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“077 Instagram sem likes! E agora?”

Nesta última semana, meados de julho de 2019, o Instagram removeu a visualização do número de likes que era exibida nos posts.

Alegria para uma minoria e tristeza para a maior parte dos influenciadores que atuam principalmente nesta rede, a mudança gera uma verdadeira transformação no mercado e com certeza vai obrigar uma atuação mais profissional de quem vê esta rede como uma forma de ganhar dinheiro.

Se fala ainda em uma redução de alcance nas postagens, o que impacta ainda mais em negócios estruturados neste único lugar.

Então fique comigo até o final deste episódio, para que possa receber algumas dicas de como evitar “nadar, nadar e morrer na praia” por causa das mudanças no Instagram!

Eu sou Breno Reis, o expert em Marketing Digital do Dicas Curtas e trago aqui neste podcast, várias dicas e informações para ajudar você a alavancar suas vendas e a conhecer um pouco mais sobre este mercado em constante evolução.

Então para que você não perca nenhuma dica e todas as informações que estarei compartilhando aqui, basta assinar o podcast e acompanhar todas as semanas o Expert Em Marketing Digital do Dicas Curtas.

Então vamos para o que interessa!

Quando a mudança começou?

Anunciada em maio de 2019, na F8 – Conferência Anual do Facebook, a remoção de likes gerou uma certa apreensão desde, lá pois não sabiam se este teste iria avançar.

A verdade é que eles estão realizando mudanças continuamente na rede social, buscando deixar a experiência, como diz Mark Zuckeberg: “mais saudável”.

O problema na verdade é que muitas pessoas e empresas colocaram todas as fichas apenas nesta rede social, mas não ficaram atentas as mudanças, pois o foco era fazer post’s, alcançar seguidores e receber muitos likes.

Por que os números de likes pareciam ser tão importantes?

O número de likes sempre foi algo muito importante para quem utiliza tanto o Facebook, quanto o Instagram.

Significa o número de pessoas que reagiram positivamente a uma publicação, sendo seguidor ou não, indicando que seus conteúdos estão agradando, chamando a atenção de quem acompanha o feed ou através de alguma pesquisa por conteúdos no aplicativo.

Esta também era a forma tradicional das empresas identificarem a relevância de influenciadores digitais, avaliando se o público possui afinidade com seus produtos e serviços, tomando assim a decisão de investir ou não em patrocínios e incentivos para serem recomendados.

Sem esta informação, fica mais difícil identificar quem está impactando um grande número de pessoas entregando conteúdos relevantes no Instagram.

Os impactos negativos já vinham ocorrendo!

Olha, a verdade é dura, mas precisa ser dita aqui! Já a muito tempo o alcance das publicações vinham caindo, a quantidade de curtidas já era cada vez menor e os comentários também.

Ah quem resolveu de forma desesperada inflar seus números, usando soluções estranhas que prometiam por um preço “X”, um número “Y” de seguidores e/ou curtidas.

Na verdade, estas soluções são verdadeiras “redes de robôs” que simulam o comportamento real, gerando curtidas falsas, buscando aumentar o alcance e a importância de perfis na rede social.

Se você tem um negócio estruturado apenas em um perfil no Instagram, já vem a algum tempo amargando uma redução drástica em seu faturamento, com tudo que já comentei até aqui!

O impacto nos stories

Ainda está muito cedo para reportar algo sobre o comportamento de entrega dos Stories a partir de agora, mas neste primeiro momento muito se fala em redução do alcance também.

Porém é necessário explorar ainda mais este recurso, até porque a integração com o IGTV deu uma ajudinha para que o serviço se mantivesse relevante, mas ainda perdendo para a aderência que o Youtube possui.

Uma tentativa desesperada!

A psicologia pode explicar melhor, mas nada foi tão frustrante, como para alguns grandes influenciadores digitais e pessoas comuns, realizar post’s e visualizar que o número de curtidas não estava mais sendo visível a todos.

Inclusive recebi em minha timeline exemplos de postagens com print’s de post’s antigos que apresentavam o número de likes, assim como correu nos principais canais de notícias, o mesmo comportamento sendo replicado nos stories de alguns perfis.

