Ouça agora este  podcast!“007 LÁBIOS: O coração da face!”

Chegamos no elemento facial que é o meu maior xodó, minha paixão! Eu sou uma verdadeira entusiasta do estudo dos lábios! Sua riqueza de expressões, suas funções nas mais diversas atividades fisiológicas, seu papel na linguagem verbal, suas peculiaridades sensoriais e seu relevante poder na atratividade da face me causam fascínio!

Neste episódio, permita-me viajar em cada aspecto dos lábios… Desde a visão sobre a riqueza de suas habilidades, até os procedimentos estéticos capazes de realçá-los, imprimindo todo o bom senso que eu for capaz de ter nesse assunto tão sensacional!

Eu sou Samara Véras, a Diva da beleza do Dicas Curtas, e semanalmente trago aqui neste podcast informações relevantes sobre os elementos que compõem a atratividade humana e a ciência que há por trás dos procedimentos estéticos, interpretada com sensibilidade e clareza para que você, interessado no universo da beleza, entenda mais sobre as possibilidades que a medicina estética tem a oferecer.

Então para que você não perca nenhuma dica e fique atualizado com todas as informações que estarei compartilhando aqui, basta assinar o podcast e acompanhar todas as semanas a Diva da Beleza do Dicas Curtas.

Vem comigo!

 

O nome que escolhi para o episódio não foi à toa: para referenciar os lábios como o coração da face, pensei em suas características primordiais. Primeiramente seu formato, diferenciado principalmente pelo arco do cupido, a região central do lábio superior em formato de topo de coração.

Outro aspecto para a analogia é sua característica extremamente dinâmica: assim como o coração, os lábios não param! Se mexem o tempo inteiro no desempenho de suas funções: falar, manter a boca fechada ao mastigar e engolir, gesticular com infinitas combinações de movimentos para expressar emoções, cantar, soprar, beijar, sorrir. São inúmeros movimentos, o tempo inteiro… Por isso, atraem tanto a nossa atenção. E, por fim, por assumirem um papel primordial no ponto que abordaremos a fundo neste episódio: a beleza da face.

Quando fitamos a face de uma pessoa, olhos e lábios são os elementos que mais roubam nossa atenção. Por se movimentarem constantemente, e por comunicarem tanto sobre aspectos físicos quanto emocionais, tornam-se os palcos dos nossos pensamentos.

Quanto aos detalhes anatômicos, existem características que tornam os lábios mais atraentes e, claro, o impacto dessa atratividade é na face como um todo.

 

Vamos falar sobre as características de um lábio ideal?

Primeiramente, é preciso lembrar que nós, humanos, somos os únicos animais que têm lábios virados para fora – talvez devido ao desenvolvimento da musculatura que há por dentro dos lábios, importante para a linguagem falada que é facilitada pela articulação dos lábios. Então, a primeira característica que nos remete a um lábio tipicamente harmônico, é o volume e a projeção adequadas – os chamados “lábios carnudos”.

Mas outros detalhes são muito importantes para que os lábios sejam considerados belos: a proporção entre o superior e o inferior deve respeitar alguns parâmetros:

Olhando de frente, o lábio inferior é levemente mais carnudo que o superior, porém, na visão de perfil, o superior deve estar cerca de 2 mm mais projetado, à frente do inferior.

Outro ponto importante a ser observado são os cantinhos dos lábios, que devem estar na horizontal ou levemente voltados para cima, e não para baixo.

Detalhes como o contorno, o arco do cupido, assim como traços centrais que partem do lábio superior em direção ao nariz – chamados pilares do filtro labial – devem estar bem definidos.

Ausência de assimetrias, manchas e uma superfície bem hidratada também fazem parte de um lábio considerado belo.

E, pra completar as características de um lábio adequado, devemos lembrar do seu tamanho em relação à face. Vamos ver se você consegue imaginar: o tamanho da boca deve ser a distância entre as margens de dentro das íris.

 

Agora vamos falar sobre o que as pessoas mais buscam com os procedimentos estéticos dos lábios!

Acredito que quando falamos em lábios, o primeiro procedimento que vem a sua mente seja o preenchimento labial, não é? O preenchimento realmente nos dá um grande leque de possibilidades estéticas, como a volumização dos lábios, a eversão (evertidos que falo são aqueles lábios empinadinhos), a melhora da hidratação, da nitidez do contorno, mudanças no desenho do arco do cupido e o tratamento das rugas dos lábios e em volta deles. Mas há muitas outras possibilidades de tratamento além do preenchimento.

É o caso da cirurgia para lift labial, indicada para quando a distância entre nariz e lábio superior é aumentada. Esse comprimento de pele, quando acima dos limites padronizados, gera uma certa estranheza na aparência e um ar mais envelhecido, até porque com o envelhecimento essa distância tipicamente aumenta. É muito comum eu receber em meu consultório pessoas com essa característica desejando preencher os lábios, porque nesses casos, geralmente, o vermelhão do lábio superior fica escondido. Mas o preenchimento, além de não resolver estes casos, pode causar piora do aspecto.

