Ouça agora este podcast! “023 Meditação – A chave da felicidade”

Chegamos o vigésimo terceiro episódio e com muita alegria vou falar o que fazer para melhorar a sua meditação.

No mundo ocidental em que vivemos, aprendemos a limpar o corpo diariamente, até criticamos os franceses que não gostam de tomar banho todos os dias, mas isso se deve a questão cultural, ao clima tropical, tem gente que toma banho duas, três e até quatro vezes por dia, enquanto no mundo oriental, além de limpar o corpo, ele culturalmente aprendeu a limpar a mente. Mas afinal, por que limpar a mente? Quais os benefícios da meditação? Será que isso realmente funciona? Existe a forma correta de meditar? Será que eu consigo?

Olá, aqui é  Abílio Seronni, seu Doutor Saúde, do dicas curtas e se você se identificou com alguma dessas perguntas, hoje você vai aprender 09 dicas para potencializar sua meditação.

Então vamos lá!

Uma pesquisa realizada na Universidade de Wisconsin, nos Estados Unidos, sobre felicidade  selecionou pessoas que mais tinham tempo de meditação e o ganhador foi o monge budista  Matthieu Ricard, um dos confidentes de Dalai Lama, que tinha mais de dez mil horas de meditação e descobriram que o seu cérebro faz mais conexões sinápticas que qualquer outro cérebro e que o nível de neurotransmissores da felicidade como serotonina e dopamina estão elevadíssimas comparadas a qualquer outra pessoa que não pratica a meditação, assim, o monge ganhou o titulo de o homem mais feliz do mundo.

A meditação tem inúmeros benefícios, dentre elas, aumentar a massa cinzenta do cérebro, controlar a temperatura do corpo, melhora o vigor físico, ativa o sistema imunológico, controle da fome e a sede, aumenta a memória, melhora a circulação sanguínea, controla a pressão arterial, regula as funções hormonais, poderia passar o dia todo falando sobre essa poderosa ferramenta tão pouco utilizada por nós ocidentais.

Meditar é simplesmente pensar em nada, esvaziar a mente e expandir a consciência, é ter a sensação que passou horas quando na realidade passou minutos. É atingir o quarto estágio de consciência, chamada hiperconsciência. Pessoas que chegam lá tem sempre a certeza que chegaram lá, pois  é como se um flash de máquina fotográfica aparecesse em sua mente, fazendo você sentir o presente momento ao máximo. Para conseguir essa tal proeza, deve se praticar a meditação diariamente, duas vezes por dia, recomenda se ao acordar e ao dormir e depois de um ano de prática alguns já começam a relatar o fato.

Meditar é um desafio para mente pois vai contra o alimento do cérebro que é a informação, a novidade, o pensamento e deixar de pensar nos dias de hoje que estamos com enxurradas de informação a todo segundo na palma da mão, para muitos está se tornado algo até doentio.

Agora que você sabe que meditar te torna uma pessoa muito mais feliz, saudável e inteligente, vamos as dicas.

9 Dicas para meditar

  1. Respiração profunda: infelizmente, passamos a maior parte do tempo com respiração superficial, isso permite alojar no fundos dos alvéolos pulmonares, resquícios tóxicos da própria respiração que são os radicais livres. Ao fazer uma respiração profunda, usando a parte baixa, média e alta toráxica, permite a limpeza profunda dos alvéolos e uma melhor oxigenação do corpo em geral;
  2. Respiração rítmica. Esse tipo de respiração balanceia o nível de oxigênio e dióxido de carbono, causando um profundo relaxamento nervoso e muscular;
  3. Vocalização da palavra “OM”: ela representa o mantra mais importante do hinduísmo. O mantra significa controle da mente e o OM significa o som do universo, a semente que fecunda todos os outros mantras. Para algumas culturas tem o significado de proteção e benção.
  4. Sentimento da alegria. Esse sentimento, catalogado na frequência de 540 htz é o único sentimento capaz de fazer o colapso da onda, de materializar, deixar de ser energia e virar matéria, ou seja, energia condensada. Se você quer que o seu pensamento se materialize, é preciso vibrar na frequência da alegria, segundo a física quântica.
  5. Sentimento da gratidão. Esse sentimento é o que traz a sua consciência que o que você quer ,você já tem e se você já tem, o universo conspira para você continuar tendo, vai de encontro a teoria semelhante atrai semelhante, o rio corre para o mar. É o sentimento da abundância.
  6. Sentimento do amor. Esse sentimento é a mãe de todos os sentimentos, capaz de curar todas as doenças!
  7. Sentimento da compaixão. Este sentimento é o que Cristo nos ensinou, amar ao próximo como a ti mesmo, pois quando se coloca no lugar do outro, você percebe que tudo e todos somos a única coisa. Se você deseja prosperidade ao próximo, está desejando prosperidade a si mesmo.
  8. Visualização do dia perfeito. A mente não distingue real do imaginário. Um exemplo clássico é imagina você pingando gotinhas de limão de baixo da língua, seu corpo vai reagir da mesma maneira que se você estivesse pingando realmente gotinhas de limão. Sabendo disso, visualizar como você deseja a sua vida perfeita utilizando os cinco sentidos: visão, olfato, paladar, audição e tato, quanto mais vivo e real for o seu pensamento, mais sentimento você criará e atrairá isso para você.
  9. E agora a última dica – transformadora:  emoção do coração congelada na criatividade. O cérebro gera energia elétrica e o coração gera energia eletromagnética que é cinco mil vezes mais forte que a energia elétrica proporcionalmente falando. Portanto, a chave da felicidade está em congelar o sentimento do dia mais feliz que você teve em seu corpo, em sua mente, em seu coração pelo máximo de tempo possível para recriar sempre esses bons momentos.

Em resumo, quer ser um ser superior, conscientemente falando, comece a praticar a meditação da forma correta. Temos muito ainda a evoluir!

Para aprofundar se no assunto, acesse nosso site www.seronni.com.br e adquira nosso livro, habittus seronni ou cadastre-se para o próximo workshop

Se você ainda não se atentou para importância da meditação, comece a prestar a atenção e praticar as dicas que você vai sentir os benefícios de uma vida muito mais feliz!

Então, o que você achou dessas dicas, qual assunto você gostaria de saber mais a respeito? Continue acompanhando este podcast eu sou Abílio Seronni, seu doutor saúde do dicas curtas e segue nossa fanpage no facebook, dicas curtas e procure pelo doutor saúde o seu expert em saúde.

Um Abraço e até a próxima dica.


Pin It on Pinterest

Share This