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“081 Música e Marketing Digital: Funciona?”

Se engana quem hoje em dia acha que criar uma música e fazer ela estourar no cenário nacional, quiçá internacional, precise apenas subir um clipe no YouTube, colocar em canais como Spotify ou Deezer e sair compartilhando em suas redes sociais.

É claro que existem alguns pontos fora da curva, onde uma música é viralizada por uma infinidade pessoas por alguma característica própria da melodia ou da letra.

Mas caso este não seja seu caso, entenda que o mercado atual da música brasileira está mais avançado e já é de conhecimento dos principais produtores, a necessidade de investir em estratégias de marketing digital para se obter sucesso e alcançar ainda mais fãs em seus lançamentos.

Neste episódio eu vou comentar o que você precisa saber para lançar a sua música, seu álbum, sua nova dupla ou banda, de tal maneira que consiga conquistar fãs, mais oportunidades de shows e muito mais.

Eu sou Breno Reis, o expert em Marketing Digital do Dicas Curtas e trago aqui neste podcast, várias dicas e informações para ajudar você a alavancar suas vendas e a conhecer um pouco mais sobre este mercado em constante evolução.

Então para que você não perca nenhuma dica e todas as informações que compartilharei aqui, basta assinar o podcast e acompanhar todas as semanas o Expert Em Marketing Digital do Dicas Curtas.

Então vamos para o que interessa!

Eu sei que hoje você acordou com o pé direito e decidiu se tornar um grande artista no cenário musical, emplacando vários sucessos no Brasil.

Mas se engana quem acha que é simples conseguir viralizar um grande hit de sucesso, mesmo que isso pareça ser simples!

A verdade é que não está fácil conquistar bons resultados porque existe muita concorrência neste mercado e é necessário ter muita sorte para conseguir produzir um grande sucesso já de cara, que seja replicado de forma orgânica, ou seja gratuita, por milhares de pessoas.

À moda antiga!

Antigamente se falava muito em criar discos, que exigiam um número relevante de músicas para fechar o álbum e lançar no mercado.

A probabilidade de ter sucesso era totalmente vinculada a seus relacionamentos com rádios, produtores e com a aceitação do público. É claro que existiam outras nuances aqui, mas sobre isso não tenho como dar mais detalhes.

Mas não se preocupe porque existe uma estratégia!

Não ignore as mudanças do mercado musical

Antes de avançarmos neste conteúdo, abra seu coração e escute muito bem o que vou falar agora: o mercado da música mudou e você precisa se adequar à nova realidade!

Disponibilizar músicas em um canal de longo alcance está mais fácil, o custo de produção está mais baixo e o compartilhamento é algo bastante comum em nosso dia a dia.

Por exemplo: agora você grava uma faixa, com alta qualidade em sua própria casa, coloca ela no YouTube, seja em formato de vídeo ou apenas o áudio, no Spotify ou Deezer e disponibiliza para seus amigos, deixando na descrição das publicações seus dados de contato.

Mas tome cuidado com toda essa facilidade, porque essas mudanças podem fazer você perder muito dinheiro e tempo produzindo músicas e mais músicas que não alcançam o seu público alvo e impedem você de ser reconhecido em seu segmento musical.

Público alvo na música?

Sim!

Você precisa se preocupar em direcionar sua música para as pessoas que gostam do seu estilo, porque se está produzindo músicas sertanejas, alcançar um grande público com maior preferência por músicas clássicas vai apenas gerar um número considerável de “plays” de sua música com rejeições.

Na verdade, você quer que as pessoas escutem, curtam e compartilhem tudo que você produz.

Para resolver isso é necessário identificar qual o local estas pessoas habitualmente escutam músicas e qual o comportamento delas no ambiente on-line!

Viu que não é tão simples? Mas tem como resolver isso…

Através do marketing digital é possível conquistar uma boa audiência bem segmentada, exigindo de você “artista” um trabalho estratégico também envolvendo a definição de objetivos e metas claras.

Para te ajudar a identificar isto, vou lhe fazer algumas perguntas:

– Quer divulgar uma música?

– Um single?

– Um álbum inteiro?

– Seu próximo show?

– A nova turnê?

– Ou apenas lançar um clipe?

Para cada um desses objetivos é possível estabelecer uma estratégia, que tenha metas claras a serem alcançadas, que vão aproximar você dia após dia, do seu sucesso.

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Artista também precisa de um posicionamento digital!

Da mesma forma que um negócio, um artista precisa ver sua carreira também como um negócio!

