Ouça agora este podcast!“049 Nootrópicos: drogas inteligentes para o seu cérebro!”

Você provavelmente já percebeu que existem pessoas que apresentam inteligência acima da média. Será que isso ocorre por questão de sorte? Ou por questão de treinamento? Ou ainda por questão de nutrição no período de formação do cérebro na fase fetal ou pós fetal? Olá, qui é Abílio Seronni, seu Doutor Saúde, do dicas curtas e se você ficou curioso, fique comigo para aprender sobre dicas para aumentar seu quociente de inteligênca, ou seja, seu QI.

Então vamos lá!

 

A palavra nootrópico tem sua origem no grego que, em uma tradução literal seria o mesmo que “dobrar a mente” ou simplesmente aumentar o seu desempenho em prol de uma pessoa. Por se tratar de substâncias, as mesmas podem ser naturais ou sintéticas buscando somente um objetivo comum: estimular o Sistema Nervoso Central (SNC).

Esse estímulo nada mais é do que uma aceleração na atividade mental de modo que você consiga raciocinar mais e melhor com o vigor necessário, ao passo que consegue se lembrar facilmente de informações e detalhes com mais rapidez.  Um dos principais efeitos dos nootrópicos é melhorar a comunicação entre os neurônios do cérebro para melhorar o humor, a concentração, combater a ansiedade, melhorar a memória, o repouso, a recuperação e o sono. Nootrópicos também ajudam a combater doenças cognitivas relacionadas à idade, enfim, proteção do cérebro.

Os nootrópicos sintéticos foram inventados pelo romeno, Dr. Corneliu E. Giurgea no século XX com PhD em medicina nos Estados Unidos, que acabou descobrindo por acaso quando tentava inventar uma droga para ansiedade dos seus pacientes, tentando sintetizar uma droga que imitava o GABA, substância que o nosso corpo produz e que provoca relaxamento, surgindo então o piracetam , primeiro nootrópico sintético do mercado, que por fim acabou melhorando a parte cognitiva do cérebro, porém, como toda droga sintética, sem excessão, trás consigo efeitos colaterais indesejáveis que não justificam o seu uso.

Segundo o doutor Giurgea, o nootrópico deve melhorar a memória e o aprendizado, mas sem ter efeitos colaterais significativos ou causar dependência. Isso significa que as smart drugs, drogas inteligentes,  como Ritalina, Venvanse e Stavigile ficam de fora da lista dos nootrópicos.

O Quociente de Inteligência é um fator que mede a inteligência das pessoas com base em resultados de testes específicos em determinada faixa etária para saber se aquela criança está acompanhando o desenvolvimento mental similar das outras crianças.

Antigamente se avaliavam 3 tipos de inteligência: a linguística ( caracterizada por quem tem domínio e gosto especial pelos idiomas e pelas palavras), a inteligência espacial ( capacidade de compreender o mundo visual com precisão, permitindo transformar, modificar percepções e recriar experiências visuais) e a  lógico -matemática ( capacidade de confrontar e avaliar objetos e abstrações,  bem como raciocínio dedutivo e soluções de problemas matemáticos). Agora, Howard Gardner , um psicólogo americano  desenvolveu o teste de QI mais aceito na atualidade chamado ”A teoria das inteligências múltiplas” incrementando mais 06 tipos de inteligência, mesmo assim, o psicólogo afirma, mesmo que uma criança aprenda a multiplicar números facilmente não é necessariamente mais inteligente do que outra que tenha habilidades mais forte em outro tipo de inteligência.

Segundo Einstein, “Todos nós somos gênios. Mas, se você julgar um peixe por sua capacidade de subir em uma árvore, ele vai gastar toda a sua vida acreditando que ele é estúpido.” Vejamos agora quais são as outras habilidade:

Musical

Identificável pela habilidade para compor e executar padrões musicais;

Corporal-cinestésica

Aquela pessoa que tem maior capacidade de controlar e orquestrar movimentos do corpo.

Intrapessoal

Expressa na capacidade de se conhecer, é a mais rara inteligência sob domínio do ser humano pois está ligada a capacidade de neutralização dos vícios, entendimento de crenças, limites, preocupações, estilo de vida profissional, autocontrole e domínio dos causadores de estresse.

Interpessoal

Expressa pela habilidade de entender as intenções, motivações e desejos dos outros.

Naturalista

Traduz-se na sensibilidade para compreender e organizar os objetos, fenômenos e padrões da natureza, como reconhecer e classificar plantas, animais, minerais.

Existencial

Investigada no terreno ainda do “possível”, carece de maiores evidências. Abrange a capacidade de refletir e ponderar sobre questões fundamentais da existência.

Estudos feitos em 2011 pela University College London e pelo Centre for Educational Neuroscience, na Inglaterra, envolvendo ressonância magnética do cérebro de jovens, mostraram que o QI pode aumentar ou diminuir na adolescência. A descoberta derruba a percepção de que a habilidade intelectual é um limite fixo e imutável.

