Ouça agora este podcast! “010 Má digestão – Falta ou excesso de acidez?”.

Neste episódio ‘’O Doutor Saúde’’ nos ensina causas comuns da má digestão, como: tomar líquidos durante ou logo após a refeição e uso de antiácidos e omeprazol.

Afinal, o que fazer?

 

Como é gostoso degustar líquidos durante a refeição, aquele copão de suco de laranja, uma coca bem gelada ou até mesmo um copo de água. Então já deve ter se perguntado, por que estou sempre indigesto, com azia, queimação no estômago logo após a refeição? Olá, aqui é a Abílio Seronni, seu Doutor Saúde do dicas curtas e se você se identificou com alguma dessas perguntas, provavelmente você está fazendo tudo errado na hora da refeição e nesse episódio você vai aprender os cuidados de uma refeição ideal!

 

Então vamos lá!

É comum iniciarmos a refeição comendo logo a carne, claro, ela está quentinha, saborosa e esfria rápido no prato ou talvez tomando aquele copão de suco de laranja! Afinal, estamos com fome e a sede se confunde muito com a fome e para aliviar a sensação de sede, ingerimos líquido nas refeições, em geral , muuuuito líquido!

Aqui mora um dos graaaandes perigos, afinal, a mídia fala para bebermos muita água, 2 a 3 litros por dia, então vamos beber líquido, hora! ERRADO….tudo tem sua hora e na hora da refeição certamente não é a hora de ingerir líquido. Sabe porque? Simplesmente porque o seu corpo precisa de acidez para digerir o alimento. Em torno de 2.0 é o ph ideal para digerir a proteína que você ingere, e se você ingere líquido, o que vai acontecer? Você irá diluir o ácido clorídrico que está no estômago responsável pela digestão, alteraram do seu ph. Imagina só:

Primeiro, você come aquela variedade de alimentos, ou seja, precisa de uma infinidade de enzimas digestivas diferentes, segundo, sua válvula pilórica, a portinha do estômago que controla a saída do alimento é regulada pelo ph, se o ph não chega a 2.0, ela não se abre, ficando aquele estômago enfartado de comida, liberando gases, fazendo um refluxo para o esôfago, ou seja, ele retorna, volta do estômago para o esôfago, e como o ph do esôfago é diferente do estômago, mais alcalino, você sente aquela queimação, aquela azia, aquela gastrite. E terceiro, com o passar da idade, principalmente depois dos 40 anos de idade, sua taxa de produção de ácido clorídrico diminui, então a necessidade de ingerir menos alimentos ou até mesmo suplementar com alimentos ácidos como abacaxi , na hora da refeição se faz necessário.

5 Dicas para facilitar a sua digestão:

 

  • Dica 1: corte líquidos na hora da refeição, exceto uma colher de vinagre ou de limão, isso até ajuda na digestão. O ideal é ingerir 30 minutos antes ou 2 horas depois;
  • Dica 2: Mastigação. Alimentos sólidos devem ser mastigados em torno de 30 a 40 vezes. Isso faz com que o carboidrato seja digerido na boca, diminua o hormônio da fome chamado grelina, aumenta a produção de enzimas digestivas, ajuda na saciedade que vem próximo dos 15 minutos de refeição. Se você engole a comida, você continua com a compulsão alimentar, não mata sua fome nunca, e sua digestão vai ‘’pro brejo’’. Entendeu? Aprenda a curtir o alimento, deguste, saboreie, nada de fast food, alimentar se rápido, faça da refeição um hábito de meditação, aprecie o alimento que nutre o seu corpo. Sinta o cheiro, a textura e principalmente o sabor!;
  • Dica 3: Proporção. O seu almoço, que é a principal refeição, a hora que você se alimenta mais e provavelmente é a hora que mais causa queimação, deve conter uma proporção mais ou menos assim. Imagina sua mão fazendo uma concha. Então sua refeição deve conter uma concha de carne e três conchas de frutas-verduras-legumes;
  • Dica 4: inicie sua alimentação sempre pela salada de folhas, além de ser rico em fibras, vitaminas e sais minerais, deve contes um fio de azeite de oliva extra virgem prensada a frio para lubrificar o trato digestivo e facilitar a absorção das vitaminas lipossolúveis e de uma colher de vinagre de maça, além de curar mais de 300 doenças, ajuda a acidificar o estômago para facilitar a digestão das proteínas;
  • Dica 5: se sua queimação no estômago iniciou antes da refeição, então, pode ser excesso de acidez, daí, os medicamentos bloqueadores de prótons são indicados como é o caso do omeprazol. Agora, o que é mais comum, se sua queimação começou após a refeição e aqui vem um erro muuuito comum pela população e causa de câncer de esôfago e de depressão, por favor, preste atenção, queimação após a refeição, provavelmente é refluxo do suco gástrico do estômago para o esôfago, então não se deve tomar antiácidos e omeprazol, isso fará piora sua digestão! Falta de ácido, hipocloridria, ou porque bebeu líquido, ou por que exagerou na carne e provocou o refluxo, deve se aumentar acidez ou com alimentos ácidos ou com enzimas digestivas como por exemplo cloridrato de betaina. Mas enfim, a automedicação é um erro grave e por isso, se você tem esse problema diariamente, não se automedique. Certo? Caso contrário você vai estar provocando desnutrição e doenças mais severas.

Antes de iniciar as dicas, consulte seu médico e avalie seu estado de saúde para saber qual o seu verdadeiro problema.

Se você ainda não se atentou para a importância de uma digestão adequada, comece a prestar a atenção e praticar as dicas que você vai sentir toda a diferença.

 

 

Pin It on Pinterest

Share This