Precisa estabelecer um posicionamento on-line que vai ajudar a ser encontrado, conquistando mais fãs e criando muitas outras oportunidades para sua carreira decolar.

É necessário ter uma boa logomarca, criar o site oficial, estar presente nas principais redes sociais e realizar uma divulgação constante das músicas produzidas.

Leve sempre em conta que as redes sociais são o principal ponto de contato com seus fãs. Ignorá-los ou não os responder pode passar a sensação de que você não se importa muito com quem acompanha a sua carreira.

Observações…

Quando falamos de ter um site, o segmento artístico realmente deixa a desejar.

São poucos os casos em que o site está atualizado, com uma agenda dos próximos shows e com informações contato que possuem de fato pessoas que respondam de forma rápida um contato feito!

Esse é o mesmo erro que muitos empresários cometem ao colocar seu negócio no ambiente digital.

Mas voltando a falar do segmento da música, você precisa criar um posicionamento da mesma forma que você criaria para o negócio tradicional.

A estratégia

Após todas essas considerações, vamos entender o que você precisa realmente saber e o que deve se preocupar na hora de lançar seu projeto musical:

Planejamento

Não cometa o erro clássico de não planejar suas ações ou apenas parte delas!

Você já não vai definir um orçamento para gravação em estúdio e produção musical? Talvez possa se tratar de um show que será realizado em uma cidade específica ou um novo clipe.

Entenda qual é o tamanho dele, observando os principais objetivos que precisam ser alcançados e mapeie todas as ações que precisam ser executadas.

Inclua neste projeto quais ações de marketing digital você investirá para conquistar maiores resultados de acordo com o escopo deste projeto.

Defina qual será a estratégia e o orçamento para lançamento da música, do clipe ou do show através dos canais digitais em que você estará presente, observando inclusive se esta ação será apenas em sua região ou se será de âmbito nacional.

Se você já é um artista com um bom reconhecimento do seu público, o marketing digital vai ajudar a maximizar sempre os resultados em cada novo lançamento.

Se está no início da sua carreira, fazendo ações mais voltadas para sua região e expandindo à medida que o reconhecimento vem, vai otimizar ainda mais os seus investimentos, até chegar em estratégias de âmbito nacional.

Priorizando canais…

É necessário a cada lançamento definir em quais canais digitais você estará divulgando seu novo trabalho, formato e o investimento em tráfego pago para maior alcance e visualização do que você estará divulgando.

Assim como o que aconteceu no Instagram com a retirada dos likes, e a redução no alcance que normalmente acontece em redes sociais, o investimento em tráfego é essencial em qualquer estratégia digital.

Além de definir o orçamento para geração de tráfego, é necessário distribuir o este orçamento em cada um dos canais, divididos de forma coerente e de acordo com a sua realidade, indicando quanto irá para cada um.

No segmento musical é necessário (se possível) o investimento divulgação em rádio, tv, e em alguns casos, em assessoria de imprensa para apoiar esses lançamentos com matérias em jornais digitais e impressos, entrevistas e participações em programas com audiência sensível ao seu estilo musical.

Planeje um mix de ações de marketing, mas lembre-se de sempre criar formas de medir tudo através do ambiente digital.

Defina as metas para seu projeto

A última coisa que precisa fazer parte do seu planejamento é identificar como você vai medir os números do seu lançamento, inclusive através de cada um dos canais que você decidiu investir.

É preciso estar claro os números que você deseja alcançar para você saber se foi um projeto de sucesso ou não.

Vamos exemplificar esta definição, simulando o lançamento de um novo clipe da sua principal música de trabalho.

Os indicadores de sucesso deste lançamento podem ser:

– No YouTube você deseja alcançar em 30 dias 500 novos inscritos;

– No Spotify você quer alcançar uma média de 50 ouvintes por dia;

– No Facebook alcançar 300 novos fãs em 30 dias;

– No Instagram alcançar +500 seguidores em seu perfil;

– 300 acessos a página de lançamento do seu novo clipe em seu site.

Deu para entender um pouco sobre esta mensuração?

Resumindo

Esta é apenas uma visão geral do que pode ser feito para alcançar bons resultados no lançamento do seu projeto musical usando as estratégias de marketing digital.

Não ignore o que aconteceu e as mudanças que vem acontecendo no mercado, se quer ter sucesso, se planeje em invista da forma correta, garantindo que sua mensagem chegue ao máximo de pessoas possíveis e que seja reconhecida pelo mercado.

Espero que tenha gostado deste episódio!

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Ficamos por aqui e até a próxima semana com mais uma dica do Expert Em Marketing Digital do Dicas Curtas!

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