Ouça agora este podcast!“040 Melhore seu desempenho na prova ao controlar o estresse na semana pré-prova”

Olá pessoal, aqui é Renato Silva, O Cara da Academia do site dicascurtas.com.br e este é o nosso episódio numero 40 e nele iremos falar sobre como controlar o estresse na semana pré-prova. Mas antes disso gostaria de te lembrar para seguir o nosso canal no spotify ou o grupo fechado no facebook. Lá você terá acesso a várias informações e textos sobre atividade física, acesso a outros ouvintes e também poderá esclarecer suas duvidas direto comigo. Então procure pelo Cara da Academia e solicite sua participação.

Uma má administração do estresse nas semanas de prova é uma maneira de estragar as inúmeras horas de preparação que você fez para se preparar para um evento. Durante a semana final, todo o treinamento físico foi concluído e há pouco que você pode fazer nos últimos sete dias para melhorar a forma física. No entanto, há muita coisa que pode afetar seu dia de prova de maneira negativa.

Manter o foco na meta à frente, em vez de se preocupar com “o que pode ser”, é um atributo fundamental. Muito dessa ansiedade pode ser real ou imaginada. Estresse ou ansiedade é tecnicamente uma sensação desconfortável de nervosismo ou preocupação com algo que está acontecendo ou pode acontecer no futuro. Uma das maneiras mais simples de controlar esses sentimentos ansiosos é adotar o lema do Escoteiro – Esteja Preparado. Como o renomado autor Dale Carnegie disse certa vez: “Primeiro pergunte a si mesmo: ‘Qual é o pior que pode acontecer? Então prepare-se para aceitá-lo. Em seguida, prossiga para melhorar o pior. ‘”

Fatores que podem afetar seu estado mental são a logística, o próprio curso de prova, e por fim, os concorrentes reais. Em seguida estão as táticas que você pode usar para gerenciar seu tempo e as tarefas de um evento importante. As explicações são escritas para um atleta que está viajando, no entanto, os mesmos princípios se aplicam se sua prova for em sua cidade  ou nas proximidades.

Logística

É desnecessário dizer, mas planeje sua estadia bem antes do evento. O objetivo é tornar a sua estadia no local o mais próximo do que você sente em casa em termos de hábitos, alimentação e sono. Comece a se preparar pelo menos dois meses antes do evento, ainda mais se for um Campeonato Mundial ou em outro país. Além de aliviar o estresse de obter todos os planos de viagem concluídos, a preparação antecipada normalmente permite que você obtenha as melhores tarifas, bem como os voos mais curtos ou mais diretos.

Se o seu quarto tem uma kitchenette e planeje fazer suas próprias refeições, traga algumas das suas receitas habituais e organize o menu da semana com antecedência. Cozinhar suas próprias refeições também lhe dá o controle do tamanho das porções e do teor de nutrientes dos alimentos. Manter uma rotina normal ajudará a manter os nervos calmos e evitar surpresas gástricas indesejadas. Muitas vezes, em locais menores, os estabelecimentos populares de alimentação estão sobrecarregados e você pode estar esperando mais tempo do que o previsto ou forçado a comer em algum lugar não tão apetitoso.

 

Preparação específica da prova

Saber que você se preparou para o seu melhor para um percurso inclinado ou plano, quente, úmido ou frio deve ajudar a aliviar qualquer ansiedade de que você ainda não esteja pronto para a prova. A internet é um grande recurso e há muitos sites que fornecem dados precisos  e específicos do curso. Pesquise sobre as experiências de corridas de atletas anteriores e leia blogs que fornecem informações.

Testar qualquer equipamento antes do tempo e garantir que sua nutrição seja eficaz em intensidades de corrida deve reforçar pensamentos positivos para o dia da corrida. Chegue ao local da corrida sabendo que seu equipamento foi testado.

Leia o guia da prova ou o site para determinar os principais pontos do perfil do terreno a serem replicados no treinamento. Tenha uma ideia de como cada local se parece e até use o Google Maps com o Street View para analisar onde você estará competindo.

Se você puder treinar no percurso antes do dia da corrida, planeje e saiba quais exercícios você pode fazer. Use esse tempo para colocar pontos de referência que você pode usar em sua corrida. Sessões fortes em áreas chave podem dar um enorme impulso psicológico no dia da prova.

 

Estresse mental 

Embora seja difícil, você deve tentar relaxar o máximo possível. Durante a semana da corrida, deixe seu corpo se recuperar do treinamento. A última semana não é o momento de engrenar em mais treinos. Use seu tempo para ler, assistir filmes ou TV. Sua mente, muitas vezes, vai enganar você com inseguranças, juntamente com problemas físicos. Saiba que isso é normal e procure relaxar.

Reflita sobre os objetivos que você pretende alcançar na prova. Tenha uma ideia clara do esforço que espera manter durante a corrida usando potência, ritmo cardíaco ou ritmo. Por exemplo, em vez de planejar uma natação de 25 minutos, visualize-se mantendo o foco durante todo o tempo na água, fazendo um rascunho do percurso em sua mente.

Tenha em mente que o esporte que você escolheu faz parte de sua jornada como atleta. A prova é um trampolim ao longo do caminho para eventos futuros e, como tal, é também uma experiência de aprendizagem. Os objetivos devem ser focados no decorrer da prova, não em um resultado específico, pois isso aumenta a pressão para o desempenho.

Analise alguns dos seus melhores treinos ao longo do mês que antecederam o evento. Eles lembram como você se sente quando está se movimentando bem e lhe dão confiança de que está pronto para o dia da corrida. Você vai nadar, andar de bicicleta e correr como todos os dias no treino.

Mantenha seus pensamentos confinados à sua própria performance e não se preocupe com outros atletas. Ao saber do que você é capaz e ter um plano para o dia da corrida, você está controlando seu próprio destino. Quanto mais você permanece focado em seu próprio esforço refletirá como o dia evolui. Você não pode controlar quem aparece para competir e sempre haverá atletas mais rápidos e lentos. Mantendo-se envolvido no ato de competir com você mesmo em vez de comparação, você tira um fator que está fora de seu controle.

Saber que você vai se sentir relaxado durante a semana da corrida, ajudará a aliviar a maior parte do estresse, para que você possa se concentrar na corrida em questão.

Espero que tenha gostado do episódio de hoje!

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