Ouça agora este podcast!

“166 O ativo mais valioso de todos os tempos”

Esse é um podcast que você deve revisitar de tempos em tempos.

É importante parar para pensar como você está usando o ativo mais valioso que você possui, o ativo inestimável e que… em algum momento vai ter fim para você.

Eu quero te conduzir a reflexões e também expressar meus agradecimentos a você, ouvinte do podcast do Investidor Inteligente, que tem feito minha voz ser escutada em vários países além do Brasil!

Nos últimos meses tenho recebido mensagens no WhatsApp, através do e-mail, pelo Instagram (se ainda não me segue, é só procurar por @phillipsouzabr), mensagens de ouvintes de diversas partes do Brasil e do mundo expressando sua gratidão e declarando suas evoluções e desafios com aquilo que venho propondo a ser construído, descontruído, reconstruído, transformado em suas vidas.

Vamos conversar um pouco mais sobre o que pode ser realmente importante.

O podcast do Investidor Inteligente é apresentado todas as semanas com o propósito de ajudar em seu desenvolvimento financeiro trazendo informações claras e relevantes, orientações e estratégias valiosas para solucionar seus desafios financeiros, te ajudando a ampliar sua visão sobre dinheiro e refinar seu ponto de vista de modo que você possa realizar seus sonhos e construir com bases bem firmes seus resultados. 

 

Eu sou Phillip Souza, terapeuta financeiro especialista em inteligência financeira, treinador e palestrante, consultor e educador financeiro, o expert em Finanças e Investimentos do Dicas Curtas e tenho propósito ousado de te ajudar a destravar a sua mentalidade e entender que a prosperidade também é para sua vida, provocando desconstrução, reconstrução e transformação da sua mentalidade para que você possa aprender a evoluir e se comportar de forma mais sábia e próspera em relação às suas finanças, transformando-se em um investidor ainda mais inteligente.

Quero lembrar que você pode acessar a transcrição desse e de outros podcasts no blog do Dicas Curtas caso queira deixar algum comentário para esse episódio! E você também pode participar mais fazendo a mesma coisa encontrando a postagem no perfil do Dicas Curtas tanto no Instagram (siga @dicascurtas) quanto na fanpage dO Investidor Inteligente no Facebook. Aproveita para seguir o perfil, curtir a página e as postagens, marcar seus amigos e compartilhar com eles o que você está aprendendo aqui!


Esse e os outros podcasts do Dicas Curtas são gratuitos. Portanto, você pode acompanhar e assinar agora o Investidor Inteligente nas diferentes plataformas de podcast seja através do seu dispositivo Apple ou Android, sendo que você também pode encontrar o Investidor Inteligente pelos apps Spotify ou Deezer. Siga agora para não perder nenhuma dica, ficar por dentro com todas as informações e acompanhar todas as semanas os novos episódios para poder aproveitar bem o seu dinheiro no presente e sempre cuidar do seu futuro!

Através do podcast do Investidor Inteligente certamente você já aprendeu sobre várias coisas relacionadas ao assunto principal: finanças, dívidas, investimentos dos mais variados tipos, e, além disso, também costumo tratar sobre comportamento financeiro e mudança cognitivo-emocional através de alguns podcasts especiais com hipnose e programação neurolinguística.

Isso tudo para que sua vida financeira e pessoal floresça, desabroche com qualidade, com consistência e com vivacidade, procurando te ajudar para que desfrute do que há de melhor nessa terra.

Todo esse aprendizado e ensinamento são importantíssimos em uma área que permeia nossa vida moderna: a vida financeira. O dinheiro está presente direta ou indiretamente em nossas vidas. Ele não é tão importante; e é por isso que você deve tê-lo, se possível, em abundância.

Mas a verdadeira prosperidade não está em quanto dinheiro você possui, em quantos bens você já tem. Hoje nossa sociedade, fortemente pautada no materialismo e naquilo que as redes sociais recortam de realidade, nos vendem a ideia de que se não tivermos dinheiro, carrões, se não estivermos viajando o tempo todo, indo a lugares exóticos, se não estivermos felizes o tempo todo não somos bem sucedidos; não somos prósperos.

Eu disse no podcast #160 sobre Os 3 mecanismos inconscientes da ausência de prosperidade que prosperidade não tem a ver com o que você tem: tem a ver com o que você percebe, como você se sente e como você se comunica. Portanto, a verdadeira prosperidade está no fato de poder desfrutar das riquezas e bens concedidos por Deus e alegrar-se com seu trabalho, tendo contentamento em seu coração em relação àquilo que o Criador te deu e te dá.

Pois, por mais que seja importante juntar dinheiro para o futuro para desfrutar da tão sonhada e almejada independência financeira, tão importante ou mais importante do que isso é desfrutar do caminho, daquilo que você faz hoje, se você celebra e se você comemora a cada dia. Se você está vivo hoje isso já é um presente, por mais duras que sejam suas condições: ainda há chances, ainda há esperança! E existe um propósito para sua vida!

Também por isso, todos os dias, temos que ser lembrados de que devemos aprender a contar os nossos dias para que possamos alcançar a sabedoria. Disse um antigo mestre na animação Kung Fu Panda, mestre Oogway: “diz o ditado: o ontem é história, o amanhã é um mistério, mas o hoje é uma dádiva – é por isso que se chama presente!”.

Esse ano de 2020 nos mostrou o quanto nossa vida humana é frágil. Um ano para marcar para sempre a história dessa geração. Independente de fatores políticos, econômicos, independente de agendas ocultas, a pandemia veio para mostrar e acentuar nossa fragilidade, mas também veio para mostrar o que é mais importante, deixar bem à carne viva onde devemos colocar nossa atenção e nossa dedicação.

