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“078 Mídia Kit essencial para Influenciadores Digitais”

Se você é um influenciador digital já percebeu que os dias ficaram difíceis, não é verdade?

Aumento constante da concorrência em seu nicho, nas redes sociais sofre sempre com a redução no alcance de postagens e agora para quem está no Instagram, surgiu a preocupação em dar visibilidade ao seu número de likes…

E como comentei no episódio anterior, você vai precisar agora de um Midia Kit para se apresentar e oferecer o espaço para divulgação de marcas, produtos ou serviços em meio a seus conteúdos.

Mas como elaborar da melhor maneira possível este material?

Para quem oferecer os meus serviços?

Só preciso colocar o perfil, os posts e a quantidade de acessos e likes?

Bem… ao logo deste episódio vou pontuar algumas informações que você precisa colocar em seu mídia kit e uma dica de estratégia para encontrar patrocinadores para você.

Eu sou Breno Reis, o expert em Marketing Digital do Dicas Curtas e trago aqui neste podcast, várias dicas e informações para ajudar você a alavancar suas vendas e a conhecer um pouco mais sobre este mercado em constante evolução.

Então para que você não perca nenhuma dica e todas as informações que estarei compartilhando aqui, basta assinar o podcast e acompanhar todas as semanas o Expert Em Marketing Digital do Dicas Curtas.

Então vamos para o que interessa!

Você é um influencer?

A primeira coisa que precisa ficar claro é se você se enquadra ou não na função de influencer!

Influencer é o mesmo que influenciador, que como o próprio nome diz, influencia pessoas ou situações em um determinado contexto.

Mas aqui estou falando do indivíduo que influencia pessoas através da publicação de textos, imagens ou vídeos para um público específico.

Apesar de parecer óbvio é importante você se reconhecer como tal, pois seu posicionamento e comunicação de vendas utilizará esta qualificação a partir de agora.

Qual é o seu negócio?

O seu negócio é entregar conteúdo e informação, seja ela totalmente original ou algo já existente, porém com uma roupagem diferente e pontos de vista distintos.

Mas cuidado ao replicar conteúdos na íntegra, porque você pode até gerar resultados no curto prazo, mas isto pode também fazer você perder relevância por não agregar valor a uma determinada informação.

Seus conteúdos precisam ser de qualidade, entregar muito valor e de alguma forma ajudar as pessoas. Apesar de parecer meio clichê, se preocupar com estes pontos será o grande diferencial no seu mercado.

A consistência será a sua maior aliada, exigindo de você um compromisso como qualquer outra atividade comercial, pois as pessoas vão criar uma certa expectativa sobre qual próximo assunto você irá abordar.

Qual o seu nicho?

Pode parecer bobagem, mas não é!

Você também precisa definir um nicho de atuação para se tornar um influenciador de sucesso.

Temos atualmente algumas grandes categorias apresentadas inclusive na wikipedia, que nos dá uma noção de quais nichos podemos atuar. Vou comentar cada uma delas:

  • Jogos: com certeza é uma das mais numerosas e engloba várias subcategorias, que vão desde gameplays até a informações variadas sobre jogos;
  • Fitness: é um segmento bastante conhecido, pois no próprio Instagram temos inúmeros perfis que exercem este papel, fornecendo dicas de treinos para quem quer perder aquela barriguinha, coreografias e técnicas para melhorar sua performance nos treinos;
  • Culinária: além de receitas e técnicas, temos pessoas produzindo conteúdos desde questões básicas, até a alta gastronomia;
  • Jornalismo: mesmo com a presença massiva dos grandes veículos de comunicação, é possível você se destacar como influenciador neste mercado, abordando apenas 1 ou vários segmentos;
  • Moda e beleza: o público feminino gosta de ficar atualizado com questões relacionadas a estética, moda e beleza. Por isso é fácil visualizar os tipos de conteúdos que podem ser trabalhados nesta categoria;
  • Entretenimento/Humor: Aqui temos o exemplo de grandes youtubers que atraem centenas e milhares de seguidores, com informações diversas e em vário casos, com uma pegada de humor elevado para engajar ainda mais os seguidores.
  • Conhecimentos gerais: abordando temas mais sérios, pesquisas e conteúdos informacionais;
  • Esportes: que produzem notícias relacionadas a esportes de um modo geral, novidades e muito mais.

Quem é o seu público alvo?

Agora fica até mais fácil para te dizer que precisa definir o seu público alvo!

Depois de escolher uma categoria, fica mais tangível definir para qual a faixa etária entregará conteúdos, quais os interesses e problemas que seus possíveis seguidores desejarão resolver.

Banner App FIrework

O que você vende?

Definido seu público, agora volte o olhar para sua atividade e faça a seguinte pergunta: O que quero vender?

