Ouça agora este podcast!“059 Instagram – Não cometa esses erros”

Você acha que é só criar uma conta para seu negócio no Instagram e pronto? Vai chover clientes para seu negócio?

Claro que não, você precisa estar postando conteúdos de forma recorrente.

Também existem algumas dicas muito relevantes que podem ajudar você a potencializar ainda mais seus resultados.

Mas…

Ao invés de sair falando aqui o que fazer, vamos primeiro falar do que “Não Fazer” para evitar erros na hora de colocar seu negócio nesta rede social.

O primeiro spoiler que eu posso dar aqui de um erro muito comum é não incluir um link em seu perfil.

Mas… Continue aqui comigo e saiba quais erros você deve evitar para que seu negócio funcione bem no Instagram.

Eu sou Breno Reis, o expert em Marketing Digital do Dicas Curtas e semanalmente trago aqui neste podcast, várias dicas e informações para ajudar você a alavancar suas vendas e a conhecer um pouco mais sobre este mercado em constante evolução.

Então para que você não perca nenhuma dica e fique atualizado com todas as informações que estarei compartilhando aqui, basta assinar o podcast e acompanhar todas as semanas o Expert Em Marketing Digital do Dicas Curtas.

Então vamos para o que interessa!

 

Não ter um link em seu perfil

Então voltando ao que comentei no início deste episódio, a ausência de um link no seu perfil vai prejudicar muito os seus resultados.

O motivo é simples: o Instagram não permite que hajam link’s na descrição das postagens. Mesmo que você inclua um link em seu post, ele não poderá ser clicado.

Para que as pessoas acessem seu site, por exemplo, elas terão que decorar sua url, entrar em um browser e digitar todo o endereço para chegar no destino.

Já deu pra ver o trabalho que será, não é verdade?

Então, não esqueça de definir o seu link em seu perfil!

 

Deixar a sua conta privada

Se você está usando um perfil pessoal, faz muito sentido manter ele privado para garantir que somente as pessoas que você conhece vejam suas fotos.

Mas falando de um perfil profissional, você tem que manter ele público para que as pessoas possam seguir, curtir e compartilhar as informações que você publica.

Quando potenciais seguidores (e porque não dizer futuros clientes) se deparam com a mensagem de perfil privado, dificilmente eles vão pedir permissão para visualizar os conteúdos.

Praticamente todos vão desistir de seguir você!

Isto passa uma mensagem negativa, pois os usuários sabem que somente poderão ser aceitos quando você acessar sua conta, aprovando ou rejeitando os usuários que desejarem seguir você.

Para evitar este erro clássico, basta acessar a opção “Configurações” clicando no ícone de três linhas horizontais que fica na parte superior esquerda e em seguida no rodapé desta seção. Chegando lá procure o item “Conta Privada” e desative esta opção.

 

Usar fotos repetidas

Você pode até duvidar, mas as pessoas deixam de seguir você se elas começarem a ver conteúdos repetidos em seu perfil.

Salvo alguns casos de promoções recorrentes ou produtos que estão de volta em seu estoque, repetir imagens com certeza prejudicará a experiência de seus usuários.

E o que acontece quando eles se sentem frustrados com seus conteúdos? Eles vão embora!

Busque variações do mesmo tema quando houver a necessidade de repetir algo. Mude as cores, o ângulo da imagem ou qualquer coisa de provoque a curiosidade e traga uma sensação de novidade para seus seguidores.

É importante entender que o pessoal que segue seu perfil, quer ser entretido, receber conteúdos relevantes e obter informações úteis.

Busque sempre variar suas postagens de acordo com os vários objetivos e estratégias que você deseja usar, usando variações de cores, fontes e imagens.

 

Não responder comentários rapidamente

O engajamento é quando um usuário reage, compartilha ou comenta algum conteúdo.

Quando há um baixo engajamento suas publicações perdem em alcance. Mas quando este engajamento é bom, suas publicações reverberam na rede social.

Se os seguidores comentam uma publicação, você deve aproveitar a oportunidade de aumentar este engajamento.

Ao responder comentários ou agradecer o compartilhamentos daquele post, as pessoas darão mais atenção a você.

Não responder a este engajamento, passará a sensação de que não se importa muito com seus seguidores.

E na verdade você não quer passar esta impressão!

 

Qualidade é mais importante do que quantidade

Olha… por conta das últimas atualizações que o Instagram realizou em seus algoritmos, o alcance de cada publicação foi drasticamente reduzido.

Mas aí vem a dúvida: devo postar mais então?

Minha sincera opinião: Não!

Você precisa cada vez ser mais relevante e entregar mais valor para quem seguir você!

Então ao invés de se preocupar em fazer de 3 a 5 postagens para ampliar os resultados para sua marca, invista em conteúdos mais estratégicos e relevantes para você.

Não estou dizendo que a frequência é menos importante, na verdade a frequência é um pré-requisito básico.

Mas a qualidade das fotos, vídeos e dos seus conteúdos, produzirão resultados melhores para você.

 

Mau uso das hashtags

Olha… Falar de hashtags cabe em um único episódio!

As hashtags são recursos já utilizados tanto no Twitter quanto no Facebook e estão também disponíveis no Instagram.

A questão é a seguinte: fazer o mal uso das hashtags prejudicará seus resultados assim como acontece nas demais redes sociais.

O uso de hashtags precisa estar diretamente associado aquelas que são utilizadas pelos usuários que você quer impactar.

Por isso estudar o público alvo é importante!

Use hashtags relevantes e que estejam sendo utilizadas pelo seu público, de forma consistente.

Você pode usar até 30 hashtags no Instagram, mas eu não recomendo que você faça isso!

Atue com coerência e integridade buscando resultados em vendas e faturamento para seu negócio.

Muitas pessoas se deixam impressionar com o grande número de curtidas, compartilhamentos e comentários, mas esquecem de focar no que mais importa para seu negócio.

 

Não ter uma meta definida

Veja bem…  Do que adianta entrar em mais uma rede social e não ter uma meta definida para esta iniciativa?

Não definir uma meta a ser alcançada para seu negócio no Instagram, vai fazer você andar em círculos e não obter os resultados que deseja para seu negócio.

Primeiramente você precisa investir em um planejamento mínimo de post’s que irá realizar, definindo quando optar por conteúdo de oferta e conteúdo de atração.

O maior problema aqui é a frustração em perder muita energia e oportunidades à toa, por não ter uma meta muito bem definida.

Para ajudar você a escolher os melhores post’s para alcançar suas metas, você pode fazer uma simples pergunta: “Este post vai me ajudar a alcançar a meta que desejo para meu negócio?”

E ainda tem muito mais…

É claro que estes são alguns erros que você já pode até estar cometendo em seu Instagram, mas eu garanto que a partir de agora vai poder corrigi-los e obter resultados melhores para seu negócio.

Lembre-se sempre de produzir conteúdos associados aos interesses do seu público alvo e aproveite todo o engajamento do Instagram, gerando mais resultados para seu negócio.

Espero que tenha gostado do episódio de hoje!

 

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Caso fique com alguma dúvida, me procura lá no grupo do Expert Em Marketing Digital no Facebook, pois estarei à disposição para esclarecer todas elas.

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Até a próxima semana!

Podcast do Expert Em Marketing Digital | Dicas Curtas

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