Muitos ainda estão se adaptando, apesar dos meses que já se passaram. Muitas pessoas foram recolhidas por Deus ao longo desse caminho: ricos, pobres, pessoas muito próximas ou desconhecidos. Outros sobreviveram ao vírus; outros ainda lutam por sua vida e por sua recuperação; outros foram pouco afetados ou nem foram afetados. Independente de qual seja o seu ou meu caso, devemos lembrar que até aqui o Senhor nos ajudou.

O ponto, contudo, é que não sabemos qual é o momento de nossa partida. A princípio, todos nós, viventes nessa terra, temos a mesma quantidade de um recurso especial, entregue a cada um todos os dias na mesma quantidade: O TEMPO. E a forma como usamos esse recurso (as 24 horas ou os 1.440 minutos ou os 86.400 segundos diários, como você preferir mensurar) é que vai definir o que vamos ou não experimentar enquanto estivermos respirando nessa existência.

Você já sonhou ou talvez até tenha uma casa bonita, grande, espaçosa, bem mobiliada: mas de nada adianta ter isso se não tiver com quem desfrutar. Você já sonhou e talvez até tenha o carrão de seus sonhos: mas, depois de algum tempo, talvez ele pouco importe caso não tenha pessoas junto com você para desfrutar das suas idas e vindas. Talvez você tenha feito ou até esteja voltando a fazer viagens pelo país ou pelo mundo afora: mas sem companhia as histórias e experiências parecem ficar com menos vida, com menos cor.

Eu não posso definir e jamais terei a pretensão de definir o que é melhor para você. Talvez tudo o que eu disse faça pouco sentido ou nem tenha significado para você. Contudo, você sabe o que você quer e se ainda não sabe é só uma questão de se permitir sonhar: o seu coração revelará os seus desejos para você.

Naquilo que você quer gastar o seu tempo é onde você deve colocar sua energia e sua atenção. Não tem certo nem errado, desde que você não prejudique direta ou indiretamente outras pessoas. Não tem pequeno nem grande, nem simples nem complexo demais. Existe o que funciona e o que não funciona e o que é bom ou não para você e para os outros. Essas devem ser suas premissas mais básicas.

O que fizer você ferver de ânimo, de empolgação, de força, o que fizer o seu coração pulsar mais forte e se encher de esperança e gratidão – esse pode ser o seu caminho.

E falando de gratidão, para mim, esse foi um ano forte também. Ao longo do ano, existiram perdas: Deus decidiu recolher pessoas e alguns pequenos anjos que nos acompanham durante alguns anos de nossas vidas.

Além disso, se você me acompanha pelas redes sociais (meu Instragram é @phillipsouzabr) você deve ter visto que no meio de 2020, lá em junho, eu quase fiquei cego. Por um pouco mais de um mês deixei até de produzir podcasts, deixei de trabalhar. Tive complicações severas em ambos olhos no primeiro semestre (em plena pandemia): sangramentos internos que levaram a minha visão ficar turva, embaçada, culminando em descolamento de retina e a cirurgias em ambos olhos extremamente delicadas que foram e têm sido verdadeiros milagres de Deus (como disse o médico: “casos de congresso nacional”); fui conduzido a momentos de recuperação com muita fé em Deus, manifestando Sua cura e restauração através da bênção da medicina, com plena convicção na certeza da restauração até à alegria de poder ver novamente. Não terminou: tem mais alguns processos mais adiante.

Mas não foi um ano apenas de desafios e perdas. Foi um ano de bênçãos. No início do ano tive o privilégio de me casar, de ter a ajuda imensurável da minha fiel companheira durante todo processo que descrevi; e no meio desse turbilhão, o privilégio de ser tocado e constrangido pelo amor de Deus com sua infinita graça e misericórdia: em meu clamor por ajuda, a ajuda veio. De ouvintes do podcast, de clientes que se tornaram amigos, de amigos tão antigos que nem mais contato tinha, de pessoas desconhecidas, ajudas pequenas e ajudas bem grandes que contribuíram para custear as vultosas cirurgias para que eu pudesse voltar a ver novamente. E claro, nesse processo todo, a sustentação e direcionamento divinos. E mais recentemente, Deus em sua soberania e sabedoria supremas nos concedeu o milagre da vida: minha esposa gera o nosso primeiro bebê!

E não posso deixar de destacar e agradecer por todo o carinho, cuidado e apoio da equipe do Dicas Curtas; por cada pessoa, casal ou família que pude ajudar direta e indiretamente nesse ano, seja por aqui no podcast ou de outras formas; por cada amigo que ainda me pergunta sobre como estou; agradecer a cada mentor (novos e antigos) que foram usados como instrumentos para me alinhar à minha missão de vida; e agradecer a Deus por cada nova amizade que foi sendo construída e aprofundada ao longo desse ano que tem aparência de incertezas.

Talvez você esteja escutando esse podcast em um momento diferente do qual ele foi originalmente gravado. Mas como disse no início: esse é um podcast que você deve revisitar de tempos em tempos. Não por conta das minhas últimas palavras, mas para você lembrar sobre como você tem gastado o recurso mais valioso dado a você, que é o seu tempo. Para você refletir sobre como tem usado seu tempo, sua energia e seu dinheiro naquilo que realmente importa. E para você avaliar se a semente do tempo está sendo investida, está sendo plantada nos solos que realmente importam: nas pessoas, nos relacionamentos que você constrói com elas ao longo da sua existência aqui nessa terra e no Criador, sempre poderoso e soberano sobre tudo.

Lembre-se: cuide bem da sua saúde, da sua família, de seus relacionamentos e de suas finanças! Que Deus possa te abençoar imensamente!


Aqui é Phillip Souza, o Investidor Inteligente!

Investidor Inteligente do Dicas Curtas

Pin It on Pinterest

Share This