Outros tratamentos que devem ser lembrados são as tecnologias. Elas renovam a pele do lábio e em sua volta, melhorando o aspecto das rugas. Os lasers também podem ser usados para tratar um incômodo frequente que são pontinhos esbranquiçados na pele dos lábios, que podem estar presentes em algumas pessoas, gerando uma coloração heterogênea. São chamados grânulos de Fordyce, que nada mais são que glândulas da pele num local incomum.

A toxina botulínica, nossa amiga que tem estado frequentemente presente nos demais episódios, também é bem vinda nos lábios. Ela pode ajudar no tratamento das rugas perilabiais (código de barras), no levantamento das comissuras labiais (tratamento dos cantinhos caídos), nas assimetrias do sorriso ou no sorriso gengival (a exposição excessiva de gengiva ao sorrir).

Todo esse arsenal de procedimentos estéticos pode ser utilizado em conjunto para se chegar a um resultado verdadeiramente harmônico. Quando digo harmônico, quero dizer de um lábio condizente com todas características pessoais, como o formato da face, a idade e o comportamento.

Antes de ir para a dica curta deste episódio, quero trazer alguns apontamentos a respeito do preenchimento labial. Eu, como expert em lábios, me sinto no dever de falar sobre o respeito à naturalidade no momento de se intervir nos lábios. Alguns resultados insatisfatórios (bico de pato, produto aparente) acabam ganhando muito mais repercussão que os resultados bem sucedidos, e isso pode gerar alguns preconceitos no público geral.

Eu posso afirmar que é possível preencher os lábios e manter completamente a naturalidade. Quando preencho um lábio de uma paciente, quem a vê pela primeira vez, não imagina que por ali passou uma seringa… Mas para isso, o profissional necessita ter uma sensibilidade estética aguçada para entender precisamente a necessidade do seu paciente. Por exemplo, algumas pessoas necessitam apenas de volume, sem projeção. Outras, podem necessitar apenas de hidratação, sem volumização. E isso também é possível! Basta que o profissional tenha total domínio da anatomia e saiba onde se quer chegar, utilizando o produto ideal, no plano de aplicação ideal.

Este episódio sobre lábios poderia se estender muito mais, pois temos muitos outros aspectos a discutir sobre eles… mas, para não cansá-los, voltaremos com o tema em outra oportunidade. Vamos finalizar com nossa dica curta??

 

Dica Curta

Algumas pessoas são satisfeitas com o desenho e o volume dos seus lábios, porém, ao sorrir, percebem que o lábio superior se esconde praticamente por completo.

Sabia que existe solução pra isso!? E não precisa ser com preenchimento! Toxina botulínica precisamente aplicada no ponto e na dose correta pode ser a solução!

Espero que tenha gostado do episódio de hoje!

Se você gostou curta, comente e compartilhe o Dicas Curtas em suas redes sociais. E caso fique com alguma dúvida, me procura lá no grupo do Diva da Beleza no Facebook, pois estarei à disposição para esclarecer todas elas. Assine e acompanhe esse podcast através do seu dispositivo Apple ou Android, sendo que você também pode encontrar o Diva da Beleza no Spotify e no Deezer.

Sabia que a partir de agora você também pode ajudar o Dicas Curtas a crescer ainda mais fazendo parte do grupo de apoiadores?

Com incentivos a partir de 1 real por mês, você ajudará o Dicas Curtas a alcançar mais pessoas, incluir novos experts, e claro, ter acesso ao grupo de apoiadores no Facebook para receber conteúdos especiais e ter acesso a lives exclusivas para poder tirar suas dúvidas ao vivo com o expert de sua preferência.

Para ser um apoiador basta acessar o site: apoia.se/dicascurtas.

O link vai estar disponível na descrição do episódio!

Para os profissionais médicos que estejam lendo e tenham interesse em aprofundar suas habilidades nos tratamentos labiais, disponho de um curso voltado para isso, o Lips Expert. As aulas são presenciais e acontecem periodicamente em São Paulo capital. Para informações sobre o programa e inscrições, basta acessar www.samaraveras.com.br .

Você pode encontrar informações adicionais sobre meu trabalho, cursos que ministro e os procedimentos estéticos da área médica em meu site: www.samaraveras.com.br. Lá existem atalhos que te levam a conhecer de perto muitos procedimentos sobre os quais discuto aqui e, caso interesse, é possível marcar uma consulta.

Ficamos por aqui e até a próxima semana com mais uma dica do Diva da beleza!

Até a próxima semana.

Pin It on Pinterest

Share This