Ouça agora este podcast! “006 NARIZ: Até que ponto ele pode roubar ou proporcionar beleza a uma face?”

O nariz é o elemento mais central e mais projetado da face. Essa posição estratégica, por si só, traz muito destaque para seus detalhes anatômicos. Por ser um elemento facial estático (já que não se move como os olhos e os lábios), não é o que geralmente chama mais atenção ao se fitar uma face, mas por ser tão central, tem uma grande capacidade de equilibrar as características gerais do rosto.

Por exemplo, um nariz bonito em uma face que não tenha outras características tão belas, imprime a essa face uma beleza descomunal, às vezes difícil de ser explicada. O contrário também é verdade: uma face de características belas, mas com um nariz muito desarmônico, torna-se bem menos atrativa, por culpa do nariz.

Vamos desvendar um pouco mais sobre esse elemento facial tão importante, afinal, estamos aqui para falar sobre a atratividade humana e conhecer um pouco mais sobre os meios de se chegar a um conjunto facial harmonioso, e isto, necessariamente, passa pela análise do nariz!

Eu sou Samara Véras, a Diva da beleza do Dicas Curtas, e semanalmente trago aqui neste podcast informações relevantes sobre os elementos que compõem a atratividade humana e a ciência que há por trás dos procedimentos estéticos, interpretada com sensibilidade e clareza para que você, interessado no universo da beleza, entenda mais sobre as possibilidades que a medicina estética tem a oferecer.

Então para que você não perca nenhuma dica e fique atualizado com todas as informações que estarei compartilhando aqui, basta assinar o podcast e acompanhar todas as semanas a Diva da Beleza do Dicas Curtas.

Vem comigo!

 

O papel central do nariz na beleza da face

Como falei na introdução deste episódio, a posição central do nariz na face lhe confere um papel determinante das características faciais. Um nariz bonito é capaz de tornar bela uma face cujas outras características sejam pouco atraentes. Já um nariz feio, tem um poder desembelezador muito forte para a face como um todo.

As mulheres têm nariz tipicamente menor que os homens.

As características do nariz geralmente carregam traços condizentes com as demais propriedades físicas de cada etnia. Por isso, inclusive, costuma-se classificar os narizes em categorias étnicas. Vamos definir os 5 tipos principais e, enquanto falo, você vai imaginando o formato que descrevo e tentando encaixar o seu ou de quem primeiro vier à sua mente a cada tipo que eu expuser:

Existe o tipo asiático: é um nariz tipicamente curto e que apresenta a região entre os olhos e o dorso bem rebaixados – poderíamos apontar sua marca principal como um nariz achatado.

O tipo negroide: como o nome remete, é uma forte característica dos indivíduos de etnia negra – mas (vale lembrar) devido à miscigenação, muitas pessoas herdaram esse traço, sem necessariamente serem negras. Assim como o nariz asiático, o dorso também é baixo, mas aqui temos um nariz com a base das narinas mais alargadas e ponta mais arredondada.

Temos também o nariz adunco: apresenta curvatura para baixo, sendo referido com o formato semelhante a “bico de falcão”. Conseguiu imaginar?

Existe, ainda, o nariz romano: um nariz grande, que apresenta a giba nasal – aquela proeminência do dorso nasal, bem percebida ao perfil.

E há, por último, o arquétipo desejado pela maioria: o nariz fino e arrebitado: narinas estreitas, ponta levemente voltada para cima.

É muito comum o desejo de possuir um nariz bonito, harmônico: delicado na medida certa para as mulheres, e sutil/imponente dentre os homens.

Mesmo entre as pessoas que têm traços étnicos evidentes, o sonho de se ter um nariz fino e com ponta bem projetada é muito prevalente. Isso acontece, talvez, porque característica como ponta nasal caída traz um ar envelhecido ao rosto. Mas por que será que relacionamos ponta nasal pra baixo com envelhecimento???

Porque isso realmente acontece! Com o amadurecimento (vamos chamar assim!), a abertura óssea em torno da qual se projeta o nariz (chamada de abertura piriforme) sofre um processo de desgaste e absorção – o nariz perde suporte com o passar dos anos e começa, literalmente, a desabar, devagarinho. Se você reparar, os idosos realmente têm a ponta do nariz mais voltada para baixo. É por isso que pessoas jovens com ponta nasal caída se incomodam com este aspecto.