Espaço publicitário? Propaganda?

Tente sair do óbvio e coloque isso em uma perspectiva de valor para quem irá pagar pelos seus serviços.

Uma sugestão (e essa vale outro):

“Você ajuda marcas a se comunicarem com um público com interesses reais e sensíveis aos produtos e serviços oferecidos por elas!”

Para quem você irá vender?

Agora achar quem pode comprar seus serviços é um trabalho duro, de muita dedicação, pesquisa e erros.

Você precisa encontrar marcas, sejam elas locais ou nacionais, talvez até internacionais, que possam se beneficiar dos seus seguidores e conquistar, sejam leads ou vendas, através do investimento em divulgação de seus conteúdos.

No início é difícil encontrar as palavras certas para conseguir fechar o negócio, mas ao longo do tempo, conseguirá estabelecer um processo de vendas e garantir uma recorrência para manter e expandir sua atuação.

Porque Midia Kit?

Chegou a hora de você produzir um Mídia Kit ou Kit de Mídia!

Este é um documento que vai ajudar a vender seu peixe para o mercado!

Trata-se de uma ferramenta comercial essencial para demonstrar todo o seu potencial, fornecendo dados que deixem claro sua relevância e porque é uma vantagem investir em anúncios com você.

Produza um material único e exclusivo, que servirá como um menu de opções, de maneira simples e criativa, para encurtar o processo de vendas.

Estrutura do Mídia Kit

O seu mídia kit precisa de um conjunto mínimo de informações para dar a transparência necessária a quem vai investir nem você.

Por isso vou destacar alguns campos que julgo necessários para elaborar um mídia kit matador e garantir um bom número de vendas para você:

Apresentação

Comece se apresentando de forma breve mais deixando claro quem é, o que faz, se preocupando em garantir que o restante do seu material não perca relevância. Por isso pense bem nas suas primeiras frases, ok?

O que você faz/que valor entrega?

Em seguida você precisa deixar claro o que faz e o porquê, demonstrando seu valor e qual problema você resolve.

Como você faz isso?

É necessário você dizer como entrega valor para o segmento no qual você atua, dando detalhes sobre os tipos de conteúdo, formatos e até explorar cases ou marcas que já investiram em divulgação junto a seus conteúdos.

Quem é o seu público?

Falar do seu público agora é mais fácil, porque você já o definiu. Sua preocupação agora é buscar um vínculo entre as dores deste público e as soluções que o possível patrocinador oferece.

Quais são seus números?

Uma das coisas mais importantes são os números, que podem ser do seu site, da sua rede social ou do seu canal no Youtube.

Algumas informações são relevantes como: Número de seguidores, quantidades de acesso, número médio de visitas, recordes de engajamento, tempo de permanecia em suas páginas e muito mais.

Seus pacotes de entrega

É essencial deixar claro quais são os modelos de parcerias e pacotes de entrega que você realiza, com valores e formas de pagamento.

Também aproveite esta oportunidade para deixar claro as regras e condições para execução do trabalho, afim de evitar problemas futuros durante a divulgação.

Como prospectar clientes?

Agora a última e a parte mais complicada é encontrar marcas que estejam dispostas a investir em você!

Com o desaparecimento dos likes as marcas perdem o acesso à informação, dificultando a criação de ações e projetos com foco no investimento em influenciadores.

Para encurtar este processo você precisa realizar um passo-a-passo de forma consistente, que na verdade será o seu funil de vendas.

É o seguinte:

– Pesquise quais empresas possuem afinidade com seu público;

– Tente obter o contato (e-mail ou telefone) das pessoas responsáveis pela área de marketing;

– Faça um primeiro contato, se apresentando e questionando se há o interesse da marca expandir sua atuação com investimentos em influenciadores digitais;

– Na maioria dos casos as empresas vão negar, mas persista pois o processo de vendas é assim mesmo;

– Aquelas que demonstrarem interesse, irão solicitar seu mídia kit e/ou seus números;

– Você envia o material e já questiona qual o pacote mais interessa para a marca;

– Caso a resposta seja positiva, você precisará formalizar isto através de um contrato de publicidade. Então também se preocupe com um, inclusive com a ajuda de um advogado se possível, para garantir que tudo ocorrerá da melhor maneira possível.

– E depois receber por isso junto a produção dos seus conteúdos.

Garanto que se você executar consistentemente estes passos, você irá conseguir fechar negócios vantajosos para você e se manter no mercado entregando cada vez mais valor a sua audiência.

Espero que tenha gostado deste episódio!

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O link vai estar disponível na descrição do episódio!

Ficamos por aqui e até a próxima semana com mais uma dica do Expert Em Marketing Digital do Dicas Curtas!

Até a próxima semana.

Podcast do Expert Em Marketing Digital | Dicas Curtas

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