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“093 Nadar devagar para nadar mais rápido!”

Sempre é hora de desacelerar a sua série de natação para que você possa melhorar a técnica e a resistência necessárias para grandes ganhos de velocidade na próxima prova.

Eu sou Renato Silva, o Cara da Academia do Dicas Curtas e semanalmente trago aqui neste podcast, várias dicas e informações para ajudar você a desenvolver nas suas atividades físicas, se iniciante, intermediário ou atleta. Então para que você não perca nenhuma dica e fique atualizado com todas as informações que estarei compartilhando aqui, basta assinar o podcast e acompanhar todas as semanas o Cara da Academia do Dicas Curtas.

Então vamos para o que interessa!

Embora todos tenhamos um objetivo de ficar mais rápido, é importante se concentrar mais em nadar bem. Especialmente para provas em águas abertas. Pratique a natação lenta para aumentar a precisão, melhorar a trajetória das mãos e dos braços e para corrigir maus hábitos que possam ter surgido com o tempo. Há pouco a ganhar com esforços intensos; o corpo e a mente precisam se recuperar.

Uma nova abordagem para o treinamento na natação levará a mais estímulos para melhorar. Os nadadores mais lentos que usam boias para ajudar a flutuação para treinar, não estão fazendo o melhor, isso é natação preguiçosa. Você está cobrindo uma infinidade de problemas em sua técnica de estilo livre que pode realmente te iludir no dia da prova se as temperaturas subirem e você não puder usar uma roupa de borracha.

Nadar devagar pode ser bom porque permite que você seja preciso, lento, significa enraizar novos e apagar maus hábitos. Não tenha pressa para sair desse período do seu ciclo de natação.

Aqui esta um exemplo de aquecimento e de desaquecimento e tipos de exercícios curtos e direcionados como uso de alguns equipamentos:

AQUECIMENTO (2-3X)

  • 100m livres, com os primeiros 75 com uma bóia entre as coxas
  • 50m livres, com os primeiros 25 com uma bóia entre os tornozelos

Em seguida:

  • 8x25m livres com as mãos fechadas, 4 braçadas rápidas e o restante solto pausa de 15”

SERIE PRINCIPAL

  • 100m com técnica usando palmar, nadadeiras e snorkel
  • 50m lives em ritmo médio
  • 50m livres em um ritmo fácil
  • 5 X 300m com pausa de 30 segundos entre eles:

Nos pares

  • Punhos fechados estilo livre para os primeiros 5 metros de cada piscina
  • Bater pernas apenas os primeiros e últimos 5 metros de cada piscina
  • Sem respiração nos primeiros e últimos 5 metros de cada piscina

Nos impares

  • Usar o pé de pato, mas aponte-os para baixo nos primeiros e últimos 5 metros de cada piscina para sentir o excesso de arrasto e trabalhe os braços com mais força.

Existe uma grande diferença entre nadar devagar e nadar com menos frequência.

Mesmo com a intenções e vontade de melhorar, sempre o inicio da semana com uma natação na segunda-feira à noite é uma tarefa não tão agradável. Você pode contar as sessões de natação por mês para evitar o hábito de se contentar com bons treinos no final de semana e um Day off por desanimo na segunda. Se você programar 14 sessões por mês é um objetivo muito mais útil e produtivo. Duas a três dessas sessões por semana podem ser mais lentas, técnicas e mais precisas. Após alguns meses assim, você será capaz de fazer mais séries anaeróbicos e notar uma grande diferença em sua velocidade e técnica geral.

Espero que tenha gostado do episódio de hoje!

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Ficamos por aqui e até a próxima semana.

Como começar o ano motivado | O Cara da Academia

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