Já narinas muito abertas, parecem expressar um estado emocional de raiva, um ar de antipatia. São mensagens percebidas inconscientemente, mas inegavelmente incômodas.

Ponta grosseira, muito volumosa, também é um incômodo frequente. Isso parece óbvio, mas você já se perguntou porquê!?? Se formos nos aprofundar no significado de tudo isso, chegaremos no conceito de neotenia, um processo evolucionário que permite aos humanos manter caracteres juvenis na fase adulta. Observamos que, principalmente nas mulheres, elementos faciais com  aspecto pequeno e delicado que remetem à fase jovem, são considerados atrativos. Um nariz pequeno e delicado, que remete às características de um bebê, é considerado mais belo. Evolutivamente, a explicação pode estar no fato de que o homem adulto foi programado para proteger seus filhos e mulheres que apresentassem características neotênicas conseguiam mais proteção! Talvez venha daí uma explicação para as mulheres desejarem um nariz delicado.

Agora que falei sobre os principais incômodos do nariz, vamos às soluções estéticas!

Vamos falar tanto sobre a cirurgia plástica do nariz (a rinoplastia) quanto sobre a rinomodelação, uma solução mais prática para correção de alguns casos, por meio de preenchimento.

A rinoplastia é um procedimento cirúrgico, feito sob anestesia geral. Como todo procedimento cirúrgico, tem sua fase de recuperação, mas o pós da rinoplastia não causa dor. A sensação após a cirurgia é de uma gripe leve, mas já é possível respirar pelo nariz logo que sai do centro cirúrgico.

A cirurgia do nariz é a solução definitiva para se atingir resultados como o alinhamento nasal (em casos de nariz torto), elevar o dorso, eliminar a giba dorsal, corrigir a columela (a parte entre as narinas), projetar a ponta do nariz ou reduzir o seu tamanho e ainda melhorar a respiração.

Já a rinomodelação, é feita em consultório, sob anestesia local, com recuperação praticamente imediata. Porém, não é indicada para todos esses defeitos que a rinoplastia alcança. A rinomodelação molda o nariz através do acréscimo de volume. Esse volume é dado pela injeção de ácido hialurônico, através de agulhas ou cânulas fininhas. O preenchimento de algumas regiões nasais, como columela, dorso e ponta, é capaz de disfarçar alguns defeitos do nariz, basicamente aqueles vistos de perfil: dorso baixo ou irregular, ponta caída.

 

A dica curta para

Bem, essa foi uma visão bem geral sobre as possibilidades de melhorias estéticas nasais. Pra acrescentar um pouco mais, vou fechar com uma dica curta sobre nariz, como venho fazendo a cada episódio.

Algumas pessoas são satisfeitas com o formato do seu nariz, mas se sentem incomodadas com o fato dele ser puxado para baixo ao sorrir.

Você se identifica??

Pois bem, isso pode ser resolvido com a aplicação de toxina botulínica no músculo responsável por esse abaixamento da ponta nasal ao sorrir. Uma aplicação simples, com efeito sutil e impactante para a beleza facial!

Espero que tenha gostado do episódio de hoje!

 

Se você gostou curta, comente e compartilhe o Dicas Curtas em suas redes sociais. E caso fique com alguma dúvida, me procura lá no grupo do Diva da Beleza no Facebook, pois estarei à disposição para esclarecer todas elas. Assine e acompanhe esse podcast através do seu dispositivo Apple ou Android, sendo que você também pode encontrar o Diva da Beleza no Spotify e no Deezer.

 

Sabia que a partir de agora você também pode ajudar o Dicas Curtas a crescer ainda mais fazendo parte do grupo de apoiadores?

Com incentivos a partir de 1 real por mês, você ajudará o Dicas Curtas a alcançar mais pessoas, incluir novos experts, e claro, ter acesso ao grupo de apoiadores no Facebook para receber conteúdos especiais e ter acesso a lives exclusivas para poder tirar suas dúvidas ao vivo com o expert de sua preferência.

Para ser um apoiador basta acessar o site: apoia.se/dicascurtas.

O link vai estar disponível na descrição do episódio!

Ficamos por aqui e até a próxima semana com mais uma dica do <Diva da beleza>!

Até a próxima semana.

Pin It on Pinterest

Share This