Ouça agora este podcast!“048 Montando o seu ambiente de estudo ideal para ter alto desempenho nas provas de concurso”

Organizar o seu ambiente de estudos é mais importante até mesmo que reservar um tempo para estudar, pois a aprendizagem é diretamente afetada pelo espaço físico onde ela ocorre.

Neste episódio você vai aprender a organizar o seu ambiente de estudos ideal, para que você tenha alto rendimento nos seus estudos.

Hoje, eu quero te mostrar em detalhes algumas dicas práticas para que o local onde você vai passar boas horas estudando seja o mais produtivo possível, permitindo, assim, que você consiga ter alto rendimento e consiga também conquistar a sua aprovação.

Lembrando que esse episódio é muito importante e negligenciado pela maioria dos concurseiros, que simplesmente ignoram esta etapa de possuir um ambiente favorável aos estudos, que favoreça a sua motivação e concentração.

Eu sou Pablo Amorim, o Mestre Em Concursos do Dicas Curtas e semanalmente trago aqui neste podcast, várias dicas e informações para ajudar você a ter alta performance nos seus estudos e conquistar mais rápido a sua aprovação.

Então, para que você não perca nenhuma dica e fique atualizado com todas as informações que estarei compartilhando aqui, basta assinar o podcast e acompanhar todas as semanas o Mestre Em Concursos do Dicas Curtas.

Agora, vamos ao que interessa!

 

Introdução

A vida de estudante é corrida. E são tantos detalhes importantes a serem observados que, às vezes, alguns passam despercebidos, e isso é inevitável.

Porém alguns desses detalhes são importantes para que você tenha um bom rendimento na hora de estudar e você precisa ter cuidado, pois eles podem fazer uma diferença muito grande nos seus resultados nas provas de concurso público.

O objetivo do nosso episódio de hoje é falar um pouco do seu ambiente de estudos individual, com algumas dicas para você deixar o seu cantinho do seu jeito e fazendo com que ele seja produtivo.

 

 

O melhor para você

Qual seria a forma ideal de estudar?

Estudar sentado ou deitado na cama?

Em um local escuro ou bem iluminado?

Ou ainda, em um ambiente silencioso ou com barulho?

A resposta está na lógica. Escolhas erradas representam um risco e podem comprometer a sua produtividade nos estudos, prejudicando a sua capacidade de concentração.

Por isso, é importante que o lugar onde você vai estudar esteja preparado para te proporcionar alto rendimento e produtividade com estudante.

O ideal é que ele seja limpo, bem organizado, além de possuir uma boa iluminação para garantir que tudo corra bem.

E antes da gente falar das dicas práticas de hoje, é importante que você entenda que eu não vou mostrar nenhuma fórmula mágica ou algo do tipo.

Até porque todos nós somos pessoas diferentes, e cada um possui a sua própria individualidade ao se adaptar a um determinado ambiente.

Então, além de seguir o que você vai aprender hoje aqui, eu recomendo que você também faça uma auto avaliação para verificar como você rende mais nos estudos e adaptar o seu ambiente ao seu estilo e às suas necessidades.

 

 

Ambiente de Estudos x Concentração

A concentração é essencial para estudar em alto rendimento.

E eu sei que muitas vezes é complicado possuir um local próprio para estudar que proporcione condições ideais de concentração. 

Mas, ainda assim, quando você for montar um ambiente de estudos em sua casa, atente para detalhes importantes como silêncio, uma boa iluminação, além da temperatura adequada.

Dê atenção a esses requisitos quando for preparar o seu cantinho. E você pode usar um cômodo vazio em sua cada, ou até mesmo um espaço na sua sala ou no seu quarto.

A postura que você costuma estudar é outro fator que tem um impacto considerável no seu rendimento.

Por isso, dentro das suas possibilidades, possua uma cadeira adequada ou uma boa poltrona, dependendo da posição que você costuma estudar.

 

 

Montando a sua mesa de estudos

Estudar deitado na cama é complicado.

Eu não costumo recomendar, pois se o cansaço estiver em alta, ou se você estiver com sono, fica difícil resistir à tentação de dar aquela cochilada.

Por isso, é ideal ter uma mesa bem preparada para os seus estudos.

Não se preocupe com luxo ou algo caro demais. Você pode montar uma pequena mesa com baixíssimo custo. Basta usar a sua imaginação.

O importante é que você mantenha a limpeza e a organização de forma que tudo esteja sempre ao seu alcance e facilite os seus estudos.

Além disso, procure ser minimalista deixando em sua mesa somente o essencial. 

Mantenha somente o material que você for utilizar naquele momento ou que você use com frequência, pois, quanto menos distrações, melhor para os seu rendimento nos estudos.

 

 

Como organizar o seu ambiente de estudo

Organizar o seu ambiente de estudo não é somente escolher um canto vazio em sua casa e ocupá-lo.

É importante atentar para que essa organização te ajude a estudar melhor e a render mais.

O primeiro passo é definir onde você vai estudar, ou seja, se você vai usar mesa, ou até mesmo um sofá. O ideal é que você saiba onde os seus estudos rendem mais.