Ultimamente também estão colocando nos comentários os números de likes, uma espécie de narração do número de curtidas! Rs…

O que vamos viver a partir de agora será um outro momento, que talvez possa ser parecido com o do antigo Orkut ou apenas transformar a forma como as pessoas utilizam esta rede social.

Mas a contagem não sumiu…

Até o momento em que divulgamos este episódio, ainda é possível visualizar o número de curtidas.

Primeiramente no seu próprio aplicativo, você consegue saber o número de likes e de visualizações de sua postagem, através da função “Ver informações”.

Caso esteja visualizando pelo site do Instagram, tudo permanece do mesmo jeito!

Agora também existem alguns aplicativos que se conectam a sua conta e apresentam estes números para você visualizar em seu perfil.

Caso precise destas informações, basta pesquisar um pouquinho no Google que você vai encontrar.

Banner App FIrework

Atenção agora volta para o conteúdo…

O ponto positivo que podemos perceber é que a exigência por conteúdos aumentou significativamente, mesmo sendo uma rede social baseada em imagens.

Não sei se pelo fato de já estar acostumado a ver imagens na rede social, o conteúdo se tornou mais decisivo na hora de optar por dar um like ou não.

No primeiro momento isto tira muitas pessoas de sua zona de conforto, mas em contrapartida exige mais cuidado e esmero nas publicações daqui em diante.

Se quer se tornar relevante, chegou a hora de elaborar bons textos investir na entrega de informações úteis e que gerem valor para sua audiência.

Sou influencer, e agora?

Agora falando diretamente para influenciadores digitais, uma mudança de comportamento agora será necessária para conseguir se manter lucrativo.

Sua função não será apenas entregar conteúdo, mas sim também demonstrar porque você é uma excelente opção para quem deseja patrocinar ou anunciar com sua recomendação.

Além da sua rotina de entrega de conteúdos, você também deverá se preocupar em coletar dados e estar sempre com uma apresentação nas mãos, com as características do seu público, seus números de curtidas (que só você tem acesso), visualizações e contatos que recebe.

E claro, vai precisar ir para linha de frente e oferecer os seus serviços!

Estratégia acima de tudo!

Apesar de todo esse barulho por causa dos likes, precisamos ressaltar outros pontos relevantes do Instagram que podem ser uma forma de garantir o seu faturamento.

Sabe os comentários? Sim, eles são uma fonte de atração de clientes.

Quando uma pessoa comenta seu post e tem um feedback seu, um agradecimento ou algo do tipo, ela se sente mais próxima. Passa a se tornar um seguidor mais aquecido para qualquer recomendação ou oferta que você fizer.

Oferecer algo a ser entregue gratuitamente para quem enviar uma mensagem via DIRECT é uma ótima estratégia para conseguir alavancar seus resultados.

Sem contar que o contato fica registrado para futuras ações que você possa realizar.

Ah! Sabe o Stories?

Algumas pessoas talvez não saibam, mas existe um recurso chamado Melhores Amigos, onde você seleciona as pessoas que farão parte desta lista e somente elas receberão conteúdos exclusivos gerados por você!

Uma boa estratégia para este recurso é monetizá-lo, levando para lá apenas quem fizer parte de uma mentoria por exemplo, ou apenas pessoas que estão passando por um lançamento do seu produto!

Invista em uma casa própria

As redes sociais são excelentes locais para você investir em aquisição de novos clientes para seu negócio.

Se está obtendo resultados com este formato, reinvista parte deste faturamento em um site, levando todas as pessoas que seguem em suas redes sociais para lá.

Isto não será o plano B, mas sim o plano A, fazendo com que não sofra mais com mudanças que você não pode controlar.

Em seu site é possível estruturar todo o seu negócio, com informações sobre o que você faz, realizar campanhas com páginas de vendas, páginas de depoimentos, cases, entregar conteúdos e obter um alcance orgânico que será sempre crescente.

Espero que tenha gostado deste episódio!

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Agora um anúncio muito importante:

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O link vai estar disponível na descrição do episódio!

Ficamos por aqui e até a próxima semana com mais uma dica do Expert Em Marketing Digital do Dicas Curtas!

Até a próxima semana.

Podcast do Expert Em Marketing Digital | Dicas Curtas

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