Ouça agora este podcast! “002 O modelo de negócios que não funciona no Marketing Digital”

Por onde começar

Uma das maiores dificuldades das empresas é perceber o valor do marketing para seus negócios, ou até acreditam que o seu modelo de negócio não funciona no Marketing Digital.

E quando falamos de marketing digital a resistência é ainda maior, e isso acontece pela falta de conhecimento sobre todas as possibilidades associadas a essa estratégia.

No episódio de hoje vou responder uma dúvida que pode estar impedindo você de dar o próximo passo em direção ao sucesso e alcançar grandes resultados em vendas para o seu negócio.

A dúvida é: Qual modelo de negócio não funciona no Marketing Digital?

Eu sou Breno Reis, Expert em Marketing Digital do Dicas Curtas e semanalmente através deste podcast, vou compartilhar várias dicas e informações para você alavancar seus resultados.

Então não esqueça de deixar seu comentário, dúvida ou qualquer informação que possa ajudar você a superar crises em seus negócios e obter resultados com estratégias que realmente funcionam.

Mudança na forma de consumo

As pessoas estão consumindo cada vez mais pela internet. E como eu comentei no episódio anterior, estão buscando mais informações sobre os produtos e serviços que desejam, utilizando seus smartphones, tablets e computadores.

Uma das principais estratégias que podem ser adotadas no Marketing Digital é a segmentação do público, pois ficou mais fácil identificar as principais características destas pessoas e quais se identificam com o perfil ideal de clientes do seu negócio, permitindo a você oferecer a um público extremamente segmentado o seu produto e aumentar as chances de uma venda de fato acontecer.

Vamos a um primeiro exemplo: Não seria mais interessante para sua loja de materiais de construção, falar com as pessoas que estão buscando informações sobre luminárias, marcas e tipos de tubulações ou pisos e revestimentos ideais para cada tipo de ambiente?

O que eu vejo acontecer muito próximo a minha casa é a seguinte situação: essas empresas pagam exposição em outdoors ou investem em muros pintados em diversas vias da cidade com o objetivo de atrair mais clientes. Geralmente estas empresas acham que seu modelo de negócio não funciona no Marketing Digital.

Filtrar o público

Não há um filtro do público que se deseja alcançar, não existe a possibilidade de se ajustar e medir os resultados reais daquilo que está sendo comunicado nos outdoors, sem contar que com o passar dos dias as pessoas se acostumam e passam a ignorar o que está sendo apresentado.

Com a estratégia correta e a identificação do perfil do consumidor ideal, é possível aumentar de forma exponencial o interesse em um produto ou serviço e como consequência aumentar suas vendas. Todo erro na comunicação pode ser ajustado imediatamente no ambiente digital, principalmente quando este erro envolve informações sobre o produto, de contato e até em valores divulgados.

Então antes de responder a pergunta inicial vamos analisar alguns modelos de negócio:

Produtos Físicos

Venda de produtos físicos: Este é o ambiente onde as estratégias de marketing digital mais se destacam, porque é entregue um produto físico, sendo possível se conectar especificamente com o público que está interessado em adquiri-lo.

Vou dar um exemplo para este tipo de modelo de negócios:

Imagine agora que você é um fabricante exclusivo de calças jeans. Você investe em tecidos, produção de peças exclusivas para cada coleção e realiza a venda do seu estoque a representantes exclusivos. Se um representante da sua fábrica não conseguir se manter no mercado você perde um ponto de venda e seu faturamento imediatamente cai. Outro ponto crítico é que mesmo estabelecendo um ponto de venda físico para sua fábrica, o seu preço estará sujeito a concorrência local, pois você provavelmente irá competir com marcas de renome ou aquelas já estabelecidas na região.

A solução para seu negócio é simples: criar um ambiente virtual para posicionamento da sua marca, com entrega de conteúdos relacionados a qualidade, durabilidade e exclusividade de seus produtos, contando com uma loja virtual. Assim você poderá alcançar um público desconhecido e criar uma comunidade de pessoas que gostam e confiam em sua marca. Oferecendo garantia e devolução do dinheiro em caso de problemas de fabricação, você poderá fazer com seus clientes que estejam comprando sempre que uma nova coleção estiver disponível em seus estoques.