Se você já tem o hábito de estudar, comece a prestar atenção ao local onde você se sente mais a vontade para passar um tempo lendo, ou resolvendo exercícios.

No meu caso, eu sempre tive um bom desempenho usando a tradicional mesa e cadeira.

Sem muitas exigências. 

Eu me lembro que, ao estudar na casa da minha mãe, quando me preparava para um concurso militar, eu usava uma mesa e uma cadeira de bar em uma área dos fundos de nossa casa, com uma luminária improvisada e um pequeno abafador auricular, pois os cachorros latiam o dia inteiro. 

E isso deu super certo.

Se você ainda não sabe qual o local de estudos ideal para você, é importante fazer um teste para descobrir onde você rende mais.

Só tome cuidado com o excesso de conforto, por exemplo estudar deitado na cama, pois é quase certo que você caia no sono, quando deveria estar estudando.

 

 

Materiais importantes de estudo

Para ter o mínimo de qualidade nos seus estudos você precisa de bons materiais.

Isso não significa que você tenha que comprar os livros mais caros, ou até mesmo ter aquela super coleção de canetas e lapiseiras.

Esses materiais são as suas ferramentas de estudo, por isso você deve atentar para que eles atendam ao propósito de ajudar nos seus estudos e não se tornarem um problema.

Imagine uma caneta que sempre falha, ou até mesmo aquela luminária que fica o tempo todo piscando.

Com certeza esses problemas vão te irritar muito e te atrapalhar a estudar com qualidade.

Outro grande problema que existe é quando falamos do telefone celular.

Na maioria dos casos, celular e estudam são totalmente incompatíveis, pois o celular é um ladrão de atenção a cada notificação.

O ideal é que você mantenha o seu aparelho longe de você quando estiver estudando, a não ser que ele seja utilizado como ferramenta de estudos.

E isso depende diretamente do seu nível de comprometimento e da sua capacidade de se manter longe das mensagens de Whatsapp e das redes sociais.

 

 

Não possuo um local para estudar em casa, devo desistir de tudo?

A resposta é óbvia: não.

Você precisa se adaptar e buscar locais alternativos para estudar fora de casa.

Você pode usar, por exemplo, uma biblioteca de uma Universidade ou de um Colégio. 

Esses locais costumam possuir os requisitos de um bom local de estudos, como iluminação e silêncio adequado além de contar com mesas à disposição dos estudantes.

Além disso, você pode contar com os livros existentes nessas bibliotecas para reforçar o seu aprendizado.

Use a sua criatividade para contornar esses problemas, pois a única coisa que não pode fazer é desistir do seu sonho.

 

Resumo:

Agora que tal a gente fazer um pequeno resumo do episódio de hoje?

Assim você reforça os principais pontos desse conteúdo tão especial que cuidar do seu ambiente de estudos.

  • Por isso, eu resolvi começar o nosso conteúdo falando sobre a importância de montar um local de estudos adequado, que favoreça o seu rendimento nos estudos. Lembrando que não existe um ambiente de estudo ideal para todas as pessoas, mas sim aquele que funcione melhor para você.
  • E seguindo, eu te mostrei a relação existente entre um ambiente de estudos ideal e a sua concentração, reforçando a ligação direta entre esses dois aspectos.
  • E você aprendeu que não existe nenhum mistério em montar a sua mesa de estudos, basta usar a sua criatividade.
  • E que a organização é fundamental e eu te mostrei algumas dicas e sacadas para zelar pelo seu ambiente de estudo.
  • Além disso, você aprendeu a exata noção de que materiais são permitidos e do pior inimigo para o seu local de estudo, que funciona como um verdadeiro ladrão de atenção.
  • E finalizando a nossa conversa, você viu que existem alternativas para o caso de não possuir em casa um local adequado para estudar.

Você só não pode desistir.

 

Eu espero que tenha gostado do episódio de hoje!

Se você gostou curta, comente e compartilhe o Dicas Curtas em suas redes sociais. E caso fique com alguma dúvida, me procura lá no grupo do Mestre em Concursos no Facebook, pois estarei à disposição para esclarecer todas elas. Assine e acompanhe esse podcast através do seu dispositivo Apple ou Android, sendo que você também pode encontrar o Mestre em Concursos  no Spotify e no Deezer.

Agora um anúncio muito importante:

Sabia que a partir de agora você também pode ajudar o Dicas Curtas a crescer ainda mais fazendo parte do grupo de “Apoiadores do Dicas Curtas”?

Com incentivos a partir de 1 real por mês, você ajudará o Dicas Curtas a alcançar mais pessoas, incluir novos experts, e claro, ter acesso ao grupo de apoiadores no Facebook para receber conteúdos especiais e ter acesso a lives exclusivas para poder tirar suas dúvidas ao vivo com o expert de sua preferência.

Para ser um apoiador basta acessar o site: apoia.se/dicascurtas.

O link vai estar disponível na descrição do episódio!

Ficamos por aqui e até a próxima semana com mais uma dica do Mestre em Concursos!

Até a próxima semana.

Pin It on Pinterest

Share This