Tratar a qualidade da pele exige renovação. Por mais que os métodos cirúrgicos sejam consagrados para o rejuvenescimento, através da remoção do excesso de pele, a melhora de características como textura, linhas finas e manchas requer um método capaz de gerar substituição da pele danificada por uma pele mais saudável. É aí onde entra nosso tema de hoje: o laser CO2 fracionado, uma tecnologia aplicada para a renovação cutânea, capaz de tratar e suavizar diversas condições da pele como rugas, cicatrizes e manchas.

Quer conhecer um pouco mais sobre o processo que leva à melhora da qualidade da pele dado por este laser? Como são realizadas as sessões e o que esperar da aparência após sua aplicação? Vem ouvir sobre isso nos próximos minutos…!

  • O que é o laser CO2
  • Como ele funciona
  • Quais suas indicações
  • Quais suas contraindicações
  • Como é a evolução do tratamento
  • O que esperar da pele após o protocolo

Eu sou Samara Véras, a Diva da beleza do Dicas Curtas, e semanalmente trago aqui neste podcast informações relevantes sobre os elementos que compõem a atratividade humana e a ciência que há por trás dos procedimentos estéticos, interpretada com sensibilidade e clareza para que você, interessado no universo da beleza, entenda mais sobre as possibilidades que a medicina estética tem a oferecer.

Então para que você não perca nenhuma dica e fique atualizado com todas as informações que estarei compartilhando aqui, basta assinar o podcast e acompanhar todas as semanas a Diva da Beleza do Dicas Curtas.

Vem comigo!

Ouça agora este podcast!

Ouça “019 Como o Laser CO2 Fracionado pode melhorar sua pele?” no Spreaker.

O laser CO2 fracionado é um recurso utilizado na estética para tratamento da textura da pele, uma tecnologia que se vale da emissão de um comprimento de onda que interage com a pele, vaporizando algumas camadas. O mecanismo básico é uma agressão controlada que gera uma reação benéfica, com substituição das camadas danificadas e produção de colágeno. Quanto mais intensa a potência aplicada à pele, mais significativa é a resposta – podendo haver grandes ganhos na qualidade da pele após a recuperação. Porém, vale lembrar que parâmetros mais intensos também são acompanhados de maiores efeitos colaterais, sobre os quais falaremos mais à frente.

Por se tratar de um método de renovação de camadas da pele, o laser CO2 fracionado está indicado para as diversas condições em que essa renovação seja necessária, como: rugas, poros dilatados, cicatrizes e alguns tipos de manchas.

Vou descrever como é o procedimento com esse laser para que você entenda como ele funciona:

Inicialmente, um creme anestésico é aplicado na região a ser tratada, e deixado por cerca de 30 minutos para minimizar a sensação do calor do laser na pele. A aplicação dos disparos vai cobrindo toda a superfície desejada, com um pontilhado minúsculo, que representa as colunas de calor disparadas, que vaporizam as células. A sensação térmica do laser na pele é aliviada tanto pelo anestésico aplicado previamente, quanto pela possibilidade da aplicação de um jato de ar gelado direcionado à pele, no momento do procedimento. Com essa associação de cuidados, o desconforto durante a sessão é mínimo!

O interessante de se observar no período entre o procedimento e a recuperação da pele, que se dá em torno de 7 dias, é a rapidez com que o processo acontece. Pelo fato de o laser atingir a pele distribuído em colunas – formando um pontilhado que conserva ilhas de pele intacta – a recuperação se dá de forma veloz, pois as células das ilhas de pele não atingida pelo laser ajudam nessa recuperação.

Mas, até a descamação ocorrer, o que esperar do aspecto da pele e quais cuidados tomar nesse período?

Nas primeiras 48h, espera-se edema e formação de uma crosta superficial, representada pelo pontilhado dos disparos do laser na pele. Essa crosta descama nos dias seguintes. Após a descamação, nota-se uma pele com aspecto renovado, levemente avermelhada e sensível – fato – e com consequente suavização das marcas (quer sejam rugas, poros ou cicatrizes ou seja, suavização dos alvos do tratamento). Durante esta fase, é extremamente indicado proteger-se do sol e calor, a fim de evitar manchas decorrentes do processo de cicatrização, além da recomendação do uso de cremes regeneradores para uma recuperação mais confortável.

Os efeitos de suavização da textura da pele observados após a descamação são apenas os primeiros sinais; durante as semanas seguintes, mudanças mais profundas acontecem, decorrentes do estímulo de colágeno causado pelo laser CO2 fracionado, o que é notado por um aspecto mais tonificado e viçoso. Sessões subsequentes podem ser realizadas com intervalos de 30 dias. Quanto mais sessões do laser são realizadas, mais expressivos são os resultados.

Por ser um laser que aquece a superfície atingida, deve ser utilizado com cautela em peles com predisposição à manchas pelo calor. Sabemos que o melasma é um desses tipos de mancha, e pacientes com essa condição não são bons candidatos a esse laser. Para peles negras, é preciso ajustar os parâmetros e utilizar potências mais suaves a fim de se evitar manchas. Por fim, assim como todos os tratamentos estéticos a laser, este também está contraindicado em gestantes.

Espero que tenha gostado do episódio de hoje!

Se você gostou curta, comente e compartilhe o Dicas Curtas em suas redes sociais. E caso fique com alguma dúvida, me procura lá no grupo do <Diva da Beleza> no Facebook, pois estarei à disposição para esclarecer todas elas. Assine e acompanhe esse podcast através do seu dispositivo Apple ou Android, sendo que você também pode encontrar o <Diva da Beleza> no Spotify e no Deezer.

Sabia que a partir de agora você também pode ajudar o Dicas Curtas a crescer ainda mais fazendo parte do grupo de apoiadores?

Com incentivos a partir de 1 real por mês, você ajudará o Dicas Curtas a alcançar mais pessoas, incluir novos experts, e claro, ter acesso ao grupo de apoiadores no Facebook para receber conteúdos especiais e ter acesso a lives exclusivas para poder tirar suas dúvidas ao vivo com o expert de sua preferência.

Para ser um apoiador basta acessar o site: apoia.se/dicascurtas.

O link vai estar disponível na descrição do episódio!

Ficamos por aqui e até a próxima semana com mais uma dica do <Diva da beleza>!

Até a próxima semana.

Pin It on Pinterest

Share This