Ouça agora este podcast!“017 Musculação na melhor idade”

Hoje iremos falar sobre musculação na melhor idade. Mas antes disso gostaria de te convidar a integrar o nosso grupo fechado no facebook, lá você terá acesso a várias informações e textos sobre atividade física, acesso a outros ouvintes e também poderá esclarecer suas dúvidas direto comigo, então procure pelo cara da academia e solicite sua participação.

Quem foi que disse que musculação é assunto para os mais jovens que estão preocupados em modelar o corpo? Os benefícios desses exercícios vão muito além de questões relacionadas à estética. Afinal, quando praticados na terceira idade melhoram a qualidade de vida e ainda ameniza as perdas funcionais no decorrer do processo de envelhecimento.

Frente a isso, podemos dizer que retardamos a perda de força e potência, assim como massa muscular e massa óssea. Outras vantagens da musculação praticada por indivíduos mais velhos é que ela aumenta a agilidade para realizar tarefas no cotidiano, melhora a flexibilidade do corpo, evitando o acometimento de lesões, reduz os riscos de doenças cardiovasculares e problemas respiratórios.

Além disso, com o decorrer dos anos sofremos uma perda de massa muscular natural e, consequentemente, ocorre um aumento do acúmulo de gordura corporal. Essa ação ocorre porque a perda de tecido muscular faz com que a taxa metabólica caia, resultando em um uso menor de energia empregada pelo corpo e mais calorias armazenadas como gordura. Dessa forma, a prática de musculação ajuda a repor a massa muscular perdida.

Alguns benefícios da musculação são: prevenção da osteoporose, fortalecimento de articulações, tendões e ligamentos, controle da pressão arterial, prevenção de diabetes, aumento da força, massa muscular e coordenação motora.

Os exercícios devem respeitar a individualidade do aluno, priorizando a ergonomia e conforto na execução. O acompanhamento de um professor de educação física é fundamental para a orientação e condução do aluno, assim como avaliações médicas no início das atividades.

 

Pin It on Pinterest

Share This