Ouça agora este podcast!

“060 MSM (Enxofre orgânico): o mineral da beleza!”

Você já imaginou emagrecer e ficar com a pele flácida, já imaginou quando vai dar o ”tchauzinho”, só sente aquela pelanca no braço balançando pra lá e pra cá? Já imaginou quando vai desatar um nó e sente sua unha quebrando?

Olá, aqui é Abílio Seronni, seu Doutor Saúde, do Dicas Curtas e se você quer saber mais sobre como prevenir essas situações deselegantes e desastrosas, fique comigo para aprender mais sobre esse mineral da beleza.

Então vamos lá!

O enxofre orgânico é um mineral derivado do DMSO (dimetilsulfóxido), um potente antioxidante, portanto, um agente anti-inflamatório. É uma forma natural de enxofre encontrada em todos os organismos vivos, na sua forma ativa, apresentando maior concentração nos fluidos e tecidos do corpo humano. É a segunda substância mais abundante na natureza, a terceira no corpo humano e a sexta no leite materno. Ele é o principal responsável por manter unidas as fibras responsáveis pelas estruturas das plantas e dos tecidos conjuntivos no nosso organismo.

Metade do enxofre presente no organismo se concentra nos músculos, cérebro, cabelo, unhas, epiderme e ossos, totalizando cerca de 0,25% do peso corporal, em média, 140gr. Não devemos subestimar e reduzir a um gás fedorento – pelo menos não quando está no organismo. Aqui ele não aparece na forma gasosa, mas sempre ligado a outros átomos. Ele ajuda a compor hormônios como a insulina, que transporta a glicose do sangue para servir de combustível às células. Ele é necessário à síntese de colágeno, juntamente com a Vitamina B1, Vitamina C, biotina e ácido pantotênico, portanto ajuda na sustentação do corpo e é, também, importante na construção de aminoácidos como a metionina que vai formar o antioxidante mais abundante no nosso corpo que é a glutationa ajudando na nossa imunidade juntamente com a cisteína e a taurina que vai limpar o nosso fígado.

Estudos já indicam que o MSM alivia a dor por diversos mecanismos de ação, inibindo a transmissão de impulsos nervosos  ao longo das fibras do tipo C e também ajuda a aumentar o fluxo sanguíneo e a reduzir espasmos musculares.

O enxofre é chamado de “mineral da beleza” por ser essencial para manter os cabelos brilhantes e macios. Havendo pouco enxofre no corpo quando novas células estiverem sendo produzidas, estas estarão rígidas, com isso contribui para rugas, cicatrizes, estrias, celulites e rachaduras na pele. Logo, com a quantidade suficiente presente para produção de novas células, a pele tende a ficar mais macia e flexível.

Agora que você aprendeu que o enxofre orgânico é um nutriente poderoso para ajudar a envelhecer mais jovem, vamos conhecer agora 5 dicas para consumo.

Antes de falar das dicas, eu te pergunto: você sabia, o cabelo é uma estrutura feita de queratina, podemos dividi-lo em folículo piloso e haste capilar. A haste possui 3 camadas: medula, córtex e cutícula externa. O córtex representa 90% do peso do cabelo, e é composto de queratina e hélice presas por ligações de enxofre, sem enxofre a queratina desaba e por isso ele é tão importante. A queratina possui a função de deixar o cabelo forte e resistente, esta força é dada pela Cistina que é um substrato da cisteína que forma a queratina, então se há deficiência de enxofre o cabelo não aguenta.

Quando fazemos essas químicas, os ativos dos produtos rompem as pontes de ligações de enxofre para dar o efeito desejado nos fios, seja alisar, tingir, reduzir o volume, etc. Com esta quebra de ligações, os fios ficam fracos, perdem massa e afinam. Por isso para fazermos a reconstrução do fio de cabelo, utilizamos a queratina, logo, sem a utilização do enxofre, os bons resultados demoram a aparecer.