Agora que você aprendeu que existe vários tipos de inteligência ou habilidades e que podemos expandi lá, vamos aprender 05 dicas de como fazer.

Antes de falar das dicas, eu te pergunto: você sabia que existe uma teoria chamada ”Teoria das 10 mil horas” descrita no livro Super Cérebro do autor Deepak Chopra onde o autor demonstra através de uma pesquisa feita com violinistas em um concurso onde foram entrevistado todos os violinistas e o resultado foi que os melhores violinistas eram aqueles que tinham praticado mais de 10 mil horas de violino durante sua vida, portanto, se você quer manter o seu peso, ande 10 mil passos por dia que representa em média 1h de caminhada, ou, se você quer se tornar um especialista me qualquer área, seja ela, de canto, esporte ou dança, basta você praticar 10 mil horas e você facilmente se tornará um expert no assunto. Isso comprova o porquê as grades curriculares exigem o número x de carga horária.

 

Agora, preste atenção nas dicas:

Dica 01: Mineral  Iodo – foi comprovado que se a gestante ingerir iodo durante a gestação, o filho nasce com o QI mais elevado; Lembrando que o iodo só funciona na presença de selênio e ferro.

Dica 02:  Hormônio Melatonina – o hormônio do sono atua nas ondas cerebrais trazendo um relaxamento do SNC, diminuindo a ansiedade e para potencializar a qualidade do sono pode se usar as L-teaninas, substância encontrada no chá verde (camellia sinesis), ela é capaz de aumentar a frequência das ondas alfa no cérebro, o que induz um estado de relaxamento e de atenção . É no sono, na fase REM que se fixa a informação aprendida a longo do dia;

Dica 03: Planta Ashwagandha – conhecido também como ”ginseng indiano”, é uma raíz que traz clareza, melhora o foco, memória, atenção, tem ação contra a degeneração cerebral, o que evita doenças como o Mal de Alzheimer e ajuda a controlar os impulsos causados pela ansiedade e pela distração. Algumas investigações chegaram à conclusão de que ela é bem eficiente no tratamento contra o TDAH (transtorno de déficit de atenção e hiperatividade) em crianças. Mas por ser fitoterapia, sempre tem efeitos colaterais, portanto, cautela ao usar essa planta. A dica é consumir em forma de chá ou cápsula;

Dica 04: Mix de suplementos : Betaína (estimulante das funções cerebrais), Colina (que atua diretamente na formação da bainha de mielina) e o Biotina (ou vitamina H, que auxilia na obtenção de foco total),  Ácido pantotênico (que auxilia na produção de neurotransmissores cerebrais)

Dica 05: Exercício de Meditação – nossas células nasceram dotadas de todo o conhecimento para realizarem processos de respiração, criação de energia, de cicatrização sem frequentar uma faculdade. Então, de onde vem todo esse conhecimento? Na mecânica quântica aprendemos que todo o conhecimento já existe, só temos que aprender a acessar a fonte. Uma das maneiras é através da meditação. Quando meditamos, ocorre a parada do pensamento, a expansão da consciência e a percepção do todo em um e de um como o todo. Aqui temos o poder de auto conhecimento, de criação e de inspiração. Talvez aqui seja a ferramenta mais poderosa para aumentar a sua inteligência através da elevação do estágio de consciência.

Dica Extra: Frequência Floral Vibracional da Ginkgo Biloba: fluxyon – é um vasodilator. Estudos mostram que o extrato vegetal possui também benefícios neuroprotetores, além de melhorar o fluxo sanguíneo em direção ao cérebro e aumentar a dopamina e a noradrenalina (o que levaria ao aumento da atenção e da motivação). Também é famosa por ser capaz de aumentar a memória.

Antes de consumir nootrópicos, consulte sempre o seu médico.

A lista completa dos principais nootrópicos você encontra no link da descrição.

link: http://seronni.com.br/nootropicos

Resumindo, existe vários nootrópicos no mercado, dê sempre preferência a exercícios e suplementos que não prejudicam a saúde do seu corpo e da sua mente.

Se você ainda não se atentou para os principais nootrópicos, comece a prestar a atenção, comece a praticar as dicas que você vai turbinar o seu cérebro. No próximo episódio vamos falar sobre saúde bucal, 5 dicas para evitar problemas no futuro.

Então, o que você achou dessas dicas, qual assunto vc gostaria de saber mais a respeito?

Ficou com alguma dúvida? Venha ser meu aluno, cadastre se na nossa consultoria online e venha fazer parte da nossa comunidade no Facebook O Doutor Saúde.

Curta, comente e compartilhe usando o Itunes e assine este podcast no seu dispositivo Apple, através do aplicativo podcast ou no seu dispositivo Android usando o aplicativo podcast da sua preferência, assim você fica sabendo sempre quando tiver um novo episódio, e é claro, estamos também no Spotify e no Dezzer.

Continue acompanhando este podcast eu sou Abílio Seronni, O Doutor Saúde do Dicas Curtas.

Um abraço e até a próxima semana.

Pin It on Pinterest

Share This