Outras aplicações para este segmento são: venda de produtos de beleza, bebidas, produtos de importação e muitos outros;

Venda de Serviços

O próximo modelo de negócios que vamos explorar é a venda de serviços.

Aqui existe uma grande oportunidade de alavancagem de faturamento, pois é possível encontrar o público que provavelmente está precisando do serviço, oferecendo a ele formas de solucionar o problema com a contratação de seu serviço especializado, demonstrando toda sua autoridade no mercado, depoimento de clientes satisfeitos e uma oferta irresistível.

 

Um exemplo muito aplicável para este cenário seria o trabalho de um Coach, que pode oferecer através de anúncios, uma isca digital gratuita para conseguir os contatos de pessoas que tenham determinados tipos de problemas a serem resolvidos.

Com a apresentação das possíveis formas de como as pessoas podem a resolver seus problemas, apresentando também depoimentos de clientes satisfeitos e até oferecer uma primeira sessão gratuita. Será possível realizar uma oferta e vender o serviço para seus possíveis clientes. O segredo aqui é entregar o máximo de valor de forma gratuita para seus estes possíveis clientes, e eles provavelmente o retribuirão com a contratação dos seus serviço s.

Outros exemplos do modelo de negócios de prestação de serviços são: salões de beleza, clínicas de estética, shows e eventos presenciais.

Info-produtos ou Produtos Digitais

Agora vamos falar do modelo de negócios de produtos digitais

Como um produto digital possui uma escala de entrega ampla (não possui limitação geográfica),  vai depender apenas da aplicação correta das estratégias de marketing para garantir vendas diárias e podendo ser otimizado sempre com base nas opiniões dos novos clientes.

Um curso de inglês on-line é um bom exemplo para este modelo de negócio. Através da entrega de dicas ou informações gratuitas, eles encontram sempre novos interessados, e em um determinado momento realizam a venda do curso para novos clientes. Isto pode ser feito através de campanhas de lançamento ou utilizando estratégias de vendas recorrentes.

E vale lembrar novamente que não há limites geográficos para alcançar novos clientes, sendo assim, este curso pode ser vendido em todo país e quem sabe para diversos países do mundo.

Mais exemplos como este são: e-books, webinários e congressos on-line.

Assinaturas

Agora vamos falar sobre o modelo de negócios de assinaturas:

Cursos, treinamentos, conteúdos… assim como na situação anterior, necessitam de estratégias digitais para se manter visíveis e apresentando sempre novidades para atrair novos clientes. Mas a grande vantagem aqui é a previsibilidade de renda, pois com uma base de clientes “assinantes”, você garante um faturamento recorrente para sua empresa, permitindo que esteja continuamente evoluindo a prestação de serviços e a  entrega dos mesmos.

Um exemplo bastante conhecido é o Netflix, que mesmo já contando com uma grandiosa base de clientes, continua aplicando estratégias de marketing digital e agora conta com diversos conteúdos exclusivos que levam a própria marca empresa.

Basicamente eles estão continuamente disponibilizando novos conteúdos, que por sinal são bastante atrativos para quem curte filmes, séries e demais conteúdos em formato de vídeo. Porém a grande estratégia de aquisição de novos clientes está relacionada ao período de experimentação que eles oferecem. Trata-se de 30 dias grátis na plataforma! Ou seja, o cliente entra experimenta uma pequena parte do conteúdo disponível e caso se interesse, ele pode permanecer através de algum dos planos de assinatura disponíveis que mais se adeque a sua realidade.

Agora vai mais uma dica extra: Seja produto físico ou não, avalie a possibilidade de oferecer um plano de assinatura para seus clientes.

Então…. Você sabe qual modelo de negócio não funciona no Marketing Digital?

Resposta: Aquele onde o seu público não está na internet.

 

Então onde está seu público agora?

 

O que achou das dicas que comentei aqui?

Continue acompanhando este podcast para receber mais dicas…. entenda como seu negócio pode evoluir utilizando as estratégias de Marketing Digital e tenha sucesso nos negócios.

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Um abraço e até o próxima semana.

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