Ouça agora este podcast! “013 Ir de bicicleta para o trabalho e uma boa opcao”

 

Hoje vamos falar sobre alguns hábitos saudáveis, que deixamos em segundo plano, mas que podem (e muito) contribuir para a sua saúde. Mas antes disso gostaria de convidar você para fazer parte do nosso grupo fechado no facebook. Lá você ficará em contato com outros participantes e pode falar direto comigo para esclarecer suas dúvidas.

 

Sempre tive o hábito de andar pela cidade onde moro, na época de adolescência ia para a escola a pé. Depois na época da faculdade mantive meu hábito, pois meu ônibus passava a uma distância de uns 4 a 5km da minha casa. Após o período da faculdade fui perdendo este hábito, os horários super apertados e deslocamentos longos foram me tirando das caminhadas e me deixando dentro do carro. Mas, quando tive a primeira oportunidade, me mudei para perto do meu trabalho em uma distância que hoje eu consigo ir sem carro, pelo menos alguns dias da semana. Este é meu status atual.

 

Várias vezes vejo, principalmente nos grupos que participo sobre triatlhon, ciclismo ou corrida, uma disputa muito grande entre motoristas e ciclistas ou pedestres, e comentários que desencorajam a utilização de outros meios de transporte. Tive a oportunidade este mês de fazer uma viagem por alguns países. Como é meu costume, sempre quero me deslocar de bicicleta ao invés de metrô ou táxi. Gostaria de dar um exemplo de Paris onde o trânsito é muito pior do que da maioria das capitais brasileiras.  Assim, a utilização de bicicletas potencializa muito seus deslocamentos como turistas e com certeza para quem trabalha e vive lá, pois a maioria está de roupa social ou terno. Claro que o clima mais fresco contribui muito, mas o principal fato é que em deslocamentos de aproximadamente 10km onde o trânsito não anda a bike assume perfeitamente este papel.

 

Para você que gostou da ideia e está pensando em começar, tente pelo menos uma vez por semana deixar o carro em casa e se exercitar. Uma aquisição simples são as luzes acopladas na bicicleta. Mesmo durante o dia elas sinalizam e deixam os motoristas mais atentos. Não se esqueça de usar também luvas e capacete para sua proteção.

 

Quanto mais ciclistas e menos carros na rua, melhor! Além de fazer atividade contribuirmos para um trânsito menos intenso. É válido também destacar que se deslocar de bicicleta não significa competir e chegar cada vez mais rápido, de forma imprudente desrespeitando as regras do trânsito. O ciclista deve se portar como motorista de um carro, parando nos sinais e respeitando as faixas e sinalizações. Mas ,também pensar como um pedestre, não medindo forças com veículos maiores, pois quem sairá perdendo é você. Portanto no caso de dúvida freie sua bicicleta coloque seu pé no chão. Dê passagem que lhe garanto você não perderá nem um minuto. Então adote esta prática, pois ,quanto mais ciclistas utilizando as bikes como meio de transporte, melhor o trânsito vai ficar.

 

Pin It on Pinterest

Share This