Agora, preste atenção nas dicas de consumo do MSM:

Dica 01: Rejuvenescimento – se você está com a pele trincada, com rugas, com acnes, espinhas, com cabelos e unhas fracas, quebradiças, sem vida, o MSM vai te ajudar a restaurar a saúde da pele, cabelo e unha. A dica aqui é associar com vitamina C, colágeno frequencial e ácido hialurônico para potencializar o seu efeito cosmético;

Dica 02: Detox – proteínas como a metionina e a cisteína são formadas de enxofre que vão ajudar na formação da glutationa para fazer a limpeza do fígado. A dica aqui é associar com extrato de coentro, iodo ou zeólita que vai ajudar no processo de destoxificação do fígado, fazendo o uso sempre em jejum pela manhã;

Dica 03: Dor crônica – é uma solução natural para o dor! Por ter ação bloqueadora, impedindo a transmissão de impulsos nervosos nas fibras responsáveis por levar a informação da dor até o nosso cérebro, ele ajuda aliviando principalmente nas enxaquecas, lombalgias e artrites. A dica aqui é utilizar o MSM associado à condroitina, glucosamina e magnésio dimalato que irão lubrificar, restaurar e fortalecer as articulações As posologias você vai encontrar no livro do Dr. Ronald Lawrence chamado: The MSM Miracle ( O milagre do enxofre);

Dica 04: Alergias – se você que tem rinite, coriza o MSM ajuda dessensibilizar os receptores responsáveis por desencadear a cascata os processos alérgicos. A dica aqui é utilizar o enxofre frequencial chamado Dessensses e associar ao peróxido de hidrogênio frequencial chamado Oxyflower para ter um efeito potencializado associado a uma dieta livre de glúten, leites e derivados, clara de ovo, amendoim, café e açúcar;

Dica 05:  Osteoporose – para ajudar na reconstrução óssea a dica é associar o MSM ao cálcio, vitamina K2, boro, silício, magnésio, vitamina D, vitamina A sempre em óleo de coco por serem vitaminas lipossolúveis, assim, você vai prevenir também artrites, artroses, tendinites, enfim, problemas gerais de articulações.

Dica extra 06: Fadiga crônica – ajuda a melhorar o cansaço interminável, pois ele é precursor do hormônio mãe de todos os outro hormônio que é o DHEA produzido na supra-renal. A dica aqui é consumir o enxofre em fonte alimentares como mocotó, crucíferas como brócolis e couve flor, vegetais folhosos, vinho do porto, castanha do Para, espirulina, semente de gergelim e aveia.

A lista completa das principais dicas você encontra no link da descrição.

link: http://seronni.com.br/enxofreorganico

Resumindo, o MSM é um mineral que tem inúmeras utilidades, é fundamental para que você tenha um envelhecimento saudável, livre de dores, depressão, alergias, fadigas e doenças auto imunes, mas atenção, sempre consulte o seu médico, e é interessante observar por ter ação destoxificante, quando for iniciar o consumo é natural você apresentar o que chamamos de “Reação de Herxheimer“, ou seja, uma condição de curta duração (dias ou semanas) em que ocorre um conjunto de sintomas que surgem de forma aguda como febre, calafrios, vômitos, urticárias, coceiras, furúnculos, espinhas, cansaço excessivo e muita sede, mas desaparece com o decorrer dos dias, mas lembre se de beber muita água, pois a maioria das toxinas saem pela urina e pela respiração. Evite tomar a noite, pois ele participa do ciclo de Krebs aumentando a sua energia podendo causar insônia se ingerido após as 18h.

No próximo episódio vamos falar sobre a indigestão – os segredos das mães polonesas!

Então, o que você achou dessas dicas, qual assunto você gostaria de saber mais a respeito?

Ficou com alguma dúvida? Venha fazer parte da nossa comunidade no Facebook O Doutor Saúde e sanar todas suas dúvidas!

Curta, comente e compartilhe usando o ITunes e assine este podcast no seu dispositivo Apple, através do aplicativo podcast ou no seu dispositivo Android usando o aplicativo podcast da sua preferência, assim você fica sabendo sempre quando tiver um novo episódio, e é claro, estamos também no Spotify e no Dezzer.

Continue acompanhando este podcast eu sou Abílio Seronni, O Doutor Saúde do Dicas Curtas.

Um abraço e até a próxima semana.

Pin It on Pinterest

Share This