagram é que decide se sua conta será verificada ou não!

Vá em “Configurações”, solicite a verificação de sua conta fornecendo as informações solicitadas e cruze os dedos para que seu pedido seja aceito.

Caso seja aprovada a sua solicitação, sua conta receberá um selo azul (“checked”) e você poderá desfrutar dos benefícios que já citei aqui.

Está novidade foi lançada neste ano (2018), pois anteriormente apenas perfis reconhecidos pelo próprio Instagram é que recebiam este selo.

 

Eleve seu negócio a outro nível usando o Instagram

Você quer elevar o seu negócio a um nível superior usando o Instagram?

Então use esta rede social em suas campanhas de marketing, adaptando seus conteúdos para o formato que ela utiliza.

Veja só…

Se você possui uma loja de roupas femininas, pode fazer uma queima de estoque lançando em uma semana post’s de conjuntos em promoção, reforçando o desconto, a data de encerramento da promoção e a baixa disponibilidade de estoque.

Se você possuir uma boa audiência, seu perfil vai receber muitos direct’s e provavelmente recomendações de seus seguidores para pessoas que ainda não seguem você.

 

Mantenha suas informações de perfil atualizadas

Quando você muda seu perfil para negócio, fica disponível para quem visualizar seu perfil, botões para as pessoas ligarem ou te enviarem um e-mail.

Coloque uma boa descrição em sua biografia, verifique se seu site está correto e revise as informações sempre que achar necessário, para que continue alinhado aos seus objetivos de negócio.

 

Não se esqueça que você está em um terreno alugado

Imagine agora que você alugou loja comercial em um shopping de sua cidade, e depois de 8 meses de operação de sua loja, o proprietário pede que devolva o imóvel.

Você tenta encontrar uma loja próxima para garantir que seus atuais clientes consigam te achar, mas pelos altos preços vê que não vale a pena.

O que fazer?

Desistir do seu negócio ou começar tudo de novo em um novo endereço?

Sabe porque criei esta situação?

Muitas pessoas começam a estruturar seus negócios utilizando o Instagram, mas esquecem que esta rede social pode limitar seu alcance ou até remover seu perfil por considerar ele impróprio ou abusivo.

E você somente poderá recuperar seu perfil, se eles considerarem que a exclusão foi imprópria.

Por isso que insistentemente eu comento aqui no podcast que você precisa de um site para seu negócio.

A rede social pode desaparecer, mas seu site não (a não ser que você não pague seu domínio e sua hospedagem)!

No próximo episódio vou compartilhar uma estrutura de negócio baseada no Instagram, levantando em conta a construção de uma campanha para atrair, engajar e converter seus seguidores em clientes.

Você vai poder implementar imediatamente em seu negócio e garantir suas primeiras vendas.

Espero que tenha gostado do episódio de hoje!

 

Curta, comente, compartilhe e deixe sua avaliação no ITunes para que este conteúdo chegue cada vez mais longe, ajudando mais e mais pessoas a alavancarem seus negócios usando o marketing digital.

Caso fique com alguma dúvida, me procura lá no grupo do Expert Em Marketing Digital no Facebook, pois estarei à disposição para esclarecer todas elas.

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Até a próxima semana!

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