Ouça agora este podcast!“009 Jejum – Por quê e como fazer?”

Neste episódio ‘’O Doutor Saúde’’ nos ensina benefícios do jejum, como: detoxifica o corpo, a mente e alma, melhora seu sistema imunológico, seu vigor físico, os processo infeccioso, oraciocínio e também a memória.

Uma técnica milenar usada desde a época bíblica de Moisés, o jejum por definição é a privação parcial ou total de alimentos, durante certo tempo, normalmente de 12 até 36 horas, desde que não induza seu pâncreas a liberar insulina seu corpo mantêm em estado de jejum. Então já deve ter se perguntado, por que estou sempre indigesto, cançado, confuso e doente?  Olá, aqui é a Abílio Seronni, seu Doutor Saude, do dicas curtas e se você se identificou com alguma dessas perguntas, provavelmente seu corpo deve estar intoxicado e hoje você vai aprender uma forma simples, barata e muito eficaz de melhorar a sua saúde física, mental, emocional e espiritual. Voce vai aprender a jejuar!

 

Então vamos lá!

 Jejum

Jejum pra começar não é dieta e nem regime, é uma forma magnifica de detoxificar seu organismo, limpar o sangue, primeiro porque você proporciona um descanso para o sistema digestório, segundo diminui a entrada de toxinas em geral através dos alimentos que você deixa de consumir e terceiro você deixa o seu sistema imunológico trabalhar de forma mais eficaz.

 

Jejum intermitente, como é conhecido, você faz em dias ou semanas alternadas é tão eficaz que  o prêmio nobel de medicina de 2016 foi concedido ao japonês Yoshinori Ohsumi por descobrir que o jejum promove autofagia, ou seja, suas ‘’células se comem’’ promovendo renovação celular, aumento da expectativa de vida, por que as células comidas são as danificadas geneticamente, isso previne formação de câncer e doenças neurológicas. Parabéns a esse biólogo fantástico que elucidou esse processo da autogafia.

Agora, como faze-ló?

Existem algumas normas fundamentais a ser seguidas para  que  seu  jejum  seja  adequado  trazendo  seus  benefícios.

Evite bebida alcoólica, fumo e tome vermífugo para potencializar;

Durante o jejum, beba muita água filtrada, em média 2 litros, esta pode ser pura ou com limão, isso não faz seu pâncreas liberar insulina, além de ser alcalinizante já que seu corpo deve estar ácido e a água pode ser morna , isso melhora a limpeza de toda a parede do trato digestivo.

 Caminhadas são importante, pois a pressão artérial costuma baixar.

Ao terminar, não ingerir alimentos imediatamente pesados, como churrasco e feijoada, dê preferência a alimentos leves como exemplo salada; evite sal para não lesionar o rim; durante o jejum alguns sintomas de desintoxicação podem acontecer mas são raros, não se preocupe porque passa rápido por exemplo tontura, fraqueza, alergia ,febre e dores por isso é tão importante beber bastante água.

O jeito que eu faço, que encontrei ser mais fácil é pular o café da manhã, e me alimento só no almoço. Por exemplo, se você se deitar às  22h, e almoçar 12h isso vai dar um jejum de 14 horas. Aquele ditado que diz : Comer igual um rei no café da manhã é mito, pela manhã seu corpo está intoxicado de radicais livres produzidos durante todo o sono e nada melhor do que jejuar para promover a detoxificação. Antigamente o homem pra se alimentar não tinha que caçar primeiro? Então, dificilmente ele já acordava com a caça sobre a mesa.

 

Outros benefícios:

 

São muitos, além da desintoxicação, fortalecimento contra processo infeccioso e inflamatório, isso se deve porque seu corpo ao em vez de combater as toxinas ele produz anticorpos, você fica com mais disposição porque seu corpo produz mais gliconeogenese que o estoque de energia no fígado e no músculo, sente mais leveza, melhora no raciocínio e também na memória porque você passa a dormir melhor e é no sono que o aprendizado é fixado; promove emagrecimento para obeso porque você deixa de consumir mais calorias em especial o açúcar e ganho de peso para os magrinhos, porque aumenta o nível de GH, hormônio do crescimento, da massa magra, responsável por construir  músculos; além de tudo isso ainda abre o apetite, e por fim dá muito mais sabor pela vida.

Antes de iniciar a prática, consulte seu médico e avalie seu estado de saúde para saber se está apto a fazer.

Se você ainda não se atentou para a importância do jejum,  comece a prestar a atenção e praticar as dicas que você vai sentir toda a diferença. 

 

 

Banner Podcasts (3)

Pin It on Pinterest

Share This